Seguro automóvel roubo: quais as melhores opções e preços?

SEGURO AUTMOVEL ROUBO - MELHOR OPÇÕES E PREÇOSConfira quais são as melhores opções e preços para o seguro automóvel contra roubo!

Um dos maiores focos de quem procura um seguro de automóvel está na proteção contra o roubo e furto. Não é para menos: em novembro do ano passado o Estado de São Paulo registrou record de roubos veiculares em relação aos últimos 12 anos. Os demais Estados brasileiros também sofrem com o mesmo problema, transformando o medo de roubo/furto de veículos num temor generalizado no país. Diante disso, a procura por seguro automóvel para roubo cresce, assim como as dúvidas em relação às melhores opções e preços deste tipo de seguro.

No post de hoje mostraremos as diversas opções de seguro auto que protegem contra roubo e algumas dicas preciosas sobre preços e coberturas.

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários. Faça sua cotação de seguro auto aqui! 

Tipo de Seguro automóvel:
Seguro Completo, Somente roubo, Somente terceiros

Para quem deseja se precaver contra roubo e furto de veículos, o primeiro passo é saber quais opções de seguro auto garantem essa proteção. Abaixo você confere Tabela com os tipos de seguro de carro mais usuais, quais deles oferecem ou não cobertura para roubo/furto e qual a diferença entre um e outro. Abaixo da Tabela, você confere explicação de cada um dos pontos.

  • Seguro auto “completo”: O seguro “completo” é aquele que oferece cobertura para roubo/furto, incêndio, colisão, danos materiais/corporais a terceiros, assistência 24h. Oferece ainda opcionais como cobertura de vidros, carro reserva, acessórios e benefícios para o carro e, em alguns casos, até para residência.
  • Seguro auto somente contra incêndio e roubo: Algumas seguradoras como a Itaú, Porto Seguro e Tókio Marine oferecem um tipo de seguro simplificado, com cobertura somente para roubo/furto, incêndio e assistência 24h (geralmente limitada à guincho com baixa quilometragem). A diferença em relação ao seguro completo é que esta opção não cobre colisão, danos a terceiros, vidros etc., assim como não conta com uma assistência 24h ampla.
  • Seguro auto somente contra terceiros: Seguradoras como Liberty e Tókio Marine oferecem seguro auto com cobertura somente para danos materiais e corporais causados a terceiros. A diferença em relação às opções acima é que não há cobertura para roubo/furto, incêndio, colisão do próprio veículo etc. Algumas seguradoras como a Liberty oferecem assistência básica nesse seguro, mas é importante sempre checar antes de contratar.

Quais as melhores opções e preços para mim?
Seguro somente roubo X Seguro completo

Se você procura um seguro auto contra roubo e furto, então deverá avaliar as duas primeiras opções: seguro completo e seguro somente contra incêndio e roubo. Vamos ver essas duas opções

Cotação Seguro Carro - 2

Seguro auto somente contra roubo

No geral o seguro auto somente contra incêndio e roubo é um caminho para quem procura uma opção para o seguro auto completo que ficou muito caro – tanto que é uma opção muito demandada para motos, cujo seguro completo costuma ficar relativamente alto.

Por ser uma opção simplificada ela realmente tende a ser um pouco mais em conta, porém, é preciso avaliar o custo-benefício. É o que faremos abaixo.

Seguro auto completo

As pessoas que buscam especificamente o seguro somente contra incêndio e roubo geralmente pensam ou tem os seguintes argumentos:

  • “É mais barato que o seguro completo”
  • “Não irei bater o carro. E se alguém bater no meu carro, o culpado paga”
  • “Se eu bater no carro de alguém – e não vou! – sai mais barato pagar do bolso do que ter um seguro”
  • “Não preciso de assistência 24h completa”

Mas é preciso tratar de cada um desses pontos para não ter uma visão errada do seguro auto completo:

  • Nem sempre o seguro somente incêndio e roubo é mais barato que o seguro completo. Os preços variam entre as seguradoras, e você pode encontrar uma opção de seguro completo mais barato que o seguro simplificado, dependendo da seguradora. Pesquise sempre as duas opções, e se a diferença for baixa, vale mais a pena contratar o seguro auto completo.
  • Ainda que sejam bem raras, realmente há pessoas que nunca bateram o carro. Porém, o problema nem sempre é você ou o seu risco, mas o outro e o risco de ele bater em você. Nessas horas, contar com a boa vontade dos outros nem sempre é o melhor caminho: o culpado pode não assumir a culpa, pode não ter dinheiro, pode fugir, enfim… A cobertura de colisão é extremamente importante mesmo para os proficientes do volante, pois protege seu veículo de “barberagens” alheias.
  • Quando damos aquela escostadinha leve no carro de outra pessoa, o conserto fica relativamente barato e realmente não justifica usar o seguro completo. Porém, em algumas situações o prejuízo pode ser muito alto! Por exemplo, numa colisão com um carro de luxo ou culpa num engavetamento (sendo responsável por vários carros) sua conta pode estourar mais rápido do que você imagina. Por isso, o seguro completo é muito importante. E se ele não for viável, é recomendado contratar um seguro somente para terceiros.
  • O que vou dizer vai soar como óbvio, mas é óbvio mesmo: Ninguém precisa de assistência 24h do seguro, até precisar da assistência 24h do seguro. O que eu quero dizer com isso? A necessidade da assistência 24h sempre surge com um imprevisto, ou seja, não tem como você saber que precisava dela até ter que usar. Por isso é sempre bom ter uma assistência que realmente o socorra quando precisar: boa quilometragem de guincho, troca de pneus, assistência para pane seca e pane elétrica, chaveiro, etc.

Dica preciosa…
O que nós recomendamos

Se você está pensando em contratar um seguro para proteger-se de roubo/furto veicular e deseja economizar no preço, você pode:

  1. optar pela seguro somente para roubo e furto e abrir mão da cobertura de colisão, terceiros e assistência;
  2. ou seguir nossa dica!

Que dica é essa?

Nós recomendamos que faça um orçamento do seguro completo, com uma franquia dobrada (não sabe o que é franquia? Veja aqui). Quanto maior a franquia, menor o preço do seguro. Como não há franquia em caso de roubo/furto e perda total por colisão, assim você terá proteção não somente em caso de roubo, mas também em caso de perda total. Além disso, terá cobertura para terceiros + assistência 24h!

A franquia dobrada só não é vantagem para que deseja se proteger de colisões mais leves, em que não chegue a dar perda total. Para essas pessoas, o mais recomendado é a franquia normal ou franquia reduzida.

Dica muquirana para você ;)

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

12 Responses to Seguro automóvel roubo: quais as melhores opções e preços?

  1. vagner diz:

    oi Jessica, e quando eu não consigo segurar o carro o que fazer?
    tinha um seguro cardif autofacil, e por ser hb20 agora eles não estão querendo renovar.

    • Jessica diz:

      Vagner, boa tarde!

      A recomendação é buscar aceitação em várias seguradoras e, se de fato não conseguir aceitação no seguro compreensivo, buscar alternativas como o seguro auto roubo e o seguro auto terceiros. Podemos ajudar você.
      Peça sua cotação aqui e informe a vendedora que é o Vagner que falou com a Jéssica no Blog: http://www.muquiranaseguros.com.br

      Atenciosamente,

  2. Marcio modesto diz:

    Procuro um seguro para amarok 15/16 roubo e furto dependendo do preço outros itens

  3. HERON diz:

    Procuro seguro para L200 triton 2012 2013 cobertura apenas para perda total e roubo e furto. Resido no DF

  4. ROBERTO VIEIRA MARTINS diz:

    VAMOS DAR UM CORSA SEDAN 2008 PARA NOSSA FILHA QU ESTARA COMPLETANDO 19 ANOS DE IDADE ELA USA O CARRO PARA O SERVIÇO E FUTURAMENTE A FACUDADE AQUI NA MESMA CIDADE E O INTENERARIO DELA É SÓ DENTRO DO MUNICIPIO. O CARRO ESTA NO NOME DA MINHA ESPOSA E JA TEMOS OUTRO SEGURO NO OUTRO CARRO A PRINCIPAL MOTORISTA É MINHA FILHA. VOCES PODEM ME ENVIAREM UMA COTAÇÃO PARA ESTUDARMOS A PROPOSTA? OBRIGADO

  5. helio diz:

    boa noite
    tenho um veículo ano 2007 mitsubishi modelo airtrek.
    ele ja tem seguro contra furto e roubo…
    gosteria de saber se existe algum seguro que cobre a colisão do meu veículo e de terceiros..

    obrigado
    no aguardo

    • Jessica diz:

      Elio, boa tarde!

      Peço desculpas pela demora em responder! Por uma falha do sistema de nosso blog algumas dúvidas entraram como SPAM e estou as recuperando aos poucos.

      Temos um seguro somente para terceiros + assistência 24h muito procurado por veículos off road com dificuldade de aceitação no seguro total.
      O preço é ótimo e a assistência acaba ajudando bastante também.
      Se desejar, peça sua cotação aqui!

      Nós não temos opção de seguro somente para colisão.

      Ficamos a disposição!

  6. marcelo arujo de aguiar diz:

    Eu presiso de um seguro para o meu carro
    Estol sem

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *