Seguradora não aprovou orçamento de concessionária: o que fazer?

É comum não haver acordo entre seguradora e oficina concessionária sobre orçamento. Veja dicas de como proceder nestes casos!

Nossa visitante Ana Lucia nos enviou a seguinte questão:

“Jéssica, meu carro sofreu um acidente e a seguradora se recusa a colocar meu carro numa concessionária que escolhi. Estão, praticamente, me coagindo a colocar numa oficina referenciada e ainda me ameaçam dizendo que a diferença do serviço sou eu quem pagará. Tem essa clausula no contrato, mas acho isso abusivo, quando, em cláusula anterior me permite a escolha da oficina. Como proceder? Meu carro já está há uma semana no pátio do reboque…”

Veja nossa resposta:

Ana Lucia, bom dia! Tudo bom?

A Circular Susep 256/04 determina que “Deverá ser prevista contratualmente a livre escolha de oficinas pelos segurados, para a recuperação de veículos sinistrados.” (SEÇÃO VII, Art. 14). Por conta disso tanto por normas da SUSEP quanto pelas Condições Gerais do seguro (cláusulas contratuais da sua seguradora, especificamente), o segurado pode sempre escolher entre oficinas referenciadas ou oficinas de livre-escolha não referenciadas.

Portanto a senhora pode optar por rebocar o veículo segurado para a oficina que desejar. A corretor de sua apólice ou atendente da seguradora podem sugerir oficinas referenciadas, porém não de forma a coagi-la. Se houve algum tipo de coação neste sentido, recomendamos abrir uma reclamação no SAC.

O que pode ocorrer é que no caso de oficinas de livre escolha (não referenciadas) pode não haver acordo entre o orçamento da oficina e a análise do perito da seguradora. Em oficinas referenciadas dificilmente ocorre essa divergência, tendo em vista que a oficina referenciada já trabalha dentro dos custos médios de mercado estipulados pela seguradora; enquanto que em oficinas de livre-escolha, principalmente concessionárias, o valor do serviço pode estar acima desta média, gerando a divergência.

Por conta disso, nossa recomendação é primeiramente verificar se não há oficina concessionária referenciada da seguradora em sua região. Apesar de haverem poucas concessionárias referenciadas, se a senhora encontrar alguma de sua confiança isso poderá lhe poupar todo o trâmite sobre o qual falaremos abaixo.

Se a senhora optar por oficina concessionária não referenciada, deverá haver acordo entre seguradora e concessionária sobre o orçamento. Apesar de a SUSEP e Condições Gerais preverem o direito a escolher a oficina, não há obrigação por parte da seguradora em cobrir um orçamento muito acima da média de mercado. Por conta disso, o primeiro passo em caso de divergência é solicitar ajuda de seu corretor de seguros para intermediar a negociação entre seguradora e concessionária.

Para ajudar na argumentação, é recomendável solicitar o mesmo orçamento em 02 ou 03 oficinas (não concessionárias) para verificar o quão acima o orçamento da concessionária está e procurar negociar esta margem com eles.

Se mesmo após as tentativas de negociação não for possível chegar a um senso comum entre as partes, as opções serão: 1) Buscar outra oficina concessionária que aceite realizar o serviço dentro do acordo proposto pela seguradora; 2) ou então manter na concessionária atual, de modo que a seguradora poderá propor de o segurado (a senhora) arcar com a diferença para liberar o conserto na concessionária; 3) ou, por fim, remover o veículo para uma oficina referenciada onde o acordo é certo (para veículos dentro da garantia, este caminho não é recomendável para não perder a garantia).

Não sendo nenhum dos três caminhos acima satisfatórios para a senhora, a recomendação é buscar a instrução de um advogado ou das Pequenas Causas.

Por se tratar de uma negociação entre concessionária e seguradora não existe uma “fórmula” fechada de como proceder, porém esses são os procedimentos mais comuns nestas situações. Lembrando que é sempre muito importante solicitar ajuda ao corretor de seguros.

Esperamos que essas informações ajudem de alguma forma :)

Aproveite e peça a cotação da renovação de seu seguro conosco!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

2 respostas para Seguradora não aprovou orçamento de concessionária: o que fazer?

  1. Gisselma diz:

    Estou passando por esse problema, meu carro sofreu uma colisão e levei para uma concessionária da Toyota até porque ele é um carro novo e está dentro do prazo de garantia e não quero perder, porém a seguradora sul América não está concordando com o valor do orçamento e quer que eu assuma a diferença ou leve pra outra oficina. Como devo proceder?

    • Jessica diz:

      Gisselma, boa noite!

      Quando não há acordo entre concessionária e seguradora recomendamos seguir os seguintes passos:
      1) Primeiro peça ajuda do corretor de sua apólice para intermediar a negociação para checar se não consegue chegar em um acordo entre as partes;
      2) Se não chegarem a um acordo, verifique junto à seguradora se há alguma concessionária Toyota referenciada da seguradora em sua cidade ou cidades próximas. Se houver, a senhora pode optar por levar para esta outra unidade onde deverá haver acordo já que é referenciada. Vale apenas ressaltar que o trâmite de vistoria, orçamento e liberação iniciará do zero na nova oficina;
      3) Se não houver concessionárias referenciadas ou houver mas a senhora não estiver disposta a aguardar novo trâmite de liberação, a saída é arcar com a diferença por sua conta, tentando negociar essa diferença diretamente com a concessionária, pelo menos o parcelamento.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *