Se airbag abre dá perda total (PT) no seguro de automóvel?

se airbag abre dá perda total no seguro ou nãoDescubra se quando o airbag abre obrigatoriamente dá perda total (PT)!

Uma dúvida muito frequente entre nossos clientes e visitantes do blog é se obrigatoriamente dá perda total quando o airbag abre em uma colisão.

Neste artigo responderemos esse questão, focando nos critérios de perda total do seguro de automóvel.

Aproveite e peça também uma cotação conosco :)

Cotação Seguro Carro – 2

Abrir airbag não dá perda total
Critério de perda total independe do airbag

Existe um boato popular de que quando o airbag abre, necessariamente será considerado perda total do veículo. Mas não é bem assim.

Tratando-se de veículo segurado, a seguradora garantirá o que está previsto no contrato. Lá, o critério para perda total no seguro de automóvel é que os custos de reparo ultrapassem 75% do valor do veículo previsto pela Tabela Fipe (para maiores detalhes, clique aqui).  Portanto, em princípio, critério de perda total independe de o airbag ser acionado ou não.

Se o airbag abrir e os custos de reparação atingirem 75%, será considerado perda total. Se o airbag abrir e os custos de reparação não atingirem 75%, será considerado perda parcial e não total.

A confusão em torno do uso airbag e da perda total se dá porque na maioria dos casos o custo de reparação do airbag é bem alto. Acidentes que acionam o airbag geralmente são mais brutos, e geram outros danos ao veículo que, se somados à reparação do airbag, acabam atingindo os 75% estipulados como perda total. Porém, nos casos em que o airbag abre e, mesmo assim não atinge o 75% do valor do veículo, então não será perda total.

O vídeo abaixo fala um pouco sobre o assunto. É um vídeo beeem antigo, de quando eu estava começando. Por isso perdoem a péssima qualidade de gravação e áudio. Os vídeos mais recentes do canal são bem melhores, dá um pulo lá!

O mesmo vale para danos na longarina ou eixo do veículo

A mesma coisa vale para danos na longarina ou eixo do veículo. Da mesma forma que o airbag, acredita-se que uma vez danificado o eixo do veículo obrigatoriamente ocorrerá perda total no seguro de carro.

O critério de perda total em todos os casos é que os custos do conserto atinjam 75% do valor do veículo. Se o airbag, longarina ou eixo forem afetados, mas o custo de reparação não atingir os 75%, então não será perda total.

É seu direito receber o carro consertado em perfeito estado

Geralmente quem tem o airbag, longarina ou eixo do carro afetados, sofreu uma colisão mais forte. A maior preocupação das pessoas nessas horas é que, não ocorrendo perda total com indenização integral, o conserto do carro sinistrado fique ruim e ele não volte a ser como antes.

É uma preocupação importante! A seguradora deve necessariamente repor o bem danificado em perfeito estado, sem nenhuma avaria ou defeito, e com garantia de segurança e qualidade.

Em casos de danos nos quais não é possível fazer os reparos com garantia de segurança, pode haver perda total sem atingir os 75%.

Veículos de terceiros

Vale ressaltar que as informações acima valem para veículos que acionam o próprio seguro. Para os casos de veículos de terceiros em atendimento por meio da cobertura de danos a terceiros do seguro do causador, o cenário muda bastante.

Não há vínculo contratual entre terceiro e seguradora – portanto, o critério de 75% de danos para dar PT, não é taxativo. Portanto, há maior margem para negociação nesses casos. Para maiores detalhe recomendamos a leitura deste outro post: “Cobertura Danos a Terceiros: com funciona?”.

Cotação Seguro Carro

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

139 respostas para Se airbag abre dá perda total (PT) no seguro de automóvel?

  1. Mauro Andrade diz:

    Boa tarde, eu vinha trafegando pela linha amarela no Rio de Janeiro e me deparei com um carro batido eu desviei e bati com a roda dianteira direita em alguma coisa e além de estragar a suspensão o airbag acionou.
    Eu posso acionar a linha amarela para receber indenização?
    Eu tenho seguro e ainda não sei se ele vai pagar.
    Obrigado

    • Jessica diz:

      Mauro, bom dia!

      Entendemos que se os danos ao seu veículo foram originados por algum objeto ou falta de manutenção na pista, a concessionária pode ser acionada para lhe indenizar pelos danos. Contudo, recomendamos consultar um advogado para se certificar desta informação. Atuamos apenas na área de seguros e consórcio, por isso é importante confirmar com um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Un981axvGxg

      Atenciosamente,

  2. JONES T diz:

    Jessica boa noite
    Meu carro vale no mercado 55 mil na tabela FIPE 50 mil. Tive sinistro e a oficina da concessionaria orçou em 25 mil o reparo configurando perda parcial. Reparado o veiculo, antes de retira-lo da oficina pedi para o gerente comercial que compra usados avaliar o carro para uma troca na propria concessionaria. Ele avaliou o carro em 35 mil devido ao sinistro e diz que esse é o preço de mercado desse carro agora. Então mesmo com seguro perderei 30% do valor de mercado. Há algo que possa ser feito alem de ficar bravo com o avaliador?

    • Jessica diz:

      Jones, bom dia!

      O seguro de automóvel não cobre prejuízos decorrentes da desvalorização do veículo após o sinistro, se responsabilizando somente pela reposição do bem nos casos de perda parcial. Recomendamos solicitar instrução de um advogado para verificar se existe alguma margem de atuação por vias jurídicas para diminuir este prejuízo.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  3. Gabriel Lima diz:

    Boa Noite; meu carro foi sinistrado, está na garantia, e seguradora quer colocar 2 peças recuperadas no carro? Isto é legal? Pode haver perca de garantia por tal peça estar no meu carro?

    • Jessica diz:

      Gabriel, bom dia!

      Recomendamos contatar a seguradora e informar que pelo fato de o carro estar na garantia, o senhor deseja fazer os reparos na concessionária para não perder esta garantia. Peça ajuda de seu corretor de seguros para intermediar esta pedido com a seguradora.

      As Condições Gerais das seguradoras costumam possuir cláusula que determina o uso somente de peças novas e originais. A utilização de peças recondicionadas é uma opção somente nos casos em que não há peças novas e originais no mercado, de comum acordo com o segurado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  4. Cristiney diz:

    Tenho um carro antigo e super conservado todo original,todo mesmo,lataria em perfeito estado e conservação o mesmo sofreu ums colisão traseira foi impulsionado pra baixo de um caminhão basculante teve assim tambem toda dianteira danificada o mesmo ja não possui muitas peças para facil reposição,é uma pickup Chevy 500 Dl ano 92 o preço da tabela fipe é irrisório não vendia ela nem por 15000,observando os danos no meu ponto de vista ela teve a assimetria comprometida esta torta provavelmente o valor do conserto pode ultrapassar o valor dela de tabela fipe, como eu fico neste caso pois acredito que deu perda total estou vendo isso, estou aqui tirando minhas duvidas,como a seguradora poderia me pagar sem que eu tome prejuizo seria possivel eu receber o valor que eu desejo agora no caso 15 000 ja que não tenho talvez outra opção

    • Jessica diz:

      Cristiney, bom dia!

      Recomendamos negociar com a seguradora, fazendo uma proposta com valor que considere o estado de conservação diferenciado do veículo. Será necessário buscar um acordo,mas se eventualmente não houver aceitação por parte da seguradora nesta negociação, recomendamos consultar um advogado.
      Sinistros de carros de coleção costumam ser mais difíceis pois na grande maioria dos casos as seguradoras propõe um valor médio de mercado que não leva em conta o fato de um veículo ser de coleção ou antiguidade.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/tBvlFDUco7A

      Atenciosamente,

  5. Andressa Lima diz:

    Jéssica, gostaria de saber se é seguro a reinstalação de um airbag que já foi acionado por pequena batida. Quero comprar um carro, mas o vendedor me disse que o airbag havia sido acionado, e gostaria de saber se compensa fazer tão ajuste. Obrigada, Andressa.

    • Jessica diz:

      Andressa, bom dia!

      Peço desculpas pois não temos grandes informações sobre a segurança deste tipo de procedimento. O que sabemos lhe informar é que é indispensável verificar se o carro passou pela vistoria de qualidade do DETRAN (ou órgão de trânsito de sua cidade) antes de voltar à circulação após a reinstalação do airbag. A senhora também pode solicitar uma vistoria de qualidade em empresa da área, na qual farão um laudo de todo o veículo, o que poderá lhe ajudar a definir sobre a compra ou não. Mas são apenas dicas. Para ter informações mais precisas é recomendável consultar um despachante de veículos.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/WFJs6S1GBA0
      Atenciosamente,

  6. Quanto tempo a seguradora tem para devolver seu carro depois de um sinistro? O meu está há mais de 2 meses esperando uma peça importada. Posso pedir perda total?

    • Jessica diz:

      Aristides, bom dia!

      Quando o atraso ocorre por falta de peças, a seguradora não tem responsabilidade, sendo necessário cobrar uma posição do fabricante. Recomendamos que procure o SAC e ouvidoria do fabricante informando sobre a indisponibilidade de peças, que segundo o Código de Defesa do Consumidor deveria ser garantida sem tamanho atraso. Caso não encontre uma solução nestes canais, recomendamos procurar os órgãos de defesa do consumidor.

      Pode ocorrer perda total por falta de peças. Contudo, se o fabricante do seu veículo ainda produz peças para o respectivo modelo, é mais difícil argumentar neste sentido. Recomendamos que, caso queira tentar esta via, solicite a seu corretor para tentar argumentar junto a seguradora.

      Em última instância, não encontrando solução com o fabricante ou com a seguradora, recomendamos consultar um advogado ou as Pequenas Causas.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal!
      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  7. OLA ADIQUIRINDO UM CARRO CIVIC 2012 SEGUNDO O DONO O CARRO E DE LEILAO E FOI BATIDO A SUSPENSÃO ONDE VEIO A ACIONAR O AIRBAG, POREM SEGUNDO ELES NAO CONTA SINISTRO NO DOCUMENTO O CARRO NA TABELA CUSTA 47MIL ESTOU ADIQUIRINDO POR 36MIL GOSTARIA DE SABER SE VALE A PENA E QUAIS SERIAM OS PONTOS NEGATIVOS EM ADIQUIRIR UM VEICULO NESSAS CONDIÇÕES? ORIGADO.

    • Jessica diz:

      Italo, bom dia!

      Com relação ao seguro de carros de leilão:
      Sendo verificado pela seguradora que Trata-se de veiculo de leilão pode ocorrer recusa na aceitação do seguro ou então ele pode ser aceito com uma limitação no percentual de cobertura.
      Existem seguros com aceitação mais flexível, como o seguro de roubo e furto, que focam neste tipo de veículo.
      Nos trabalhamos com ambas as opções. Peça uma cotação em nosso site: http://muquiranaseguros.com.br

      Com relação a qualidade e segurança do veículo, recomendamos que procure saber se o sinistro sofrido pelo carro havia sido de pequena, média ou grande monta. Isso é importante para checar se ela passou pelos procedimentos corretos para voltar a circular com segurança.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal!
      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  8. Dine diz:

    Comprei um veículo sem saber que era sinistrado de particular, qdo tentei fazer seguro descobri q não conseguiria pq o msmo era sinistrado PT. Procurei uma oficina mecânica confiável e me disseram q houve batida sim,mas muito leve o carro esta todo original, e q provavelmente deu pt pq os veículos 2012 2013 possuíam hairbag mais sensíveis e q deve ter acionado com a batida. Tentei novamente fazer seguro do meu veículo, mas as seguradoras não aceitam, oq posso fazer?

    • Jessica diz:

      Dine, bom dia!

      Algumas opções são:
      1) Continuar buscando aceitação em alguma seguradora. Se encontrar aceitação em alguma delas, provavelmente ela limitará o percentual de cobertura da Tabela Fipe devido ao sinistro.
      2) Fazer um seguro somente para roubo + seguro somente para terceiros. São seguros cujas regras de aceitação são mais flexíveis e os preços mais acessíveis. Apesar de não garantirem a cobertura de colisão, o senhor terá cobertura para roubo/furto, danos a terceiros e assistência 24h.

      Trabalhamos com ambas as opções. Por isso não deixe de nos contatar.

      Apoie nosso projeto!
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://youtu.be/KB2_YQPImuE

      Atenciosamente,

  9. Eduardo Denezini Boaventura diz:

    Oi Jessica, bom dia, fui terceiro em uma violenta colisão taseira com um caminhão bau carregado.
    O seguro do caminhão considerou meu veiculo perda total porem se recusa a pagar o valor da tabela FIPE. Mesmo a indenização do veiculo estar abaixo dos 50.000,00
    se recusa a inenizar kit GNV homologado e legal
    Ela pode fazer isso?

    • Jessica diz:

      Eduardo, boa tarde!

      Como o senhor está entrando como terceiro, não há obrigação contratual de a seguradora usar a tabela fipe como referência. Geralmente elas usam a Fipe, mas também podem optar por fazer um levantamento de preço médio com outros orçamentos. O senhor tem o mesmo direito, por isso recomendamos que faça um levantamento de 03 orçamentos de veículos equivalentes ao seu para fazer uma contra – proposta à seguradora.

      Quanto ao kit gás, se ele era regular e consta na documentação do veículo, se foi danificado na colisão e não será devolvido ao senhor, é seu direito como terceiro receber indenização por este prejuízo também. Recomendamos que questione a seguradora qual o motivo de recusa do kit gás e contra – argumente que o item foi danificado no mesmo sinistro pelo qual o segurado está dando cobertura ao veículo. Recomendamos que solicite para o corretor do causador lhe ajudar na intermediação desta negociação.

      Se não for possível chegar a um acordo após as negociações, sobre o valor do carro e a indenização do kit gás, recomendamos que contate um advogado para checar como é possível tentar resolver na Justiça.

      Apoie nosso projeto!
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bPR6YHdizxg

      Atenciosamente,

  10. Bati meu carro numa moto que quem pilotava era um mulher, ela foi mal para o hospital, mas eu estava errado, avancei uma placa de pare, fiz o bo, e acionei o seguro, quero saber o seguo paga os danos da mulher, memos ela por não ter abilitacao.

    • Jessica diz:

      Neuri, bom dia!

      O primeiro passo é orientar a vítima a acionar o seguro DPVAT (seguro obrigatório), pois ele cobrirá as despesas médico-hospitalares que ela tiver que pagar no particular. Veja mais detalhes neste outro post: Valores de indenização do DPVAT e como funciona o pagamento

      Você poderá acionar a cobertura de danos corporais a terceiros para os prejuízos que ficarem acima da indenização do DPVAT. Para isso orientamos que contate seu corretor de seguros e peça para fazer abertura do sinistro. Ele poderá orientar a vítima sobre os documentos e procedimentos necessários.

      Apoie nosso projeto!:)
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://youtu.be/-RSoGYtJ0As

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *