Seguro de automóvel para aposentados é mais barato?

seguro de automóvel para aposentados é mais baratoDescubra se o seguro de automóvel sai mais barato para aposentados!

A aposentadoria é um assunto cada vez mais presente. Com o aumento da expectativa de vida cada vez mais brasileiros vem se aposentando por tempo de serviço e diversos direitos e produtos direcionados a esses cidadãos são mais demandados.

Pensando nesse novo cenário escrevemos este post explicando como o preço do seguro de carro pode ser influenciado pelos aposentados.

Afinal, o seguro de automóvel para aposentados é mais barato?

Cotação Seguro Carro - 2

Categoria profissional “aposentado” afeta pouco o preço do seguro

Cada seguradora tem um cálculo próprio de precificação do seguro, com diferentes pesos para as respostas do perfil de risco. No caso da categoria profissional isso não é diferente: algumas seguradoras perguntam qual sua profissão e outras não.

Sua categoria profissional pode influenciar o seguro de uma maneira positiva (concedendo descontos, como é o caso dos funcionários públicos) ou negativa devido ao aumento do risco (por exemplo profissionais que usam o carro para visitar clientes, como personel trainners ou carretos).

No caso dos aposentados, essa categoria pode garantir algum desconto em algumas das seguradoras. No geral é um desconto de valor mais baixo, porém sempre bem-vindo.

A influência mais forte da aposentadoria no preço do seguro está em outros fatores, como veremos a seguir:

O que realmente influencia o preço do seguro:

Idade

Uma das coisas que mais encarece o seguro é a faixa etária do condutor principal do veículo. Quanto mais novo o motorista, mais caro o seguro pois há forte relação entre o índice de sinistralidade (principalmente colisões) e o pessoal mais jovem, principalmente homens.

Como a grandíssima maioria dos aposentados já acumulou alguma velinhas no bolo de aniversário, o seguro acaba sendo mais barato que a média do mercado.

Utilização do veículo

Além da faixa etária, há ainda outro fato importante: na grandíssima maioria dos casos os aposentados não trabalham e não estudam e, portanto, não utilizam o carro para ir ao trabalho ou faculdade.

Além de garantir que o veículo ficará mais em casa, protegido, isso também influencia o preço do seguro pois o carro será utilizado apenas para passeio e, consequentemente, pelo fato de a quilometragem anual percorrida ser bastante baixa. A não ser nos casos dos aposentados mochileiros (que vem se multiplicando cada vez mais, colocando o pé na estrada!), para efeitos do seguro, ser aposentado acaba significando que o carro estará menos sujeito a riscos.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *