Seguro de danos a terceiros no automóvel: como funciona?

Saiba como funciona o seguro de danos a terceiros no seu seguro de automóvel!

A cobertura de danos a terceiros é tão importante quanto a proteção do seu próprio veículo no seguro de automóvel. Quem já precisou usar sabe o quanto ela ajuda a economizar quando, por acidente, batemos no carro de outra pessoa. Pensando nisso escrevemos este artigo explicando como funciona 1) a cobertura de danos a terceiros dentro do seguro de automóvel compreensivo (“total”) e 2) o seguro somente de terceiros.

Seguro somente terceiros é barato e tem Assistência 24h:
saiba mais aqui!

Abaixo você confere o passo a passo . Se tiver dúvidas, escreva nos comentários para podermos ajudá-lo! Aproveite também para pedir sua cotação de seguro conosco.

Cotação Seguro Carro – 2

Vídeos sobre cobertura de terceiros
para causadores e vítimas

Antes de começarmos este post, gostaria de deixar a dica de dois vídeos nossos sobre este assunto. Se não quiser assistir, basta continuar lendo o texto ;)

Cobertura de terceiros: 10 principais dúvidas dos SEGURADOS-CAUSADORES

Cobertura de terceiros: 10 principais dúvidas das VÍTIMAS

Como funciona o seguro de danos a terceiros?

O seguro de danos a terceiros pode ser 1) uma cobertura opcional dentro do seguro total, ou seja, quando você vai contratar o seguro para seu carro você escolhe qual cobertura quer para danos a terceiros ou 2) um seguro específico somente para danos a terceiros, com cobertura única e exclusiva para este tipo de dano.

Abaixo explicamos os tipos de cobertura de danos a terceiro e como funciona o pagamento da indenização caso precise usar. As informações valem tanto para a cobertura de terceiros do seguro total quanto para o seguro somente de terceiros.

Tipos de danos a terceiros no seguro de automóvel

Os danos a terceiros podem ser de dois tipos:

  • Danos Materiais: Chamada de “RCF-V Material” esta cobertura garante que se o motorista segurado acidentalmente colidir com outro veículo, objeto ou local de propriedade de outra pessoa, a seguradora cobrirá os prejuízos até o limite máximo contratado na apólice;
  • Danos corporais: Chamada de “RCF-V* Corporal” esta cobertura garante que se o motorista segurado acidentalmente atingir uma pessoa, por exemplo pedestre ou ciclista causando um atropelamento, a seguradora cobrirá prejuízos até o limite máximo contratado na apólice.

*RCF-V quer dizer “Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos”.

A cobertura mínima aceita pelas companhias em ambos os tipos é de R$50.000, mas particularmente recomendamos sempre um mínimo de R$100.000. A diferença no preço do seguro costuma ser pouca e lhe garantirá uma proteção muito maior.

No caso dos danos materiais é importante pensar no risco de engavetamentos, que poderá lhe tornar responsável pelos prejuízos de diversos carros; risco de colisão com carros importados e de alto valor; risco de colidir com estabelecimentos ou bens como postes (acreditem, postes custam caro). Tudo isso pode parecer improvável, mas são riscos mais comuns do que se imagina. Portanto considere sempre a opção de $100.000 ou mais para cobertura de danos materiais a terceiros.

Já para danos corporais é ainda mais importante considerar um valor cobertura mais alto. No caso de lesão corporal ou morte de terceiro no trânsito, a indenização a ser paga pode facilmente ser exorbitante. Por isso é fundamental contratar uma cobertura de danos corporais a terceiros de valor significativo. $100.000 é apenas um bom começo, mas se puder considere cobertura ainda maior para este risco.

Cobertura de danos a terceiros não tem franquia

Não há franquia para a cobertura de terceiros. As seguradoras costumam prever franquia de terceiros somente para veículos do tipo ambulância, viaturas policiais e carros forte – o que muito provavelmente não é o caso de você que está lendo este post. Para veículos “normais”, inclusive motos e caminhões, os contratos de seguro não preveem franquia para terceiros.

Isso significa que se você acionar sua cobertura de terceiros para a vítima, não terá nenhum outro custo além do preço já pago pelo seguro. Você apenas perderá uma classe de bônus na renovação do seu seguro.

A franquia é obrigatória somente se você optar por usar seu seguro para consertar seu próprio carro. Sabendo disso, se você não quer pagar a franquia ou o conserto do seu carro não chegou a atingir a franquia, você pode optar por acionar o seguro somente para o conserto do carro do terceiro. Não existe obrigatoriedade de acionar o seguro para seu carro para poder acionar a cobertura para o terceiro.

O seguro sempre cobrirá o dano causado a terceiro?

Muitas pessoas nos perguntam se o seguro sempre pagará o dano ao terceiro ou se há situações em que a seguradora pode negar o pagamento.

O pré-requisito básica para haver cobertura é que os danos ao terceiro tenham sido causados pelo segurado. Ou seja, se a culpa não tiver sido do segurado, os prejuízos das demais pessoas não serão cobertos pelo seguro do segurado.

Para que os danos sejam considerados de responsabilidade do segurado, é importante ressaltar algumas coisas:

  1. É necessário que o segurado assuma a culpa. Mesmo que a culpa seja obviamente dele, se ele se negar a usar a cobertura de terceiros a seguradora não tem autonomia para pagar a indenização sem autorização e nem pode obrigar o segurado a fazer isso.
  2. A análise da seguradora precisa concluir que foi culpa do motorista segurado. Se o segurado assumir a culpa mas a análise da seguradora concluir o contrário, ela poderá negar cobertura.
  3. O seguro cobrirá os danos ao terceiro até o limite máximo da indenização contratada na cobertura de terceiros do seguro de carro. Se os custos do terceiro ultrapassarem o limite contratado, o excedente fica a cargo do responsável pelo acidente.

Como funciona o pagamento da indenização na cobertura de terceiros?

Para o terceiro receber a indenização do seguro do responsável pelo acidente, é necessário abrir um sinistro na seguradora como terceiro. Serão solicitados alguns documentos pessoais, documentos do veículo e orçamento do conserto da oficina.

Sendo constatada perda parcial, passível de conserto, a seguradora pagará o conserto diretamente para a oficina. Vale ressaltar que em oficinas referenciadas a garantia do serviço é dada tanto pela oficina quanto pela seguradora. Já em oficinas de livre-escolha do terceiro, a garantia é somente da oficina (sem responsabilidade da seguradora) e é necessário haver entre seguradora e oficina sobre os valores do orçamento.

Por outro lado, se for constatada perda total, a seguradora pagará indenização integral. Como não há cláusula contratual que determine qual referência a seguradora deve usar para indenização integral de terceiros, ela poderá propor ao terceiro pagar o valor da Tabela FIPE ou conforme pesquisa de mercado feita pela seguradora. Sobre este assunto recomendamos este post: “Seguradora pode recusar pagar Tabela FIPE?”

Seguro somente de terceiros

Existe uma opção de seguro simplificado que é bastante procurada por proprietários de carros antigos ou de difícil aceitação nas seguradoras, como carros off road ou carros blindados com mais de 05 anos. É o seguro somente de terceiros. E

le funciona exatamente como a cobertura que descrevemos acima. A diferença para o seguro total em termos de cobertura é que não haverá cobertura para o carro do próprio segurado.

Nosso seguro somente de terceiros é muito mais barato, não precisa de perfil de risco, não precisa fazer vistoria e ainda tem Assistência 24h! É uma ótima oportunidade para quem não quer abrir mão de segurança no trânsito, mas precisa economizar.

Se você deseja um seguro somente para terceiros + assistência 24h, clique aqui!

Se você deseja um seguro total, clique abaixo:
Cotação Seguro Carro

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

1.234 respostas para Seguro de danos a terceiros no automóvel: como funciona?

  1. Davi freitas diz:

    olá boa tarde!
    eu sou o terceiro,eles estão consertando o carro e tudo mais, mas a oficina não cumpriu o prazo que eles tinha previsto, pela segunda ves, eles mudaram o dia de entrega do meu carro.ja tem 22 dias.e o prazo era 20 dias.

    • Jessica diz:

      Davi, bom dia!

      Se a oficina é referenciada da seguradora, recomendamos solicitar o motivo da postergação do prazo e abrir uma reclamação na seguradora junto ao SAC e, se necessário, posteriormente na Ouvidoria.
      Se a oficina for de livre-escolha e não referenciada, a seguradora não tem responsabilidade sobre os prazos, sendo necessário reclamar diretamente com a oficina.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Un981axvGxg

      Atenciosamente,

  2. Valdir Oliveira diz:

    Sou o terceiro,,, a seguradora pagou tabla fip da minha moto.. mas fiquei com sequelas do acidente pois vou ficar no minimo 6 meses sem trabalhar”’ fratura exposta braço…cirurgia” e não contribuia com o inss,,,, assim não terei renda,, a seguradora disse que eu não tenho mais nenhum direito além do veiculo recebido,,mas na apolice do segurado consta danos até 100 mil a terceiros..e ai amiga,, eu tenho direito? por favor,,aguardo resposta …obrigado…

    • Jessica diz:

      Valdir, bom dia!

      Primeiramente lhe desejamos uma boa recuperação!

      O primeiro passo é o senhor acionar o seguro obrigatório, DPVAT, para receber o reembolso de despesas médico-hospitalares. Se sua invalidez for constatada como permanente, também há indenização.

      O segundo passo é contatar o causador e o corretor de seguros da apólice dele, e informar sobre os danos físicos decorrentes do acidente. Solicite para que seja feita abertura de um sinistro de danos corporais, para reembolso de despesas médico-hospitalares e indenização pela perda de renda. A seguradora deverá solicitar alguns documentos, por exemplo comprovante de renda, laudo médico etc. A aceitação dos pedidos estará sujeita à análise da seguradora, que poderá propor um acordo ou então recusar indenização. Neste último caso, recomendamos consultar um advogado para recorrer judicialmente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Un981axvGxg

      Atenciosamente,

  3. lucimari diz:

    Boa noite Jessica bateram no meu carro só q o segurado mentiu p seguradora e agora eu como terceiro recebo?

    • Jessica diz:

      Lucimari, bom dia!

      Se o segurado não assumir a culpa ou passar informações incorretas para a seguradora sobre como ocorreu a colisão, não haverá cobertura para o terceiro.
      Recomendamos primeiramente conversar amigavelmente com o causador solicitando que ele retifique as informações junto a seguradora e assuma a culpa, para que a cobertura de terceiros possa ser usada. Se mesmo após esta tentativa não houver acordo da parte dele, recomendamos levar às Pequenas Causas ou buscar ajuda de um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Un981axvGxg

      Atenciosamente,

  4. Cesar Degani diz:

    Jéssica, boa tarde, me envolvi em um acidente, onde foi constatado a culpa do outro condutor. Entrei em contato com a seguradora dele como terceiro, fiz todo o procedimento burocrático, levei o carro para vistoriar em uma oficina indicada por eles. Recebi o orçamento no valor de 6.355,00. Logo após a seguradora entrou em contato para fazer um “acordo” e me pagar um valor 4.800,00 para que eu arque com os custos do veículo. Disse que pensaria e retornaria, nesse meio tempo consultei várias pessoas que tiveram algum tipo de problema similar, e nenhum deles nunca nem ouviu falar desse tipo de acordo. O que devo fazer ? Estou com medo de estar sendo enrolado.
    Att.

    • Jessica diz:

      Cesar, bom dia!

      Realmente este procedimento é incomum. Como o senhor está entrando como terceiro no seguro do causador, não há franquia e, portanto, o procedimento padrão seria a seguradora pagar os custos totais da reparação nem nenhum ônus ao senhor.
      Existem situações nas quais a seguradora propõe acordo, porém para situações muito específicas. Por exemplo quando o veículo do terceiro é antigo ou não possui peças novas e originais no mercado, de modo que daria perda total mesmo sendo passível de conserto. Aí a seguradora propõe ao terceiro arcar com parte dos custos e se responsabilizar pelas peças. Mas como dissemos, é uma situação bastante específica para carros antigos ou com falta de peças.

      Recomendamos primeiramente verificar se a seguradora do causador é regular e devidamente cadastrada na SUSEP. Explicamos como fazer esta consulta neste vídeo.
      Se for uma seguradora regular, recomendamos solicitar o motivo de não cobrirem integralmente o conserto e, se insistirem neste caminho, abrir uma reclamação no SAC e posteriormente na Ouvidoria.
      Já se for uma seguradora irregular, ou associação ou cooperativa, recomendamos fazer uma denúncia à SUSEP e buscar um acordo. Também vale a pena consultar um advogado neste caso.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  5. Jefferson diz:

    Jessica, boa noite, Me envolvi em colisão na qual eu motociclista durante o transito parado tive como opção fazer passagem por um corredor ultrapassando pela direita. Quando um veículo veio a abrir a porta e vim a colidir na porta do terceiro. Como não houve danos ao meu veículo e sim do terceiro e por fazer tal ultrapassar pela direita acho que a culpa foi minha, assim acionei a Associação na qual tenho seguro para cobrir os danos somente do terceiro. A resposta uma semana após a vistoria para abertura foi a negação. A seguradora está certa ou não ?

    • Jessica diz:

      Jefferson, bom dia!

      Trabalhamos somente com seguradora regulamentadas pela SUSEP, por isso não temos informações sobre quais os procedimentos e regras de associações ou cooperativas.
      Nas seguradoras regulares, a cobertura de danos materiais a terceiros pode ser usada sempre que o segurado se considera culpado e a análise da seguradora também conclui culpa dele pelas circunstâncias da colisão.
      Recomendamos solicitar à empresa o motivo da recusa e verificar junto a um advogado o que pode ser feito.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  6. Elias Araujo diz:

    sofri um acidente de moto…onde a condutora assumiu a culpa e tem seguro,mas minha moto foi recolhida por estar interditando a via…e pelo fato que eu fui levado pelo resgate.
    Gostaria de saber se o seguro dela cobre essas despesas ou sou eu que tenho que bancar?
    (A documentação da moto estava toda em dia).

    • Jessica diz:

      Elias, boa tarde!

      Recomendamos informar o causador sobre estes custos e solicitar para que seja incluso a solicitação do ressarcimento destes valores dentro da cobertura de danos materiais a terceiros do seguro dele. A solicitação estará sujeita à análise da seguradora. Se houver recusar de lhe ressarcir este valor, recomendamos negociar diretamente com o causador.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  7. Sidney diz:

    Bateram no meu carro só q o carro não tá no meu nome o recibo está com o ex proprietário ai chamei a seguradora p um acordo eles aceitaram me pagar o acordo de 8.900 .só q tenho q levar a nota fiscal depois q eu arrumar o veículo. Mas as oficinas so p arrumar. O veículo querem a metade do valor .e eu não tenho .o dinheiro oq fazer

  8. Ivan chagas diz:

    Meu pai se envovlveu num acidente de tránsito. Sendo ele o causador do acidente. O carro que ele colidiu deu perda total. A seguradora mandou uma carta em forma de notificação extra judicial informando que ele deveria arcar com todas as dispesas do sinistro. É legal essa ação da seguradora?

  9. Jaara diz:

    Bom dia, entou com um processo de sinistro em aberto, sou terceira, a empresa segurada assume a culpa pelo acidente, mas a seguradora se recusa a pagar pois no boletim de ocorrência o motorista da carreta não assumiu a culpa. O que devo fazer nesse caso,pq não entendi o posicionamento da seguradora já que a empresa que paga o seguro já assumiu a culpa e libera o pagamento do conserto.

    • Jessica diz:

      Jaara, boa tarde!

      Para que a cobertura de terceiros possa ser acionada é necessário que o motorista segurado assuma a culpa e a análise da seguradora do acidente confirme culpa do segurado. Como no Boletim de Ocorrência o motorista informou não ser culpada, a seguradora poderá se ater a esta informação, mesmo que a empresa diga o contrário. Por conta disso recomendamos primeiramente conversar com a empresa segurada para que conversem com o motorista e façam retificação da informação que consta no B.O. e informem a seguradora sobre isso.
      Se isso não for possível ou se a seguradora mantiver a recusa mesmo após este procedimento, recomendamos consultar as Pequenas Causas ou advogado para buscar reverter a situação judicialmente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  10. Ricardo diz:

    Olá bati com a moto em uma pessoa que crusou uma avenida sem olhar para lado nenhum a seguradora dela informou que pelos preços das peças que vai por da perca total da moto agora é possível eu continuar com minha moto e arrumar particular eles pagam algum valor por isso ou não

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *