Seguro cobre estelionato?

seguro cobre estiolnato ou nãoDescubra se seguro cobre estelionato e previna-se!

Nas dúvidas respondidas de alguns dos usuários de nosso blog surgiram questões referente à como funciona o seguro de automóvel em casos de estelionato. Ainda que não seja uma situação tão comum quanto roubo, furto e colisão de veículos, é um assunto importante, por isso trataremos disso no artigo de hoje.

Leia também:
“Franquia de seguro de veículo: o que é e como funciona?”
“Seguro de automóvel pode estar no nome de outra pessoa?”

Seguro não cobre estelionato
…Mas por quê?

O seguro de automóvel, assim como todos os outros tipos de seguro (residencial, empresarial etc.), não cobre casos de estelionato. É importante entender o por quê disso.

Segundo as leis e normas que regem o mercado segurador, todos os tipos de seguro têm por princípio a proteção contra o risco, ou seja, proteção contra situações inesperadas sobre as quais ninguém tem controle. Um dos pressupostos por trás dessa ideia é que para haver cobertura no seguro a ação causadora do danos não pode ser intencional, se configurando num “acidente”.

Cotação Seguro Carro - 2

Diante disso, o estelionato não se enquadra como um “risco” ou “acidente”, mas sim uma ação intencional e de má fé, inclusive contra a lei. Nesse sentido, se trata de crime e extrapola o nível de atuação das seguradoras, devendo ser tratado na esfera da Justiça através da abertura de uma ação jurídica contra o estelionatário.

Como evitar estelionatários?

As dúvidas sobre estelionato e cobertura de seguro que nos procuraram se restringiam à compra e venda de veículos, porém pode ocorrer estelionato em infinitas situações, como clonagem de cartões de crédito, cheques falsos, golpes via telefone, no resgate da previdência, enfim… É importante saber se como evitar estelionatários em todas essas situações, e algumas dicas podem ajudar:

  • Tanto cliente quanto comerciantes devem estar atentos na hora de fechar negócio,verificando se não há brechas para fraudes e golpes;
  • Cuidado com seus documentos pessoais, tomando cuidado para não perdê-los. Em caso de perda lembre-se de fazer um B.O.para registrar o caso e evitar que pessoas má intencionadas que encontrem seus documentos façam mal uso do mesmo;
  • Em caso de roubo ou furto de documentos pessoais, faça um Boletim de Ocorrência e providencie os novos documentos o quanto antes;
  • Não passe senhas ou informações sigilosas a pessoas não autorizadas;
  • Não aceite ajuda de estranhos em caixas eletrônicos e bancos;
  •  Em caso de roubo ou furto de cartões de crédito ou talões de cheque, ligue imediatamento no banco para fazer o bloqueio dos mesmos;
  • Para os comerciantes: No caso de vendas, se o comprador for efetuar pagamento com cheque procure sempre verificar a procedência do mesmo;
  • Para pessoas físicas que efetuarão venda direta de um bem: o ideal é ter um intermediário especializado (uma loja, um advogado etc.) para garantir sua maior segurança na efetivação da venda. Evite acordos informais, se protegendo com contratos bem desenhados.
Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.

4 Responses to Seguro cobre estelionato?

  1. Gustavo diz:

    Deixei o. Carro pra vender em uma loja o dono da loja vendeu o carro , recebeu e não me pagou nada !! Tenho o documento de transferência na minha mão mais o carro sumiu!

  2. alan diz:

    nao assinei o recibo do carro isso e roubo ou estelionato

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *