Quem escolhe a oficina: segurado ou seguradora?

Entenda como funciona a escolha de oficina nos sinistros de seguro automóvel do segurado!

Quando acontece um sinistro, é muito comum o consumidor-segurado não saber se poderá escolher em qual oficina levar seu veículo. No post de hoje falaremos sobre este assunto, explicando quais as garantias que o segurado tem em cada cenário, com vantagens e desvantagens de cada escolha.

Atenção: Essas informações são para segurados que estão acionando seu próprio seguro. Caso você seja terceiro (vítima) de um segurado, o post indicado para você é este outro aqui.

Somos especialistas em seguro auto. Faça sua cotação conosco!

Cotação Seguro Carro – 2

Segurado SEMPRE tem
livre-escolha sobre oficina

Os contratos de seguro de automóvel prevem que o segurado tem livre-escolha sobre em qual oficina fazer os reparos de seu veículo. Isso significa que ele pode optar por levar numa oficina referenciada ou não-referenciada de sua preferência.

Contudo, poder escolher livremente não significa poder autorizar o serviço sem o aval da seguradora. Em oficinas de livre escolha, antes de autorizar os reparos, o orçamento da oficina deve ser submetido à seguradora para aprovação. Em praticamente todos os casos essa aprovação requer a realização de uma vistoria por perito da seguradora no local onde encontra-se o veículo sinistrado

Na Imagem 1 abaixo você confere como essas informações aparecem em um exemplo de contrato da Porto Seguro.

Imagem 1

O que muda entre oficina
livre-escolha e referenciada?

1) Negociação e aprovação do orçamento: A primeira diferença já foi citada acima – em oficinas de livre-escolha o orçamento deve ser submetido à seguradora podendo ocorrer negociação entre as partes para que ocorra aprovação. Caso a seguradora considere que os valores estão acima da média de mercado, pode solicitar à oficina para baixar o orçamento; e ainda, caso seu perito discorde de algum dos serviços ou peças previstos no orçamento, também pode negociar este ponto.

Em oficinas referenciadas, os padrões já são conhecidos pela seguradora, e no geral a aprovação ocorre sem necessidade de negociação. Por conta disso, a aprovação de orçamentos em oficinas referenciadas tende a ser mais rápida.

Cotação Seguro Carro – 2

2) Benefícios relacionadas às oficinas referenciadas: Como o processo de aprovação em oficinas referenciadas é mais tranquilo para as seguradoras, muitas delas criam benefícios para incentivar seus segurados as escolherem.

Muitas concedem descontos significativos na franquia ou diárias de carro reserva. Para saber qual a prática de sua seguradora em específico, consulte seu corretor.

Na Imagem 2 abaixo separei exemplo também da Porto Seguro com benefícios relacionados a oficinas referenciadas.

Imagem 2

3) Diárias por estadia na oficina: Na Imagem 1 você vê outra diferença – as seguradoras não cobrem cobrança por estadia nas oficinas de livre-escolha. Por isso ao optar por oficina não-referenciada, sempre questione como funciona este ponto.

4) Garantia do serviço: Os contratos de seguro auto no geral preveem que a seguradora não se responsabiliza pela garantia de qualidade do serviço realizado por oficinas de livre-escolha. A Imagem 3 ilustra cláusula deste tipo.

Nas oficinas referenciadas, por se tratar de recomendação da própria seguradora, existe responsabilidade solidária e por isso a garantia também é dela.

O impasse de veículos
em garantia de fábrica

É comum a questão de escolha entre oficinas livre-escolha e referenciadas aparecer quando o veículo encontra-se dentro da garantia de fábrica. Alguns pontos importantes nesse tópico:

  • Se o reparo envolver parte mecânica/motor, avise o corretor e a seguradora. Nesses casos é imprescindível que o veículo seja levado em oficina concessionária para não ocorrer perda de garantia zero km. Se eventualmente não houver oficina concessionária referenciada de sua seguradora em sua região, o processo de aprovação de orçamento será aquele que explicamos anteriormente. Ainda que seja um pouco mais burocrática, nessa situação é melhor aguardar um pouquinho mais para liberar o reparo do que correr o risco de perder a garantia de fábrica.
  • Se o reparo envolver apenas parte de pintura e funilaria, converse com sua concessionária. As garantia de fábrica no geral não tem relação com essas partes, por isso funilaria e pintura podem ser feitos em outros prestadores. Converse com sua concessionária para deixar tudo documentado e se os benefícios de fazer o conserto em uma referenciada valerem a pena, poderá levar tranquilo.

Faça cotação do seu seguro de automóvel com nossos especialistas!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Uma resposta para Quem escolhe a oficina: segurado ou seguradora?

  1. Pingback:Guincho ilimitado do seguro remove para qual local? – Muquirana Corretora de Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *