Quem é culpado em um engavetamento? [com ilustrações!]

QUEM É CULPADO EM ENGAVETAMENTO DE CARROSAprenda como saber quem é culpado em um engavetamento de carros!

Em casos de engavetamento, seja de pequena ou grande proporção, sempre fica a dúvida de quem culpado. Vira aquela confusão que no geral só se resolve depois que os carros já foram levados para casa ou para oficina. Isso é mais comum do que se imagina, e exatamente por essa razão neste post ensinaremos como saber quem é culpado em um engavetamento de carros.

Leia também:
“Como consultar Tabela FIPE de carros para saber valor de indenização do seguro?”
“Quando tenho direito a carro reserva no seguro?”

Compartilhe suas experiências e caso tenha dúvidas, escreva nos comentários!

Trataremos das duas situações que podem acontecer num engavetamento: 1) quando vários carros são empurrados uns contra os outros por uma batida inicial; 2) quando vários carros trombam uns contra os outros por conta de uma freada inicial.

Situação nº 1: 
Quem empurrou, pagou

Suponha que o último carro de uma fila não consegue frear e bate no carro da frente, empurrando diversos carros da fila uns contra os outros. Como saber de quem é culpa? Vamos ver um exemplo!

Observe a ilustração abaixo e imagine que 1) o carro vermelho bateu no carro azul, 2) com o empurrão do carro vermelho o carro azul bateu no carro branco e 3) com o empurrão do carro azul, o carro branco bateu no carro amarelo. Um pouco confuso, mas olhando a ilustração fica bem claro.

Veja que todas as colisões foram consequência do empurrão inicial do carro vermelho. Exatamente por essa razão, o carro vermelho é considerado culpado pelo dano causado a todos os veículos que ele empurrou. Em outras palavras, a origem de todas as colisões foi a colisão do vermelho e por isso ele é responsável.

Cotação Seguro Carro – 2

quem é culpado em um engavetamento - quem empurra

 

Situação 2
Quem trombou, pagou

Outra situação pode ocorrer num engavetamento: Uma fila de carro está andando quando, abruptamente, o primeiro da fila freia por alguma razão. Sucessivamente, os carros atrás vão batendo uns nos outros. Como saber de quem é a culpa? Vamos ver outro exemplo.

Observe a ilustração abaixo e imagine que 1) O carro amarelo parou, o branco não conseguiu frear a tempo e bateu na traseira do amarelo. 2) Em seguida, o carro azul não conseguiu frear e colidiu com a traseira do carro branco. 3) Na sequência, o carro vermelho não conseguiu frear e bateu na traseira do azul.

Nesse caso, são eventos independentes, ou seja, cada um será responsável pela sua própria colisão que causou. O carro branco será responsável pela traseira do amarelo e pela dianteira do próprio carro branco. O carro azul será responsável pela traseira do carro branco e pela dianteira do próprio carro azul. E, por fim, o carro vermelho será responsável pela traseira do carro azul e pela dianteira do próprio carro vermelho.

quem é culpado em um engavetamento - trombada

Há situações em que se dirá “Mas a culpa foi toda do carro amarelo, que parou abruptamente e não deu tempo dos demais frearem”. O veículo que colide na traseira é considerado culpado por culpa presumida, interpretando-se que no Código de Trânsito Brasileiro está determinado que os condutores devem manter distância de segurança. Existe jurisprudência no sentido contrário, que apesar de serem minoria, valem a pena ser consultadas. As interpretações acima estão alinhadas a como as seguradoras tendem a interpretar, podendo haver exceções também.

Como funciona o seguro de carro em caso de engavetamento?

Neste outro post sobre“Como funciona o seguro de automóvel em caso de engavetamento” (clique para ler) você aprende os principais pontos da indenização do seguro de carro quando há engavetamento. De maneira geral, as “regras” que mencionamos acima são as mesmas para o seguro na hora de definir os responsáveis pelo acidente e indenizar aqueles que são considerados vítimas. Não deixe de ler!

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

194 respostas para Quem é culpado em um engavetamento? [com ilustrações!]

  1. Hugo Morozesck diz:

    Boa noite!

    Estou em um caso complicado encostei na traseira de um veículo que brecou derrepente.
    No mesmo instante um veículo que seguia atraz do meu colide com a traseira do meu veículo de maneira brusca impulsionando meu veículo novamente na traseira do veículo da frente ocasiondo um dano de proporções muito maiores também no meu veículo.

    Eu deve acar com todo prejuízo do veículo que seguia a minha frente assim como os prejuízos causados na dianteira do meu? Mesmo eu não sendo o causador desse dano de proporções maiores.

    • Jessica diz:

      Hugo, boa noite!

      Neste caso é realmente complicado porque é difícil mensurar qual foi o dano da sua primeira colisão (mais fraca) e os da segunda colisão (mais forte). Será necessário tentar entrar em um acordo com o causador da segunda colisão argumentando que os danos maiores decorreram da batida dele e aguardar a análise da seguradora dele. Se não for possível entrar em um acordo desta maneira, recomendamos que consulte um advogado para lhe instruir se é possível resolver na Justiça.
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube :D
      Assista aqui: https://youtu.be/w0BR45U-pB8

      Atenciosamente,

  2. Jair de Lima diz:

    Sou motorista de ambulãncia ,houve um engavetamento no mês de setembro do ano passado ,onde eu fui o ultimo a colidir , nenhum dos veículos tinha seguro , os carro foram freando ,ainda tentei desviar mas não houve tempo hábil ,pisei no freio mas não pude evitar o impacto, acabei ficando no prejuizo ,pois até hoje estou ficando sem salário ,e nenhum dos veículos tinha seguro.Quem é o culpado?pois foi um se chocando contra os outros.

    • Jessica diz:

      Jair, boa tarde!

      Pela sua descrição entendemos que os carros a frente já haviam colidido e que o seu carro foi o último a bater atrás. Se for isso mesmo, em princípio, você é considerado responsável pela dianteira do seu veículo e pela traseira do carro a sua frente. Porém, é importante consultar um advogado para verificar se as circunstâncias do engavetamento permitem alguma interpretação diferente. O advogado também poderá lhe orientar sobre quem cobrar seus prejuízos caso não seja culpado.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube, clique aqui!

      Atenciosamente,

  3. Lucas diz:

    Boa noite,

    No meu caso aconteceu o seguinte: Existia um congestionamento porém os veículos começaram a andar, eramos em 3 veículos próximos na mesma faixa de rolamento. Um quarto veiculo cruzou a frente do primeiro veiculo, ocasionando que, o primeiro veiculo freasse bruscamente, o segundo veiculo freou bruscamente também (acredito eu que encostou no da frente, o dono alega que não escontou) e eu, terceiro veiculo, realizei a frenagem porém o carro não possui sistema ABS e o mesmo deslizou até colidir com o segundo veiculo. Houve a confirmação do primeiro veiculo que o quarto cruzou a frente dele e ele precisou frear bruscamente. Nesse caso quem é o culpado.

    • Jessica diz:

      Lucas, boa tarde!

      Como este caso é mais completo (devido a outro carro ter cortado a frente do primeiro da fila) é recomendável consultar um advogado para ter uma opinião mais certa sobre o assunto. Entendemos que se o carro que cruzou a pista estava desrespeitando a sinalização e/ou preferencial dos demais carros, ele é considerado responsável pelas colisões subsequentes. Se, por outro lado, a preferencial era do carro que cruzou na frente da fila e a freada brusca ocorreu para respeitar esta preferencial, então o responsável pela colisão será o último carro da fila (caso ele tenha empurrado todos os demais). É importante conusltar um advogado e verificar no DETRAN (o Google Maps você também cosegue olhar isso) as preferenciais da via.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube com dicas sobre seguros: clique aqui!

      Atenciosamente,

  4. Filipe de Aguiar paiano diz:

    Me envolvi num engavetamento na seguinte ordem estava chovendo a fila parou de repente eu bati no veículo da frente e para evitar danos maiores sai para pista de esquerda obostaculizando a passagem dos veículos q vinhão atrás q bateram um atras do outro agora a seguradora q me cobra o concerto dos veículos q vinham atrás devo pagar????

    • Jessica diz:

      Filipe, boa tarde!

      Neste caso será necessário consultar um advogado para melhor lhe instruir.
      Temos apenas como dar uma opinião, de que uma vez que houve a invasão da pista da esquerda, pode ser alegado que o senhor foi causador das colisões subsequentes. Porém é importante conversar com um advogado para verificar se é realmente desta forma.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube com vídeos de dicas e dúvidas sobre seguros: assista aqui! :)

      Atenciosamente,

  5. Lucas osorio diz:

    No meu caso aconteceu a mesma coisa da situação número 1 porem só o primeiro carro tem seguro eu era o segundo da fila
    Quem deve pagar a franquia do primeiro carro e o conserto do meu
    Obs o carro que causou se evadiu do lugar pegamos e placa
    Se caso a seguradora não achar esse veículo e correto eles cobrarem a franquia de mim

    • Jessica diz:

      Lucas, boa tarde!

      Se foi o terceiro carro quem causou a colisão, empurrando os carros a frente, ele é responsável por todas as colisões. Nesse sentido, verificando esta informação Boletim de Ocorrência, a seguradora do carro a sua frente não poderá cobrar o conserto da franquia de você. O proprietário do carro a sua frente também não poderá lhe cobrar a franquia, pois você não foi culpado. Eles terão que cobrar esses prejuízos diretamente do causador.

      Os prejuízos conserto do seu carro também são de responsabilidade do causador da colisão. Será necessário localizá-lo através da placa do veículo e procurar um advogado para processá-lo pelos danos e evasão do local.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube com vídeos de dicas e dúvidas sobre seguros: assista aqui! :)

      Ficamos à disposição!

  6. denise diz:

    …..Um caminhão, bateu numa picape, que bateu no meu carro. Eu estava parada no semáforo, a culpa é do caminhão. OK. E se o caminhão se negar a pagar posso cobrar a picape?
    Outra informação, com quais documentos faço o B.O. para um possível processo no futuro, se todos se negarem a pagar?

    • Jessica diz:

      Denise, boa tarde!

      Se a picape foi empurrada pelo caminhão, ela não é considerada culpada pela colisão e por isso não pode ser cobrada pelos prejuízos.
      Será necessário cobrar os prejuízos ao causador, qual seja, o motorista do caminhão.

      Para fazer o B.O. pensando em um possível processo no futuro é importante constar as informações de todos os envolvidos (nome completo, CPF, RG, endereço etc.) e fazer a descrição precisa do acidente. Um advogado poderá lhe instruir melhor sobre questões jurídicas.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube com vídeos de dicas e dúvidas sobre seguros: assista aqui! :)

      Atenciosamente,

  7. renilson cordeiro diz:

    na situação 2 dos ex citados a cima o proprietário do carro branco pode processar o proprietário do carro vermelho alegando ele ser o culpado do engavetamento?

    • Jessica diz:

      Renilson, boa tarde!

      Na situação 2 temos um caso de “trombada”, em que primeiro o carro branco (2) colidiu com o carro amarelo (1). Somente depois o carro azul (3) bateu na traseira do carro branco (2). Nesse sentido, o carro branco (2) pode cobrar os prejuízos de sua traseira ao carro azul (3), mas não ao carro vermelho (4).

      Somente na situação 1 o carro branco (2) poderia cobrar seus prejuízos do carro vermelho (4), pois todos os carros teriam sido empurrados por este último.

      Ficamos à disposição!

  8. carpegiani diz:

    eu estava parado em um engarrafamento veio um outro carro e bateu na traseira do meu carro, com o impacto muito forte e mesmo estando uns quatro metros do carro da frente ainda bati no da frente, quem deve pagar o conserto do carro da frente eu ou quem bateu no meu carro.

    • Jessica diz:

      Carpegiani, boa tarde!

      Pela sua descrição entendemos que todos os carro foram empurrados pelo último carro da fila. Se tiver ocorrido desta forma o último carro que empurrou os demais é responsável pelos danos a todos os envolvidos.

      Ficamos à disposição!

  9. Dani diz:

    Boa tarde,
    Minha dúvida é:
    Em uma ponte com várias saídas e entras e em horário de” pico” com muitos veículos e trânsito lento alguém bate na sua traseira, VC bate no carro da frente e ele em outro carro, colidindo 4 veículos…
    O carro que bateu em você para o carro ao lado do acidente juntamente com os demais e fala que não tem dinheiro e que não tem como pagar e vai embora, nesse caso anotamos a placa. Fizemos o B.O todos contra ele os 3 carros contra o 4 veículo envolvido.
    Fomos na perícia e o laudo irá sair ainda. O primeiro carro da fila tem seguro só que não vai acionar por conta que ele não teve culpa , o segundo carro não tem seguro e o meu carro o terceiro tem ! A pessoa do primeiro carro ta tentando cobrar de mim porque eu tenho seguro e outro cara do quarto carro tem várias passagens pela polícia.
    No dia da pericia o dono do primeiro carro alegou que a traseira do.meu carro quase não foi danificada só uns arranhões e furos , e amassou o parachoque mas voltou sozinho no lugar , meu pai falou que pode ser por conta do calor  e na frente rasgou 5 centimentos de para choque e fez um amassado no capô do tamanho de uma azeitona .

    Observação: meu parrachoque não era novo já tinha sido restaurado no local onde abriu os 5 centímetros e tinha cola .
    Obs: o carro a minha frente não teve muito dano igual ao meu, por ser um carro mais antigo e mais resistente a pancadas.
    O primeiro O carro da fila amassou o para choque mais voltou tbm no ligar, só que ficou com os encaixei meio fora do lugar.
    Obs: o primeiro carro falou que tava parado o segundo também e eu estava terminando de freiar quando recebi o choque atrás.

    Eu posso ser considerado culpado pelo fato que meu carro não ter ficado com a traseira muito danificada e o perito não saber que o para choque era batido já e estava amarrado pelo funileiro com fio de cobre?

    • Dani diz:

      Obs : os carros estavam todos muito juntos por conta do fluxo intenso de veículos.

    • Jessica diz:

      Dani, boa tarde!

      Pela sua descrição entendemos que o último carro da fila foi culpado. O fato de ele ter se evadido do local não transfere a culpa para você.

      Seu seguro poderá ser acionado para os terceiros desde que você seja considerada culpada e assuma a culpa. Se você não se considera culpada, não recomendamos que assuma a culpa por pressão dos demais. Peça ajuda a seu corretor de seguros para informar a sua seguradora o que está ocorrendo, informando sobre como ocorreu o acidente. Eles poderão lhe instruir melhor.

      Em última instância, caso você seja considerada culpada em uma ação jurídica ou em uma negociação com os envolvidos, você poderá usar a cobertura de terceiros do seu seguro para indenizar aqueles que forem considerados sua vítima.

      Ficamos à disposição

  10. Maria Joaquina Vieira diz:

    Logo após o semáforo, o carro da frente parou por causa de outros veículos que estavam na frente dele, e o de trás não conseguiu parar vindo a colidir com o mesmo. O carro que parou não ligou o pica-alerta. Não é normal um carro parar logo após o semáforo, uma vez que não tinha faixa de pedestres nem rotatória. Quando o sinal abre, o trânsito flui. Não era de se esperar que o carro da frente viesse a parar. De quem é a culpa? Dos dois? Ou só de quem bateu atrás?

    • Jessica diz:

      Maria, bom dia!

      Pelas leis de trânsito quem bate atrás é considerado culpado. As seguradoras também costumam interpretar desta forma.
      Entendemos seu ponto, mas será necessário consultar um advogado para checar se o fato de o primeiro carro estar parado no semáforo pode torná-lo culpado. Como não trabalhamos na área jurídica infelizmente não temos como informar se esse pode ser um caso diferente.

      Ficamos à disposição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *