Seguro cobre câmbio automático?

seguro cobre câmbio automáticoSaiba se o seguro de automóvel cobre danos e defeitos no câmbio automático do carro!

Recebemos essa dúvida de um de nossos visitantes e acreditamos que seja um tema importante para tratarmos aqui. A pergunta enviada é se o seguro cobre a troca de câmbio automático, uma vez que esse item é bastante caro e pode atingir a franquia. Neste post você tem a resposta e descobre se o seguro cobre danos e defeitos no câmbio automático.

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários. Não deixe também de pedir sua cotação!

Leia também:
“Seguro de automóvel cobre motor?”
“Como funciona seguro de veículo financiado?”
“Se airbag abre dá perda total no seguro de carro?”

Seguro cobre riscos/acidentes e não manutenção

Para explicarmos como funciona a cobertura do seguro de automóvel para câmbio automático é preciso antes entender a função do seguro na proteção contra riscos.

Risco é todo “evento, em data incerta, que independe da vontade das partes contratantes e contra o qual é feito o seguro. O risco é a expectativa de sinistro. Sem risco não pode haver contrato de seguro” (Glossário, Condições Gerais, seguro automóvel Porto Seguro).

Cotação Seguro Carro - 2

Resumindo, no seguro risco é toda situação inesperada que gera algum prejuízo financeiro e mensurável. Exemplos são colisões, roubo, furto, incêndio etc. do veículo.

Situações corriqueiras como desgaste natural, defeito e manutenção de peças não são consideras risco, por isso não tem cobertura do seguro.

A cobertura (ou não) do seguro para câmbio automático dependerá dessas circunstâncias, ou seja, se ele foi danificado em decorrência de um acidente ou se em decorrência de defeito, desgaste ou outros motivos. Abaixo vamos ver essas situações.

Seguro cobre câmbio desde que danificado por acidente

O seguro de automóvel cobrirá o câmbio automático se ele for danificado por acidente, como por exemplo colisão, incêndio ou alagamento. Também há cobertura nos casos em que o veículo é roubado e localizado com avarias – inclusive já tivemos casos assim, em que o bandido não sabia usar o câmbio automático e ao forçá-lo, acabava o danificando.

Em todas esses casos, se for constatada perda parcial, haverá cobrança de franquia para o conserto do câmbio automático e demais partes danificadas. Ou seja, o segurado paga a franquia e o seguro indeniza todos os demais custos que ultrapassarem essa franquia.

Leia também: “O que é perda parcial no seguro de automóvel?”

Seguro não cobre câmbio por defeito e/ou manutenção

A troca do câmbio automático por defeito ou manutenção não tem cobertura do seguro, pois não se enquadra como “risco”. No caso de defeito, dentro da garantia é considerado de responsabilidade do fabricante. Já manutenção é considerada de responsabilidade do proprietário do veículo.

Resumindo: o câmbio automático terá cobertura nos casos de acidente ou roubo/furto com recuperação com avarias. Já situações corriqueiras de manutenção que exijam troca de peças ou então defeitos fogem ao escopo do seguro de carro e por isso não tem cobertura.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

2 respostas para Seguro cobre câmbio automático?

  1. Danielle Souza diz:

    Bom dia! Desde o dia 19/01 estou tendo muita dor de cabeça com a seguradora bradesco! Fui a terceira envolvida em colisão traseira, no mesmo dia algumas horas após o acidente, meu câmbio apontou avaria no câmbio, e a pior parte é que a seguradora não quer cobrir o dano! Já consultei alguns mecânicos inclusive da própria montadora que me informaram que devido o câmbio ser muito sensível e a marcha do carro estar engatada na hora da colisão causou esse dano, mas seguradora insiste em dizer que não vai cobrir pq a peça não esta na área da colisão! Se puderem me dar uma “luz” eu agradeço, pois já não sei mais o que fazer!

    • Jessica diz:

      Danielle, boa tarde!

      Recomendamos solicitar às oficinas que lhe passaram esta informação para formalizarem em um laudo, informando que o dano é decorrente da colisão. Se as oficinas não trabalharem com este tipo de laudo, é recomendável solicitar uma vistoria de qualidade que possa checar a origem do dano e lhe ajudar na contra-argumentação com a seguradora. A senhora pode solicitar essa vistoria diretamente à seguradora, mas caso ela não concorde em fazer, o ideal é fazer particularmente.

      Recomendamos solicitar ajuda do corretor de seguros responsável pela apólice do causador, para ajudar nesta contra-argumentação.

      Não havendo acordo mesmo com o laudo de vistoria constatando a origem do dano, é recomendável solicitar instrução de um advogado para recorrer judicialmente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

Estamos de volta! Envie sua pergunta e responderemos toda sexta-feira. E por favor retribua nossa ajuda compartilhando nossos canais com amigos e familiares! :D

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *