Seguradora pode descontar parcelas da indenização integral?

Quando a seguradora paga indenização integral pela perda total do carro, ela pode descontar as parcelas pendentes do seguro? Confira resposta!

Nossa visitante Catarina nos enviou a seguinte pergunta:

“Meu carro deu PT, a seguradora já autorizou a indenização, mas tá cobrando o pagamento das três últimas parcelas do seguro que ainda estão a vencer. Isso é correto?”

Confira nossa resposta:

Catarina, boa tarde! Tudo bom?

Quando ocorre indenização integral por meio do seguro – por exemplo em casos de perda total, roubo/furto sem recuperação, incêndio etc. – a seguradora paga o percentual contratado da Tabela FIPE. Ela pode descontar desta indenização o valor das parcelas pendentes do seguro, independente de o sinistro ter ocorrido antes do vencimento das mesmas.

Este procedimento é previsto pela SUSEP, órgão que regulamenta o mercado de seguro brasileiro, na Circular SUSEP nº 256:

SEÇÃO XV, Art. 37: “III – na hipótese de ocorrência de sinistro com indenização integral, cancelar o seguro, após o pagamento da indenização, deduzindo, do valor a ser indenizado, a diferença de prêmio cabível.”

Esta informação também deve obrigatoriamente constar nas Condições Gerais, que são as cláusulas contratuais de sua apólice. No exemplo abaixo, a senhora confere como esta informação pode aparecer na CG de uma seguradora real:

Exemplo - condição geral - seguradora pode descontar parcelas da indenização integral

Exemplo – Cláusula de Condição Geral

Esperamos que estas informações sejam úteis :)

Aproveite para cotar o seguro do seu novo carro conosco!

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

4 Responses to Seguradora pode descontar parcelas da indenização integral?

  1. Meu carro foi roubado e a seguradora inicialmente descontou as 3 parcelas que faltavam do valor a ser pago para a financeira para quitação do veículo. Depois de muita dor de cabeça voltou atrás e pagou a diferença para liberar a alienação do veículo, e descontou do valor a ser pago para nós. Isso está correto? Eles podiam descontar esse valor da financeira?

  2. Rosângela diz:

    Boa noite! Meu nome é Rosângela e tenho uma dúvida. Meu marido comprou uma van deu uma entrada de Rs30 mil e qd Tavares na décima oitava parcela sofreu um assalto e o seguro não conseguiu localizar. O valor pago até agora incluindo o valor da entrada é de Rs80 mil sem incluir acessórios, tipo som, TV, DVD, antena digital, conversor e etc. A tabela fipe tá em Rs99 mil e o “troco” será um prejuízo de mais de 50% pois ainda faltam Rs50 mil pra quitar . Enfim…tá certo? Paguei Rs80 mil e só devo receber de indenização Rs40 mil?

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *