Seguro cobre sinistro se outra pessoa estiver dirigindo?

SEGURO COBRE OU NÃO SINISTRO SE OUTRA PESSOA ESTIVER DIRIGINDODescubra se o seguro de automóvel cobre sinistro quando você empresta o carro para outra pessoa!

Uma dúvida muito recorrente entre quem contrata seguro de automóvel é se pode ou não emprestar o carro para outra pessoa sem comprometer a cobertura do seguro. Essa informação é extremamente importante para não ter surpresas desagradáveis quando um familiar ou amigo estiver dirigindo seu carro.

Neste artigo você confere vídeo com as regras mais comuns entre as seguradoras para cobertura quando outra pessoa, que não o principal condutor, está dirigindo.

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários! Aproveite também para pedir sua cotação de seguro auto com a gente :)

Cotação Seguro Carro – 2

Regras de cobertura para condutores secundários

Como este assunto é bastante complexo, preparamos um vídeo no qual explicamos as principais regras de cobertura para condutores secundários no seguro de automóvel. Nele explicamos quando pessoas de 18 a 25 anos ou acima desta faixa etária podem ou não dirigir.

Ensinamos também, com exemplos de seguradoras reais, como encontrar e ler corretamente essa informação na apólice do seu seguro. Para mais detalhes, após assistir continue lendo o texto abaixo.

As regras de cobertura do seguro para outros motoristas
variam de seguradora para seguradora

No seguro de automóvel é obrigatório especificar o principal condutor, ou seja,  a pessoa que dirige a maior parte do tempo. O perfil dessa pessoa (por exemplo faixa etária, sexo, estado civil, CEP de circulação etc.) junto aos dados do veículo (por exemplo: modelo, índice de roubo, índice de sinistralidade, reposição de peças etc.) é o que determinará o preço do seguro.

Se outras pessoas além do principal condutor dirigirem o carro esporadicamente, além das informações do principal condutor e do veículo, será necessário informar alguns dados desses demais condutores ao seguro, a fim de não comprometer a cobertura do seguro.

Nesses casos as regras variam muito de seguradora para seguradora, sendo necessário saber qual sua seguradora para saber qual a regra no seu caso. Contudo, de maneira geral as seguradoras trabalham dentro de alguma das seguintes regras:

  • Residentes jovensAtualmente a grandíssima maioria das seguradoras exigem que seja informado se o principal condutor reside com pessoas jovens na faixa de 18 à 25 anos, independente de essas pessoas dirigirem ou não. Uma vez respondido se reside com menores de 25 anos, é preciso especificar se quer ou não estender a cobertura do seguro para esses residentes. Se ocorrer sinistro com algum jovem que resida com o principal condutor e isso não constar na apólice, a cobertura do seguro será comprometida. Para seguradoras com este tipo de questão, jovens entre 18 e 25 anos que não residam com o principal condutor não precisam ser mencionados e portanto podem dirigir até 02 vezes na semana. Pessoas com 26 anos ou mais também.
  • Condutores jovens: O segundo modelo mais comum sobre condutores secundários é o de seguradoras exigem somente que seja informado se pessoas jovens, de 18 a 25 anos, podem vir a utilizar o veículo, independente de residirem ou não com o principal condutor. Veja que é uma pergunta mais ampla que a acima. Se houver eventuais condutores nesta faixa etária, a seguradora questionará de qual sexo. Nesse tipo de regra, não haverá cobertura para nenhum condutor menor de 25 anos se não constar respondido corretamente na apólice. Já pessoas com 26 anos ou mais podem dirigir até 02 vezes na semana.
  • Lista de condutores secundários: Algumas seguradoras costumavam exigir que fossem especificadas todas as pessoas que possam usar o veículo esporadicamente e quantas vezes por semana. Atualmente são raras as seguradoras que pedem este “lista”.

Importante ressaltar que algumas seguradoras consideram a faixa de maior risco a de 18 a 26 anos (e não 18 a 25). Conforme ensinamos no vídeo, verifique em sua apólice qual a faixa etária utilizada por sua seguradora.

Conclusão:
Seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo
…mas dentro da regra da seguradora!

Como as regras podem variar bastante, a dica nº 1 é perguntar a seu corretor de seguros qual a regra para sua seguradora e conferir a informação no perfil de risco de sua apólice.

Respeite a regra do seguro para evitar transtornos! Por exemplo: Se no seu seguro estiver especificado que pessoas menores de 25 anos não tem cobertura, evite emprestar o carro para pessoas nessa faixa etário, pois se algo acontecer o seguro não cobrirá.

A dica nº 2 é sempre se manter atualizado quando mudar de seguradora. Na renovação do seu seguro pode acontecer de você fechar negócio com uma seguradora diferente da anterior. Isso significa que a regra em relação a outros condutores pode mudar.

O corretor de seguros profissional e especializado está aí para instruí-lo e garantir seus direitos! A Muquirana Seguros Online procura sempre informar seus clientes (tal como fazemos neste blog rsrsrsrs!), garantindo transparência ao consumidor de seguros.

Cotação Seguro Carro

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

284 respostas para Seguro cobre sinistro se outra pessoa estiver dirigindo?

  1. felipe diz:

    Sou proprietário e fiz o seguro só que coloquei minha mulher como condutora principal eu continuo dirigindo o seguro cobre o sinistro caso há colisão?

    • Jessica diz:

      Felipe, bom dia!

      Recomendamos que contate seu corretor de seguros para verificar como consta o perfil de risco de sua seguradora, para se certificar de que o enquadramento foi feito corretamente.
      Se o senhor for a pessoa que dirige a maior parte do tempo, é necessário corrigir o perfil através de um endosso para não comprometer a cobertura em um eventual sinistro com você dirigindo.
      Se o senhor for quem dirige a menor parte do tempo, mas possuir entre 18 e 25 anos, é necessário checar se sua seguradora questiona ou não se existem condutores adicionais nesta faixa etária.
      Em razão de essas regras variarem muito nos perfis pedidos pelas seguradoras, o ideal é checar como consta na sua e corrigir qualquer divergência.

      Aproveite e se inscreva em nosso canal no YouTube: clique aqui!

      Até mais!

  2. Mayra diz:

    Boa noite, tenho 36 anos sou habilitada, possuo veículo próprio e segurado. Minha mãe mora na mesma cidade que eu e está fazendo uma viagem de férias, como o carro dela ficaria parado por mais de 30 dias ela pediu que eu usasse o carro para trabalhar ou passear as vezes (pois pode gerar problemas de bateria). Hoje peguei o carro da minha mãe para trabalhar e ele estragou. Na apólice ela é a principal condutora e pergunta se é casada e reside há mais de 2 anos com companheiro, se reside com menores de 26 anos ou possui filhos não residentes menores de 26 anos. Posso acionar o seguro do carro dela sem problemas?

    • Jessica diz:

      Mayra, boa tarde!

      Recomendamos que contate o corretor de seguros que cuida da apólice de sua mãe, pois ele terá acesso a todas as informações do perfil e poderá lhe instruir.

      Entendemos que se a senhora irá dirigir todos os dias durante os próximos 30 dias é necessário fazer um endosso de alteração de perfil, colocando voc~e como principal condutora. Após o retorno de sua mãe, deverá ser feito um novo endosso, recolocando ela como principal condutora. Por isso é importante consultar o corretor de seguros que cuida desta apólice para checar certinho o perfil.

      Também é importante checar qual foi o dano ao veículo e se é um risco coberto pelo seguro. Não entendemos exatamente o que a senhora quis dizer por “estrago”, mas se for uma colisão ou algo assim é risco coberto do seguro, mas se for defeito de fábrica ou manutenção não há cobertura. Seu corretor também poderá lhe instruir sobre esses detalhes.

      Ficamos à disposição!

    • William diz:

      Olá Mayra, na verdade se for apenas uma assistência poderá acionar normalmente. Lembrando que o seguro não cobrirá manutenção deste veículo.
      Com relação ao perfil; mesmo que você seja menor de 26 anos o seguro cobrirá uma eventualidade, desde que seja provado isso e você não esteja morando na mesma residência. Agora se for ficar com o carro por muito tempo informe ao corretor de sua mãe.

      Abs

  3. Marcio diz:

    Contratrei um seguro na Bradesco seguros, minha corretora sumiu, na minha proposta entre 18 e 25 anos não cobre, moro em CEP tranquilo, mas se eu tiver que ir em local de risco? Ex. Amigo que mora em área de risco(favela) posso visitá-lo e ficar tranquilo?

    • Jessica diz:

      Marcio, boa tarde!

      Se o motorista está dentro do perfil coberto pelo seguro, ele pode dirigir em qualquer região do Brasil estando com cobertura.
      Os seguros de automóvel de seguradoras regulares são de nível nacional.

      O CEP de risco pode ser o “CEP de per noite” (onde o veículo “dorme”) ou “CEP de circulação” (onde o veículo circula predominantemente). Não há problemas em circular em regiões diferentes do CEP de risco, desde que respeite esses critérios. Poderá haverá problemas, por exemplo, se o carro per noitar em um CEP diferente do que consta na apólice e for roubado neste CEP que não consta na apólice. Mas dirigir ocasionalmente em CEPs diferentes do CEP de risco da apólice não compromete a cobertura.

      Ficamos à disposição!

  4. Ana diz:

    Estou renovando seguro do carro. Na proposta está definido o condutor principal ( utiliza o veiculo por 5 ou mais dias na semana) e se residem com o principal condutor pessoa na faixa etária de 17 a 25 anos.
    Posso emprestar o carro para outra pessoa (maior de 25 anos) sem comprometer a cobertura do seguro?

    • Jessica diz:

      Ana, bom dia!

      Sempre recomendamos que dúvidas deste tipo sejam levadas ao corretor responsável pela apólice, pois ele terá acesso a todos os detalhes do perfil de risco (nós não temos por não sermos os corretores deste seguro).
      Entendemos que se na seguradora em questão a única pergunta referente a condutores secundários é referente a residentes entre 18 e 25 anos, então condutores de 26 anos ou mais poderão dirigir eventualmente. Porém reforçamos que é importante consular o corretor da apólice para checar se não há outras perguntas além desta, pois os perfis podem variar bastante de seguradora para seguradora e não temos como garantir que não há outra pergunta neste sentido sem vermos a apólice.

      Ficamos à disposição

  5. bati atras de um veiculo solicitamos PF uma viatura quando abordado o condutor do outro veiculo o patrulheiro fez a ocorrência do acidente mais atuou com uma multa por ele não esta usando óculos a multa e gravíssima segundo a lei. a proprietária do veiculo que nao estava no momento do acidente dias depois acionou a segura doura [porto seguro] e a mesma hoje mem colocou na justiça cobrando os dano ao veiculo dela. a algum artigo ou lei que eu possa usar sobre eles.

    • Jessica diz:

      Gilberto, boa tarde!

      Recomendamos que consulte um advogado, pois não trabalhamos com acessória jurídica de modo que infelizmente não temos como opinar neste caso.

      Será necessário responder ao processo judicialmente e solicitar a defesa de um advogado.

      Ficamos à disposição

  6. José diz:

    Boa noite Jéssica, meu carro foi roubado na sexta as 00:50. O carro estava em meu nome (filho, 27 anos) e cadastrado no meu endereço. O seguro estava em nome do meu pai e em outro endereço. O sinistro ocorreu em minha cidade e não na cidade onde meu pai mora porém são cidades próximas. Meu pai era o principal condutor e o seguro cobria condutores terceiros acima de 25 anos. Meu seguro é da Sulamérica. A pergunta é… na documentação, estou preenchendo todos os dados do veículo com o endereço onde eu (filho) moro e colocando corretamente meu nome como proprietário do veículo. Na autorização de pagamento entrou o nome do meu pai como segurado/autorizador e eu como beneficiário. Estou enviando todas as documentações dele e minhas requeridas e os comprovantes de residências dele e meu. Você acha que o seguro pode implicar pelo motivo do carro estar em meu nome e endereço e o sinistro ter acontecido próximo ao meu endereço ou não haverá problemas pois o seguro cobre condutores terceiros?

    • Jessica diz:

      José, boa tarde!

      Recomendamos que solicite instruções ao corretor de seguros do seu pai.

      Se o carro era usado majoritariamente por você e não por seu pai, e o sinistro ocorreu em sua posse, isso poderá gerar problemas com a seguradora.

      Ficamos à disposição

  7. ronaldo diz:

    emprestei meu carro a uma amiga de outra cidade que tem 24 anos. sou o condutor principal e não consta condutores eventuais com este perfil na apólice. Ela sofreu um acidente. A seguradora tem obrigação de pagar

    • Jessica diz:

      Ronaldo, bom dia!

      Se ela possui 24 anos e na apólice não consta cobertura para eventuais motoristas nesta faixa etária, a seguradora poderá se negar a indenizar o sinistro.
      Recomendamos que contate seu corretor de seguros para verificar como consta o perfil de risco em sua apólice para confirmar esta informação.

      Ficamos à disposição!

  8. Fernando diz:

    Bom Dia Jessica.
    Gostaria de saber, se o seguro cobre quem está com a CNH com pontos acima do permitido.
    Caso haja um acidente, e o condutor errado acionar o sinistro, o condutor com o veiculo correto terá que apresentar a CNH? Causará algum dano mediante ao seguro?
    att

    • Jessica diz:

      Fernando, boa tarde!

      Caso a CNH esteja regular, não há problemas em ter multas para efeito do seguro.
      Porém, se a CNH estiver suspensa ou cassada, isso poderá gerar pendências ou recusa em eventuais sinistros, sendo necessário recorrer judicialmente.

      No acionamento do seguro para terceiros, a seguradora poderá solicitar a CNH do terceiro.

      Ficamos à disposição!

  9. Eduardo Andrade diz:

    O seguro está no nome do meu pai, mas ele me emprestou o carro para lazer e aconteceu um acidente. No contrato do seguro diz que residentes da casa poderiam utilizar o veiculo uma vez na semana para lazer. O seguro irá cobrir o acidente? pode dar algum problema?

    • Jessica diz:

      Eduardo, bom dia!

      Se você não estiver na faixa etário de 18 a 25 anos e constar que residentes podem dirigir esporadicamente, não deverá haver problemas.

      Se você estiver na faixa etária de 18 à 25 anos é necessário que conste na apólice que residentes nessa faixa podem dirigir, pois se não a seguradora poderá negar a indenização conforme consta nas Condições Gerais.

      Ficamos à disposição

  10. Ludmilla Tiarini diz:

    Boa tarde, o pai de um amigo fez o seguro em seu próprio nome, pois o filho possui somente 26 anos. embora este seja o principal condutor. Foi informado, no contrato, que o veículo pernoitava na cidade do pai. Contudo, real condutor (o filho) se envolveu em um acidente e na hora de informar o ocorrido, disse ser ele o proprietário do veículo, informando a cidade onde realmente o carro pernoitava e informou ser ele o principal condutor, informação essa registrada pela seguradora e assinada por ele. Diante disso, a seguradora se nega a pagar o sinistro. Há alguma saída para esse caso? Desde já, obrigada, ;)

    • Jessica diz:

      Ludmilla, boa tarde!

      Não há saída, pois segundo as Condições Gerais do seguro qualquer mentira ou ocultação de informação no momento de responder o perfil de risco acarreta em perda do direito à cobertura, principalmente quando há agravamento do risco como foi neste caso.

      Ficamos à disposição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *