Seguro cobre carro reserva para terceiros?

SEGURO COBRE CARRO RESERVA PARA TERCEIROSSeguro de automóvel do causador cobre carro reserva para terceiros? Veja aqui!

Quase todos os dias recebemos dúvidas como esta do nosso visitante Wanderson:

“Boa noite,bateram em meu carro,tenho direito a um carro reserva? Sou o terceiro nesse caso e dependo do carro para levar meus filhos na escola e ir para o trabalho.”

Assim como o Wanderon há muitas pessoas que estão entrando como terceiro no seguro de automóvel do causador e que desejam saber se tem ou não direito a este serviço nesta situação. Neste post responderemos esta dúvida e daremos algumas dicas importantes sobre este assunto.

Recomendamos também a leitura deste outro post: “Carro reserva do seguro exige cheque ou cartão: isso pode?”

Cotação Seguro Carro - 2

Vítima pode usar carro reserva do seu próprio seguro

A primeira dica sobre este assunto é para quem possui seguro de automóvel próprio e foi vítima de uma colisão.

Mesmo que você não vá acionar seu próprio seguro e entre como terceiro no seguro do causador, se você possui carro reserva contratado no seu seguro, você poderá utilizá-lo. Nesses casos as seguradoras costumam exigir que o custo de reparação atinja a franquia do seu seguro, independente de você acioná-lo ou não para o conserto.

Por isso se você tem cobertura contratada ou benefício de carro reserva, mesmo que esteja entrando como terceiro no seguro de outra pessoa, verifique quais as regras de utilização junto a sua seguradora.

Agora, se o seu seguro não possui cobertura ou benefício de carro reserva e você foi vítima, confira as informações abaixo.

Carro reserva para terceiros é cobertura opcional ou benefício

Para quem foi vítima de colisão e não possui carro reserva em seu próprio seguro, existem duas formas de este serviço ser fornecido pelo seguro de automóvel do causador: 1) por meio da cobertura opcional contratada ou 2) benefício concedido pela seguradora em determinado plano de assistência 24h.

A cobertura opcional de carro reserva para terceiros é oferecida por poucas seguradoras. Naquelas que oferecem é necessário que o segurado opte por sua contratação quando for fazer o seguro, pois do contrário não virá “automaticamente embutido”. A seguradora Liberty, por exemplo, oferece esta cobertura opcional com limite de 07 diárias.

Já o benefício de carro reserva para terceiros é um serviço diferenciado de alguns planos de assistência 24h especial de algumas seguradoras. Nos planos de assistência 24h da Porto Seguro, por exemplo, além do carro reserva para o próprio segurado, é oferecido 07 dias de carro reserva para o terceiro em caso de indenização integral ou indenização parcial.

E se o seguro do causador não tiver nem
cobertura opcional nem benefício para terceiro?

Se o seguro do causador não tiver nem cobertura opcional nem benefício de carro reserva para terceiros, a recomendação é primeiramente tentar negociar com a seguradora dele o reembolso com despesas de locomoção via cobertura de danos materiais a terceiros. Será necessária apresentar os comprovantes dessas gastos para pleitear o reembolso. A solicitação estará sujeita à análise da seguradora, que poderá acatar ou recusar o pedido conforme sua avaliação.

Se você usa o carro para trabalho e depende dele para ganho de renda, é importante mencionar isto como argumento e apresentar comprovação do vínculo da atividade ao uso do carro. Isso não garante por si só a aceitação pela seguradora, porém ajuda na análise.

Se mesmo após tentar negociar com a seguradora não houver liberação, a recomendação é conversar com o causador e verificar se ele concorda em lhe conceder algumas diárias, arcando com esses custos particularmente, ou lhe reembolsar custos com transporte que tiver enquanto seu veículo estiver parado.

Não havendo acordo em nenhum desses caminhos, realmente é mais complicado. O terceiro deverá arcar com o carro reserva particularmente e consultar um advogado ou as Pequenas Causas para checar se é possível reaver este prejuízo por vias judiciais.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

46 Responses to Seguro cobre carro reserva para terceiros?

  1. Ana Maria diz:

    Me envolvi num acidente1 e neste, fui o terceiro; solicitei o carro reserva do meu seguro pois a segurada responsavel nao tinha esta cobertura. Na ida para a oficina deixar o carro, me envolvi em outro acidente. Este eu acionei meu proprio seguro. Pergunto? Tenho direito a outra reserva de carro? São dois sinistro. Um como terceiro e outro como segurada.

    • Jessica diz:

      Ana Maria, boa tarde!

      No geral as seguradoras trabalham com regra de esgotamento das diárias conforme o uso: por exemplo, se foi contratado 15 dias e num sinistro foi usado 7 dias, então restarão 15 – 7 = 8 dias para outros sinistros.
      Recomendamos verificar como constam as regras de carro reserva nas Condições Gerais do seu seguro. O corretor responsável pela apólice poderá lhe ajudar.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/e6UHyQwdGzo

      Atenciosamente,

  2. amanda diz:

    boa noite comprei um carro porem antes que transferisse o carro para o meu nome bateram no meu carro, o carro deu perca total entrei como terceiro na seguradora como faço eu consigo receber a indenização da seguradora ou so a pessoa que ta como dono no documento mesmo se tiver assinado o recibo no meu nome ja?

    • Jessica diz:

      Amanda, boa noite!

      Recomendamos enviar a documentação solicitada pela seguradora para análise. Ela deverá lhe instruir sobre o procedimento para liberar o pagamento à senhora e não ao proprietário que consta no CRV. Ela poderá, por exemplo, exigir uma procuração autorizando o pagamento à senhora. Porém caso o CRV esteja em nome do antigo proprietário, dificilmente poderá ser feito o pagamento sem assinatura dele.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/ZGa6xU12cJs

      Atenciosamente,

  3. Ronaldo Fernandes de Melo diz:

    Bom dia

    A seguradora do motorista que bateu no meu carro, me informou que não posso arrumar na autorizada Fiat, por que meu carro é do ano 2012. ele podem negar? tenho que fazer apenas numa oficina credenciada deles?

    • Jessica diz:

      Ronaldo, boa noite!

      O terceiro é livre para escolher a oficina onde prefere fazer os reparos. Porém é necessário acordo entre oficina e seguradora sobre os serviços e valores. Se não houver acordo neste sentido, mesmo após tentativas de negociação, as alternativas são levar em outra oficina ou então pagar a diferença à oficina de escolha do terceiro. Em última instância é possível tentar recorrer judicialmente, mas é sempre recomendável buscar uma solução via negociação para evitar perda de tempo e dinheiro.
      Recomendamos solicitar ajuda do corretor responsável pela apólice do causador para argumentar com a seguradora e intermediar o diálogo com a oficina de sua escolha.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/ZGa6xU12cJs

      Atenciosamente,

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *