Seguro de vida mulher: quais as coberturas indispensáveis?

Confira quais as coberturas do seguro de vida mais importantes para mulheres!

As mulheres vem assumindo um papel cada vez importante na sociedade: Há aquelas que são mães/avós, com papel central no vida familiar no cuidado com os filhos, netos ou outros dependentes. Há aquelas que estão assumindo cada vez mais espaço no mercado de trabalho, em alguns casos se tornando a principal fonte de renda e sustento da casa. Qualquer que seja o papel da mulher na sociedade, é fato que ela é uma figura de extrema importância e por isso precisa se precaver de riscos que podem afetar tanto ela mesma quanto as pessoas dela dependentes. Nesse sentido o seguro de vida se torna extremamente importante para a mulher – é sobre ele que falaremos hoje.

É preciso atenção neste assunto. O seguro de vida tem limite de idade para poder ser contratado, assim como não pode ser contratado depois que o acidente ou diagnóstico de doença já ocorreu. Por isso é importante conhecer suas coberturas com cuidado e contratá-lo de forma consciente.

Vamos lá, mulherada? :)

Cotação Seguro Vida – 2

Seguro de vida é muito mais do que cobertura para morte

Quando falamos em “seguro de vida” a maioria das pessoas logo pensam… “MORTE!”.

O primeiro passo para entendermos a importância do seguro de vida para as mulheres é quebrar esse estigma, e para isso quero que guardem dois pontos essenciais no coração antes de iniciarmos:

  1. O seguro de vida cobre muito mais do que morte, sendo muito importante para a própria mulher em vida. Como veremos a seguir, o seguro de vida tem muitas coberturas extremamente importantes que podem ser usadas pela própria mulher diante de eventualidades insperadas que não necessariamente a morte. Veremos as principais e tenho certeza que você verá que são mais importante que a cobertura de morte ;)
  2. O seguro de vida cobre morte, sim senhora, e não podemos ter medo de tratar desse assunto. Sei que falar de morte é um assunto delicado e nem um pouco agradável… Mas se nós mulheres ocupamos papéis centrais na sociedade, não podemos deixar as pessoas que dependem de nós na mão caso venhamos a faltar. A cobertura de morte pode não ser a mais importante no seguro de vida (minha opinião), mas nem por isso deixa de ser extremamente importante quando se faz necessário. E precisamos saber lidar com isso com maturidade.

Estigma quebrado… vamos ao que interessa!

As coberturas mais importantes no seguro de vida
para a mulher

Nº 1: Cobertura para diagnóstico de câncer maligno

A meu ver a cobertura para diagnóstico de câncer maligno é a mais importante para as mulheres no seguro de vida, pensando principalmente no câncer de mama. Infelizmente são milhares os casos todos os anos. E felizmente vem aumentando a consciência em torno dessa doença o que permite o diagnóstico rápido e combate mais eficiente do câncer.

Em meu circulo de conhecidos tenho uma amiga cuja mãe teve câncer de mama. Ela superou a doença, com muita fé e força.  Mas não só isso: precisou de recursos para bons tratamentos, tanto quanto ela e sua família precisaram de tempo para esvaziar a mente e enfrentar o câncer com paz de espírito.

Infelizmente o câncer de mama não é o único que atinge as mulheres… Entre meus familiares vivi essa aflição com o diagnóstico de câncer maligno de minha avó. No caso dela foi câncer intestinal. Foi uma batalha enorme e até hoje me pergunto de onde aquela vovózinha tirou tanta força para contrariar todos os médicos que diziam que não teria como ela sobreviver.

Ambas essas mulheres tem papel fundamental em suas famílias. A mãe de minha amiga cuida de tudo na casa. Minha avó cuidava do meu avô (hoje falecido), assim como ainda cuida da casa e ajuda seus irmãos e sobrinhos.

São alguns exemplos que vi ou vivi na pele, em que o tratamento da mulher ultrapassou ela mesma, afetando toda a família em termos emocionais e financeiros. Tenho certeza que você também tem sua história ou a de alguém conhecido. E é exatamente exatamente esse o motivo de eu considerar a cobertura de câncer maligno a mais importante no seguro de vida: é um risco que afeta a mulher em vida e exige muita força e paz. O seguro de vida dá a tranquilidade de estabilidade financeira nessa hora, seja para realizar algum sonho enrustido, seja para bancar custos que o plano médico (quando se tem) não cobre.

O seguro de vida com cobertura para diagnóstico de câncer maligno paga uma indenização que pode ser usada pela mulher, por exemplo, para a restauração da mama. Para aquelas que precisam adiar o sonho da primeira gravidez por conta da quimioterapia, a indenização pode ser usada para armazenar os óvulos e não abrir mão desses sonhos. Ou mais que isso: para fazer aquela viagem dos sonhos e enfrentar a doença com paz de espírito.

A indenização da cobertura para diagnóstico de câncer é metade do valor segurado da cobertura para morte. Por exemplo: se você faz um seguro de vida cobertura de morte no valor de R$100.000 a indenização para diagnóstico de câncer será metade disso, ou seja, R$50.000.

nº 2: Cobertura para invalidez permanente

A cobertura de invalidez permanente também é muito importante. Ela garante indenização caso a mulher sofra um acidente e perca total ou parcialmente a capacidade de exercer seu trabalho.

Para as mulheres que são fonte de renda para a família essa cobertura é indispensável, pois caso ela fique impedida de trabalhar não só ela como toda sua família poderá passar por grandes apuros financeiros.

Mas não é só para as chefes de família que essa cobertura importa… Para as mulheres que exercem tarefas domésticas em casa essa cobertura é igualmente importante. Se ela não puder mais ajudar com a casa por conta de uma invalidez, quem fará essas tarefas? Será necessário contratar alguém, implicando em custos antes inexistentes.

Assim como a cobertura de câncer maligno, a cobertura de invalidez está aí para cobrir riscos que a mulher corre em vida.

Agora sim podemos falar da cobertura de morte

Agora que mostramos que o seguro de vida lhe protege em vida, podemos falar da cobertura de morte sem que você caia na tentação de achar que o seguro de vida é só isso. E lembra do nosso combinado? Nada de medo de tocar nesse assunto! Vamos a fundo, pois é muito importante lidar com o risco de morte de forma responsável para não colocar as pessoas que dependem de nós em apuros.

Para as mulheres que são fonte de renda da família, a cobertura de morte é tão importante quanto às outras duas que mencionamos acima. Isso porque a indenização do seguro de vida garantirá que a família terá recursos para se restabelecer financeiramente após a perda da principal fonte de renda da casa. Famílias que não pensam nisso passam grandes apuros diante da morte da mãe ou avó que antes era a provedora da casa, pois ficam abaladas emocionalmente ao mesmo tempo em que deixam de ter recursos.

Para proteger sua família ou dependentes desse tipo de situação é imprescindível fazer um seguro de vida com cobertura de morte com um valor que equivalha a sua renda mensal multiplicada por pelo menos 6 vezes, pois isso significará que na sua falta sua família terá recursos para se restabelecer em até 6 meses.

Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida, não se acanhe em perguntar! Peça também sua cotação de seguro de vida conosco e se proteja ;)

Cotação Seguro Vida

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Uma resposta para Seguro de vida mulher: quais as coberturas indispensáveis?

  1. Pingback:Seguro de vida é herança? | Muquirana Corretora de Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *