Seguradora pode se recusar a pagar Tabela FIPE?

Veja em que situações a seguradora pode ou não se recusar a pagar a Tabela FIPE em caso de perda total!

Nossa visitante Marília nos enviou a seguinte pergunta:

“A seguradora pode se negar a pagar valor da tabela fipe mesmo quando o laudo diz que o carro deu PT?”

Veja nossa resposta:

Marília, bom dia!

Quando ocorre perda total o seguro paga indenização integral. A forma como será determinado qual o valor dessa indenização depende se você está acionando seu próprio seguro ou se você está entrando como terceiro no seguro de alguém que causou a colisão.

Se você é segurado e está acionando seu próprio seguro para indenizar seu próprio carro, o valor da indenização integral é estipulado no contrato (apólice) da seguinte forma:

  • Se houver sido contratado cobertura de valor referenciado, o segurado receberá o valor referente ao percentual contratado da Tabela FIPE. Neste caso a seguradora não pode se negar a pagar a Tabela FIPE, pois está determinado no contrato que ela deve usar a Tabela como referência.
  • Se houver sido contratado cobertura de valor determinado, o segurado receberá o valor fixo de cobertura escolhido no momento da contratação do seguro. Neste caso a seguradora pode se “recusar” a pagar o valor da Tabela FIPE, pois a cobertura escolhida pela segurado foi de valor determinado e não de valor referenciado.

Se você está entrando como terceiro no seguro de outra pessoa que causou a colisão, não existe cláusula contratual a qual determine que a seguradora deva necessariamente usar a Tabela FIPE como referência. Por isso, no caso de indenização integral de terceiros, a seguradora pode optar por um dos seguintes caminhos:

  • Pagar indenização integral ao terceiro com base no valor médio dado pela Tabela FIPE
  • Ou fazer uma pesquisa de mercado do valor médio de veículos equivalentes ao seu em sua região.

Em qualquer dos dois caminhos acima, se o terceiro não estiver de acordo com a proposta de valor feita pela seguradora, é possível tentar negociar. Nesses casos, recomendamos ao terceiro fazer uma pesquisa de preço de 03 veículos equivalentes ao dele e, com base nesta pesquisa, fazer uma contra-proposta à seguradora. É necessário buscar acordo entre as partes e, não sendo possível chegar a um senso comum, é recomendável solicitar instrução de um advogado ou das Pequenas Causas.

Espero ter ajudado! Estamos sempre a disposição.

Quando for renovar seu seguro, aproveite e peça uma cotação com a gente :)

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

30 Responses to Seguradora pode se recusar a pagar Tabela FIPE?

  1. Jorge diz:

    Olá por favor poderia me dizer.Oque acontece se a seguradora não cumprir o orazo de trinta dias pra terceiros?

    • Jessica diz:

      Jorge, boa tarde!

      Nossa recomendação neste caso é abrir reclamação no SAC e posteriormente na Ouvidoria, solicitando a correção dos juros pelo período de atraso.

      Lembrando que os 30 dias começam a conta da data de entrega de documentação pelo segurado e terceiro e fica suspenso sempre que a seguradora solicita novos documentos.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/ZGa6xU12cJs

      Atenciosamente,

  2. Odair diz:

    Olá.. no caso a pessoa bateu no meu carro e é financiado como a seguradora deverá pagar?

  3. Juliana diz:

    Boa noite..bateram em meu carro e deu pt..a seguradora quer me dar o valor de 9.500..mais a tabela fipe do meu carro é 10.800.o que devo fazer??nao sou segurada sou terceiro

  4. juliana diz:

    olá sou terceiro em um acidente e a vistoria deu como indenização integral, pois ficou 68% do valor do carro só na funilaria, sem a parte mecânica, o seguro não quer me pagar o valor de tabela e nem perto do valor do carro, eles me ofereceram dez mil a menos do que a fipe e querem que eu pague o conserto e envie a nota para ser ressarcida, eu não tenho com pagar, e gostaria de ter o valor da fipe e repassar o carro para a seguradora, como proceder nesse caso?

    • Jessica diz:

      Juliana, boa tarde!

      Se os danos estão muito próximos de 75% do valor do carro, recomendamos contra-argumentar que não concorda com o reparo e deseja a perda total com indenização integral. Se os danos ficarem muito abaixo de 75%, em princípio é mais difícil a indenização integral e a seguradora cobrirá o reparo. Neste caso informe a seguradora que este caminho só é viável se a mesma cobrir o reparo pagando diretamente a oficina.

      Com relação a perda total, como a senhora está entrando como terceiro, não existe cláusula contratual que determine que a seguradora deva usar a tabela FIPE como referência para indenização integral. Neste caso é necessário negociar. Recomendamos levantar 03 orçamentos para fazer uma contra-proposta à seguradora e, mantendo-se uma proposta muito abaixo da média do mercado, solicitar à seguradora a referência utilizada por ela na proposta dela.

      Se não houver acordo tanto para o reparo quanto para a indenização integral, é recomendável consultar um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1idN0PYi0Kk

      Atenciosamente,

  5. Cibele Pigato diz:

    Olá… por favor poderia me tirar uma dúvida…. meu carro deu PT sou terceiro no sinistro, já assinei a carta aceite.
    O acidente foi dia 01/06 E hj praticamente um mês após ainda não sei nem como entregar o carro e nem qdo irei receber meu reembolso.
    Por lei… quanto tempo a segurada tem pra me pagar?
    Agradeço desde já, obrigada pela atenção.

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *