Seguro de automóvel cobre motor?

seguro de automóvel não cobre motorSaiba se o seguro de automóvel cobre ou não cobre problemas no motor!

Se você mesmo nunca teve um problema com o motor do seu veículo, certamente conhece alguém que já teve. O motor do carro pode apresentar defeitos de fábrica, panes elétricas, falhas mecânicas que nos pegam de surpresa. Uma das perguntas mais frequentes nessas horas é se o seguro de automóvel cobre problemas com o motor.

Neste artigo responderemos essa pergunta. Confira abaixo e aproveite para pedir sua cotação com a gente!

Cotação Seguro Carro – 2

Leia também:
“Como chamar guincho do meu seguro de carro?”
“Qual o prazo para indenização do seguro de automóvel?”

Motor tem ou não cobertura no seguro de carro?

O seguro de automóvel não cobre problemas no motor do carro, como por exemplo casos de motor fundido, defeitos mecânicos, problemas elétricos etc.

No geral problemas como esses ocorrem por duas possibilidades: 1) Defeito de fábrica ou 2) Falta de manutenção do veículo. Ambas as possibilidades fogem ao escopo das responsabilidades da seguradora: no caso de defeito de fábrica, é responsabilidade do fabricante; no caso de falta de manutenção, é responsabilidade do proprietário do veículo.

As Condições Gerais contém as cláusulas contratuais do seguro. Nelas as seguradoras costumam incluir cláusulas que exclui este tipo de problema, conforme você vê no exemplo abaixo:

Seguro não cobre problemas no motor

“E se num acidente o motor do meu carro for danificado?”

Aí a história é outra! Se o motor do seu carro foi danificado num acidente de trânsito, em uma colisão por exemplo, então haverá cobertura do seguro. Nesse caso, o seguro funcionará normalmente:

  • Em caso de perda parcial, você pagará a franquia e o seguro o restante dos custos de reparação do motor e todo o resto que precisar ser consertado. (Para saber mais sobre o que é perda parcial, clique aqui!)
  • Em caso de perda total, você não pagará franquia e receberá indenização integral do seguro. (Para saver mais sobre o que é perda total, clique aqui!)

“E se foi defeito de fábrica?”

Como dissemos, não há cobertura do seguro em casos de problemas no motor em decorrência de defeitos de fábrica. Contudo, se é o seu caso o primeiro passo é contatar a concessionária onde comprou o veículo e o fabricante, exigindo reparação do motor e/ou troca nos casos mais graves.

Seguro pode ajudar em caso de pane mecânica ou elétrica

O seguro de automóvel pode ajudar em casos de pane. Apesar de o seguro não cobrir o motor em casos assim, é possível solicitar assistência de guincho para remover o veículo. Apesar de menos comum, algumas seguradoras também oferecem carro reserva por 3 dias para casos de pena mecânica ou elétrica – verifique em sua apólice se existe este benefício.

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

78 respostas para Seguro de automóvel cobre motor?

  1. Robson Marcelino diz:

    Bom dia.

    Por exemplo no caso de buracos nas ruas, o que é bem comum hoje em dia, o seguro cobriria normalmente o dano causado pelo impacto do veiculo no buraco?

    Outro exemplo, estou viajando numa rodovia movimantada atras de outro veiculo, uma pedra atinge o radiador do meu carro causando vazamento do fluido e posteriormente quebra do motor, nesse caso o seguro cobriria?

    Obrigado.

    • Jessica diz:

      Robson, boa tarde!

      No caso de danos decorrentes de buracos, pedras, galhos na pista é possível acionar o seguro desde que os custos de reparo atinjam a franquia. Neste caso o segurado paga a franquia e a seguradora a diferença acima da franquia.

      No caso de o dano desencadear vazamento de fluido, havendo ciência do vazamento é importante parar o veículo imediatamente e solicitar o guincho do seguro. Isso porque se o seguro constatar que o motorista continuou seguindo mesmo ciente do vazamento será considerado agravo do risco e as consequências do vazamento não terão cobertura.
      Se, por outro lado, não havia ciência do vazamento, mencione o fato na abertura do sinistro.

      Recomendamos que solicite ajuda de seu corretor para fazer a abertura do sinistro na seguradora.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal!
      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  2. Taisa diz:

    Estou viajandona rodovia derrepente passei em cima de um pau na pista fui olhar ele entrou dentro da parte onde gica o radiador o seguro cobre esse tipo de mecanica

    • Jessica diz:

      Taisa, boa tarde!

      Na sua pergunta anterior não constava o detalhe do galho.
      Quando há buracos na pista, galhos ou pedras que causam o dano ao veículo é possível acionar o seguro desde que o custo do reparo atinjam a franquia.
      Neste caso a senhora pagará a franquia e o seguro a diferença.

      Atenciosamente,

  3. Taisa diz:

    Ola se eu estiver viajando derrepende o meu carro quebra o radioador o seguro cobre

    • Jessica diz:

      Taisa, boa noite!

      O seguro auto não cobre custos de manutenção do veículo.

      Ele cobre a troca de peças somente dentro dos riscos previstos na apólice, como colisão, enchente, roubo etc.

      Contudo, como a senhora está viajando, poderá solicitar a assistência 24h de guincho para rebocar o carro até uma oficina.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal!
      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  4. Fabio diz:

    Ola, estou comprando um carro e um dos o airbags, disparou, o carro foi reparado, mas o airbag não foi substituído.
    Se eu mandar arrumar consigo fazer seguro deste carro?

    • Jessica diz:

      Fábio, bom dia!

      Acredito que sim. O ideal é fazer algumas cotações informando o chassi e placa para que as seguradoras decodifiquem e ter certeza se haverá aceitação ou alguma limitação do percentual de cobertura garantido.

      Como cada caso é bastante particular, há diversos fatores que influenciam a aceitação ou recusa na contratação do seguro, por isso apenas fazendo as cotações para se certificar.

      Apoie nosso projeto! :)
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://youtu.be/-RSoGYtJ0As

      Atenciosamente,

  5. Sandro Marcio Brito Rodrigues diz:

    Colisão em Via Vicinal. estrada estreita, colisão entre VLc que seguiam em sentido opostos, seguradora pode determinar culpa concorrente….

  6. Sandro Marcio Brito Rodrigues diz:

    Por falta de Manutenção caminhão segurado perdeu o freio e colidiu contra residencias e automóvel de Terceiro tem cobertura……

    • Jessica diz:

      Sandro, boa noite!

      Dependerá da análise da seguradora. Se ela considerar que a falta de manutenção era de conhecimento do proprietário do caminhão e não foi feita conscientemente, ela pode entender que houve agravo do risco e negar a indenização do sinistro.
      Por outro lado, se ela entender que se tratou de uma fatalidade ou uma falha “inconsciente” poderá indenizar. É um caso complicado e por isso se houver algum entrave o ideal é buscar a instrução de um advogado.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube :D
      Assista aqui: https://youtu.be/w0BR45U-pB8

      Atenciosamente,

  7. Luciano diz:

    Jéssica, bom dia!

    No caso de um veículo roubado e encontrado após alguns dias com o motor e algumas outras partes danificadas, o seguro é obrigado a cobrir os reparos?

    Saberia me dizer se a seguradora é obrigada a fazer os reparos com peças originais?

    Obrigado pela ajuda!

    Luciano.

    • Jessica diz:

      Luciano, boa tarde!

      O seguro irá cobrir dentro da cobertura de perda parcial, mediante pagamento da franquia obrigatória. Você pagará a franquia e a seguradora pagará a diferença.

      As grande maioria das seguradoras prevê nas Condições Gerais que usará peças novas e originais. É necessário verificar nas Condições Gerais de sua seguradora se a mesma prevê esta regra, que é a mais comum e, a meu ver, correta para maior garantia ao segurado.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube: assista aqui! :)

      Atenciosamente,

  8. Marco diz:

    Jessica boa tarde!
    Hoje eu li uma material que demonstra inumeros furtos de veiculos para retirada somente do módulo de injeção eletronica, isso me chamou atenção o seguro cobre esse?

    • Jessica diz:

      Marco, boa tarde!

      Os ladrões não param de inovar! Terrível!

      Preciso confirmar esta informação, mas acredito que se ocorrer o furto e o veículo for encontrado sem a injeção eletrônica, será considerado perda parcial. Portanto o conserto estará coberto desde que atinja a franquia, sendo que o segurado paga a franquia e a seguradora a diferença acima disso.

      Vou confirmar se existe alguma cláusula de exclusão desse tipo de cobertura e atualizo aqui qualquer novidade.

      Atenciosamente,

  9. Ana patricia diz:

    Se os ratos me danificarem parte interna do veículo qual a cobertura do seguro que cobre esse dano? Obg

    • Jessica diz:

      Ana Patrícia, bom dia!

      Não há cobertura do seguro para este tipo de dano, pois ele não se enquadra dentro dos riscos cobertos nas Condições Gerais.
      A cobertura básica do seguro compreensivo garante proteção contra incêndio, colisão, roubo, raio, furto e danos da natureza (como enchentes, quedas de árvores, etc.).

      Ainda assim, caso deseje se certificar se não há cobertura, recomendamos que contate sua seguradora e abra um sinistro. A seguradora fará análise do ocorrido e informará se tem ou não aceitação dentro do contrato específico dela.

      Ficamos a disposição!

  10. josue diz:

    E se eu quizer na hora de assegurar o veículo, colocar motor e cambio, isso será possivel ?

    • Jessica diz:

      Josué, bom dia!

      Motor e cambio são itens originais de fábrica e por isso terão cobertura normalmente nos casos de colisões que venham a danificá-los.

      Não haverá cobertura para defeitos de fábrica ou problemas por manutenção, pois isso foge do função do seguro sendo de responsabilidade do fabricante e/ou proprietário. Para esse tipo de situação (defeitos, falhas etc) não há cobertura opcional no seguro.

      Quando precisar, peça sua cotação de seguro com a Muquirana Seguros Online :)
      Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *