RC Operações: apólice específica ou cobertura no empresarial?

Entenda diferenças entre apólice específica de responsabilidade civil comercial e cobertura adicional de RC dentro do seguro empresarial!

No post “Seguro responsabilidade civil para lojas: por que fazer?” explicamos o funcionamento e importância desta modalidade securitária. O estabelecimento comercial que já tem um seguro empresarial contratado poderá, a depender de como foi feita sua apólice, já ter uma cobertura de RC Operações como cláusula adicional. Porém, há diferenças importantes entre ter um RC Operações como cobertura adicional no seguro empresarial e como uma apólice apartada específica para esse risco.

No post de hoje falaremos em linhas gerais sobre essas diferenças. Somos especialistas em seguros de responsabilidade civil, então aproveite para nos consultar em sua cotação!

Cotar Seguro Responsabilidade Civil – RC Operações – RC Obras – RC Prestação de Serviços

Apólice apartada ou Cobertura Opcional

O seguro RC Operações pode ser encontrado em duas formas: 1) apólice específica desta modalidade ou 2) cobertura opcional e adicional dentro dos seguros empresariais.

Apesar de ambos levarem o nome de “RC Operações”, podem haver grandes diferenças no escopo de coberturas garantidas e clausulados.

As apólices específicas de RC Operações são mais amplas, permitindo compor as coberturas com diversos riscos, tais quais acidentes com danos materiais, corporais e morais a terceiros, danos decorrentes do fornecimento de alimentos e bebidas, danos para eventos esportivos e recreativos realizados dentro do local. Contam ainda com possibilidade de contratação de RC Empregador com cobertura para danos materiais, corporais e morais a empregados do comércio que sofrerem acidentes ali dentro e o estabelecimento for responsabilizado civilmente.

Já a cobertura adicional dentro do seguro empresarial, tende a ser simplificada e menos abrangente. O foco do seguro empresarial está na cobertura da estrutura física do imóvel e seu conteúdo, de modo que as coberturas de responsabilidade civil é mais acessória do que foco. Há seguradoras que excluem danos morais (quase sempre demandas em sinistros deste tipo), fornecimento de alimentos e bebidas, eventos dentro do local. Sobre o RC Empregador, costuma-se oferecer como outra cobertura adicional apartada no seguro empresarial.

Custo-Benefício: Por essas diferenças, é recomendável que lojas com seguro empresarial (sempre bom ter também!) procurem conhecer minuciosamente as características da cobertura adicional de RC Operações dali, se tiverem contratado dentro do seguro empresarial. O corretor da apólice poderá ser acionado para ajudar a levantar informações que tiver dificuldade em obter ou entender.

Se o escopo da cobertura for suficiente para os riscos de seu negócio, não há por que fazer uma apólice apartada de RC Operações muito mais ampla do que o necessário. Contudo, se a cobertura adicional deixar muitos gaps de riscos inerentes à operação, é altamente recomendado fazer uma apólice específica de RC Operações.

Comparativo de Coberturas

Na Imagem 1 abaixo você confere um comparativo dos riscos cobertos numa apólice específica frente a cobertura adicional de rc operação oferecida dentro de um seguro empresarial. Reforço que ambas seguradoras do exemplo são ótimas – o ponto está em visualizar a substancial diferença entre uma coisa e outra, na medida em que são propostas diferentes para consumidores (lojas) com riscos diferentes.

.

Faça cotação do seu seguro RC Operações ou seguro empresarial com nossos especialistas!

Cotar Seguro Responsabilidade Civil – RC Operações – RC Obras – RC Prestação de Serviços

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *