Seguradora não aprovou orçamento de concessionária: o que fazer?

É comum não haver acordo entre seguradora e oficina concessionária sobre orçamento. Veja dicas de como proceder nestes casos!

Nossa visitante Ana Lucia nos enviou a seguinte questão:

“Jéssica, meu carro sofreu um acidente e a seguradora se recusa a colocar meu carro numa concessionária que escolhi. Estão, praticamente, me coagindo a colocar numa oficina referenciada e ainda me ameaçam dizendo que a diferença do serviço sou eu quem pagará. Tem essa clausula no contrato, mas acho isso abusivo, quando, em cláusula anterior me permite a escolha da oficina. Como proceder? Meu carro já está há uma semana no pátio do reboque…”

Veja nossa resposta:

Ana Lucia, bom dia! Tudo bom?

A Circular Susep 256/04 determina que “Deverá ser prevista contratualmente a livre escolha de oficinas pelos segurados, para a recuperação de veículos sinistrados.” (SEÇÃO VII, Art. 14). Por conta disso tanto por normas da SUSEP quanto pelas Condições Gerais do seguro (cláusulas contratuais da sua seguradora, especificamente), o segurado pode sempre escolher entre oficinas referenciadas ou oficinas de livre-escolha não referenciadas.

Portanto a senhora pode optar por rebocar o veículo segurado para a oficina que desejar. A corretor de sua apólice ou atendente da seguradora podem sugerir oficinas referenciadas, porém não de forma a coagi-la. Se houve algum tipo de coação neste sentido, recomendamos abrir uma reclamação no SAC.

O que pode ocorrer é que no caso de oficinas de livre escolha (não referenciadas) pode não haver acordo entre o orçamento da oficina e a análise do perito da seguradora. Em oficinas referenciadas dificilmente ocorre essa divergência, tendo em vista que a oficina referenciada já trabalha dentro dos custos médios de mercado estipulados pela seguradora; enquanto que em oficinas de livre-escolha, principalmente concessionárias, o valor do serviço pode estar acima desta média, gerando a divergência.

Por conta disso, nossa recomendação é primeiramente verificar se não há oficina concessionária referenciada da seguradora em sua região. Apesar de haverem poucas concessionárias referenciadas, se a senhora encontrar alguma de sua confiança isso poderá lhe poupar todo o trâmite sobre o qual falaremos abaixo.

Se a senhora optar por oficina concessionária não referenciada, deverá haver acordo entre seguradora e concessionária sobre o orçamento. Apesar de a SUSEP e Condições Gerais preverem o direito a escolher a oficina, não há obrigação por parte da seguradora em cobrir um orçamento muito acima da média de mercado. Por conta disso, o primeiro passo em caso de divergência é solicitar ajuda de seu corretor de seguros para intermediar a negociação entre seguradora e concessionária.

Para ajudar na argumentação, é recomendável solicitar o mesmo orçamento em 02 ou 03 oficinas (não concessionárias) para verificar o quão acima o orçamento da concessionária está e procurar negociar esta margem com eles.

Se mesmo após as tentativas de negociação não for possível chegar a um senso comum entre as partes, as opções serão: 1) Buscar outra oficina concessionária que aceite realizar o serviço dentro do acordo proposto pela seguradora; 2) ou então manter na concessionária atual, de modo que a seguradora poderá propor de o segurado (a senhora) arcar com a diferença para liberar o conserto na concessionária; 3) ou, por fim, remover o veículo para uma oficina referenciada onde o acordo é certo (para veículos dentro da garantia, este caminho não é recomendável para não perder a garantia).

Não sendo nenhum dos três caminhos acima satisfatórios para a senhora, a recomendação é buscar a instrução de um advogado ou das Pequenas Causas.

Por se tratar de uma negociação entre concessionária e seguradora não existe uma “fórmula” fechada de como proceder, porém esses são os procedimentos mais comuns nestas situações. Lembrando que é sempre muito importante solicitar ajuda ao corretor de seguros.

Esperamos que essas informações ajudem de alguma forma :)

Aproveite e peça a cotação da renovação de seu seguro conosco!

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

2 Responses to Seguradora não aprovou orçamento de concessionária: o que fazer?

  1. Gisselma diz:

    Estou passando por esse problema, meu carro sofreu uma colisão e levei para uma concessionária da Toyota até porque ele é um carro novo e está dentro do prazo de garantia e não quero perder, porém a seguradora sul América não está concordando com o valor do orçamento e quer que eu assuma a diferença ou leve pra outra oficina. Como devo proceder?

    • Jessica diz:

      Gisselma, boa noite!

      Quando não há acordo entre concessionária e seguradora recomendamos seguir os seguintes passos:
      1) Primeiro peça ajuda do corretor de sua apólice para intermediar a negociação para checar se não consegue chegar em um acordo entre as partes;
      2) Se não chegarem a um acordo, verifique junto à seguradora se há alguma concessionária Toyota referenciada da seguradora em sua cidade ou cidades próximas. Se houver, a senhora pode optar por levar para esta outra unidade onde deverá haver acordo já que é referenciada. Vale apenas ressaltar que o trâmite de vistoria, orçamento e liberação iniciará do zero na nova oficina;
      3) Se não houver concessionárias referenciadas ou houver mas a senhora não estiver disposta a aguardar novo trâmite de liberação, a saída é arcar com a diferença por sua conta, tentando negociar essa diferença diretamente com a concessionária, pelo menos o parcelamento.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *