Seguro de lucros cessantes: como funciona a indenização?

seguro de lucros cessantes como funciona indenizaçãoSaiba como funciona a indenização do seguro de lucros cessantes!

Texto de Tarciza Dalcol
(sócia-proprietária da Muquirana Seguros Online)

O seguro de lucros cessantes é extremamente importante para quem possui uma empresa. Em situações de risco (incêndio, alagamento etc.) que geram perda parcial ou total de lucros por determinado período tem na cobertura de lucros cessantes uma garantia de respaldo financeiro mesmo se a empresa tiver que suspender as atividades financeiras temporariamente.

Neste artigo, você aprende os principais pontos sobre como funciona a indenização do seguro de lucros cessantes. Você também confere outros posts que se aprofundam nesse tipo de cobertura de seguro. Confira e escreva suas dúvidas nos comentários! Aproveite e peça também sua cotação de seguro empresarial!

O que é e como funciona o seguro de lucros cessantes?

Se você não sabe o que é e como funciona em linhas gerais o seguro de lucros cessantes, recomendamos que lei este post como introdução ao assunto: “Seguro de lucros cessantes: o que é e como funciona?”

Com essas informações, fica fácil entender todo o resto. Abaixo você confere como é feita a indenização.

Em caso de sinistro,
como é feita a indenização do seguro de lucros cessantes?

Sempre respeitando que o fato gerador do prejuízo seja o dano material previsto na cobertura básica, a aferição dos prejuízos causados pela paralisação parcial ou total das atividades da empresa se dará pela avaliação do “Lucro Bruto” produzido pelos “bens danificados por evento coberto” e devidamente apresentado nos relatórios contábeis exigidos como base para sua contratação.

Mais detalhadamente, o Lucro Bruto aceito na cobertura de Lucros Cessantes corresponderá ao Lucro Líquido que o segurado deixou de ter em virtude da paralisação somado às despesas fixas (aquelas que a empresa terá que realizar mesmo sem ter receita para financiá-las).

*Obs: O Lucro Líquido é o resultado da diferença entre o total das receitas e o total das despesas mais custos realizados para gerar essas receitas, ou seja, é o resultado diretamente gerado pelas atividades operacionais da empresa, livres de rendas de capital e as despesas tributáveis.

Peça já sua cotação de seguro empresarial!
Faça-já-cotação-do-seu-seguro-de-automóvelatendimento@muquiranaseguros.com.br
(19) 3304 9920

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

6 Responses to Seguro de lucros cessantes: como funciona a indenização?

  1. ELIZIOMAR ARAUJO diz:

    boa noite, por gentileza me tire uma duvida, sou terceiro e dei entrada no lucro cessantes no Bradesco, e me pediram o prazo de um (01 mês ) e lembrando que já chegando no 02 mês, e ate o momento eles não me deram uma posição a respeito do assunto, ou seja, a minha pergunta é QUAL O PRAZO MAXIMO QUE UMA SEGURADORA TEM PARA AVALIAÇÃO E LIBERAÇÃO DA SOLICITAÇÃO DO LUCRO CESSANTES.

    • Jessica diz:

      Eliziomar, boa tarde!

      Peço desculpas pela demora em responder, recebemos muitas dúvidas e só estou conseguindo finalizar agora!

      A SUSEP prevê prazo de 30 dias para pagamento da indenização, contados da data de entrega de toda documentação.
      Enquanto não é liberada a lista de documentos, não começa a contar o prazo. Mas isso não exclui o bom senso: É necessário que trabalhem com um prazo aceitável para informar se houve aceitação ou recusa da cobertura. De nossa experiência, o prazo médio para análise é de 15 dias. Pode demorar mais quando o sinistro entra em sindicância, mas não podemos afirmar se é este o seu caso.

      Por isso recomendamos solicitar ajuda do corretor responsável pela apólice para verificar o motivo da demora num parecer da seguradora. Se não houver justificativa plausível e não for possível conseguir uma posição, é recomendável buscar instrução de um advogado ou das Pequenas Causas.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/yx53w16XnbY

      Atenciosamente,

  2. Carlos Eduardo diz:

    Boa noite,sou funcionário público federal e ultiliso o meu veículo para ir trabalhar e também trabalho como parceiro Uber.Porém,estou à mais de dois meses com o veículo parado por conta da seguradora(associação) para consertar. Enfim,como posso requerer o seguro do lucro cessante?

    • Jessica diz:

      Carlos, boa noite!

      Se o senhor está acionando seu próprio seguro para os reparos, seria necessário ter cobertura de lucros cessantes contratada previamente. Sem a contratação da cobertura de lucros cessantes, não há garantia deste tipo de situação para o segurado. Vale ressaltar que em princípio as seguradoras oferecem cobertura opcional de lucros cessantes somente para táxis.

      Se o senhor foi vítima e está entrando como terceiro no seguro do causador, é possível tentar solicitar os lucros cessantes por meio da cobertura de danos materiais a terceiros. Neste caso a seguradora deverá solicitar alguns documentos para análise, dentre os quais comprovante de renda vinculado a atividade exercida com o carro. A solicitação estará sujeira a análise. Se eventualmente não houver acordo sobre valores ou ocorrer recusa, recomendamos buscas as Pequenas Causas ou recorrer judicialmente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  3. Elimar diz:

    Olá boa tarde a alguns dias atrás tive um acidente com um caminhão onde fui coberto pelo seguro do outro ;involvido no acidente, fiquei parado na oficina uns 30 dias , fui informado pelo seguro que receberia os dias do meu carro parado o chamado ( lucro cessante ) , como funciona e como dar entrada nesse processo , uma vez que li sua matéria mas não entendi claramente : o que vou requerer e o valor bruto mensal ou por exemplo se faço 20.000 bruto no mês mas gasto 10 .000 com despesas … Ai vem a duvida peço os 20 ou os10 e bruto ou livre , to aguardando sua resposta desde já agradeço .

    • Jessica diz:

      Elimar, boa tarde!

      Este post no qual o senhor escreveu o comentário explica como funciona a cobertura de lucros cessantes nos seguros empresariais. Para o seu caso, que trata-se de veículo, recomendamos a leitura deste outro post: “Cobertura de lucros cessantes: diferencial no seguro de táxi”. Mesmo que você não seja taxista, como é terceiro e utiliza o carro como meio de trabalho, as informações também servem para você.

      No caso de lucros cessantes para veículos, a seguradora solicitará seus comprovantes de renda observando qual o valor médio das diárias. Com base nisso, pagará pelos dias acordados com você e de acordo com uma tabela de limites da própria seguradora. Não condições gerais que tratam sobre a cobertura de lucros cessantes para veículos não há menção a lucro bruto ou lucro líquido, mas apenas às diárias conforme comprovante.

      Quando for fazer o seguro para seu carro, peça uma cotação conosco: clique aqui!

      Ficamos a disposição!

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *