Seguro carro de leilão pode limitar cobertura?

“Fui fazer seguro de carro de leilão e seguradora não aceita cobertura de 100% da Tabela FIPE. Isso pode?” Confira resposta!

Recebemos a dúvida abaixo de nosso visitante Mateus:

“Boa noite Jessica. Tudo bem?
Eu comprei um carro de leilão. Este carro é recuperado de financiamento, porem não consigo fazer 100% do seguro, pois as seguradoras alegam que o carro tem gravame de leilão. Como faço para remover esse gravame?
Muito obrigado”

Confira nossa resposta:

Olá Mateus, tudo bom?

Os veículos de leilão geralmente tem três procedências:

a) Carros sinistrados que após recuperação e procedimentos de vistoria e regulamentação da documentação conforme normas do DETRAN, são recolocados no mercado via leilão. Isso é comum no caso de carros de perda total com cobertura em seguros, que após esses procedimentos são vendidos em leilão pelas seguradoras.

b) Carros recuperados de roubo ou furto após a seguradora já ter pago indenização ao segurado. Neste caso a seguradora também pode recolocar o veículo no mercado por meio de leilão.

c) Carros recuperados em processos de busca e apreensão de financiamentos ou consórcios não pagos.

Creio que possam existir outras origens de carros de leilão, mas essas são as mais comuns e que são de nosso conhecimento.

Para qualquer dos 03 tipos acima, a contratação do seguro de automóvel fique sujeita à análise das seguradoras:

  • Há seguradoras sem aceitação.
  • Já as que tem aceitação podem limitar o percentual de cobertura da Tabela FIPE garantido (por exemplo, ao invés de cobrir 100% da Tabela FIPE, garante limite de 80% ou 90%).

Nas situações (A), de carros com sinistro de grande monta e/ou com chassi remarcado, isso ocorre pelo fato de que carros deste tipo tendem a sofrer uma desvalorização no mercado. Independente de serem de leilão ou não, veículos sinistrados de grande monta dificilmente conseguem contratar um seguro com 100% da Tabela FIPE pois a seguradora considerará essa desvalorização.

Já nos casos (B) e (C) essa limitação da cobertura também existe, independente do carro não ter sofrido nenhum dano. Pelo fato de ele ser proveniente de leilão, mesmo sendo um carro “normal”, o preço fica muito abaixo do preço médio de mercado. A seguradora com aceitação para o veículo também poderá limitar a cobertura à 80% ou 90% da Tabela FIPE considerando essa diferença de preços de aquisição.

Tudo isso ocorre por que a lei não permite obtenção de lucro por meio de nenhum tipo de seguro, inclusive o seguro de automóvel. Como o veículo de leilão é adquirido por valor inferior à média de mercado, mesmo que o carro não tenha sofridos danos, a seguradora dificilmente liberará a contratação de 100%.

Com relação a como tirar determinadas informações do documento do veículo, peço desculpas, mas não sabemos qual o procedimento. Sobre este tipo de questão a recomendação é solicitar instrução ou os serviços de um despachante veicular.

Esperamos que essas informações ajudem!

Aproveite e peça sua cotação de seguro auto conosco!

Cotação Seguro Carro - 2

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

4 Responses to Seguro carro de leilão pode limitar cobertura?

  1. ROGERIO diz:

    COMPREI UM CARRO DE FURTO DA HDI SEGUROS , NAO PAGUEI BARATO, ERA UM CARRO DE FURTO SEM BATIDAS TUDO OK, E AINDA ESTAVA ESCRITO MOTOR DA PARTIDA , AGORA , NENHUMA SEGURADORA PAGA 100 % SO 80 , TA UMA BRIGA AQUI

  2. Wesley Ronne freire panisset diz:

    Acho que o detran deveria autorizar seguros de 100% para carros de leilões ou senão impeçam que os leilões funcionem .
    Né, todos compram pra ganhar dinheiro e sim para seu uso.

    • Jessica diz:

      Wesley, boa tarde!

      Obrigada pela participação com seu comentário! :)
      A limitação de cobertura no seguro para veículos de leilão é determinada pelas seguradoras, sem relação com o DETRAN. Como o veículo foi adquirido por valor menor que a média de mercado, a seguradora se comprometerá a indenizar o valor médio de veículos de leilão.

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/jZOs_YAyk7I

      Atenciosamente,

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *