Seguro e concessionária: o que fazer quando não dá acordo?

Veja dicas de como proceder quando não há acordo entre seguro e concessionária para reparo de veículo zero km dentro da garantia do fabricante!

Quando o veículo está na garantia de fábrica é necessário que reparos da parte mecânica e/ou elétrica sejam feitos em concessionária para que não ocorre perda da garantia. Como a grande maioria das oficinas concessionárias não fazem parte da rede referenciada das seguradoras, existem situações (ainda que excepcionais) nas quais não se chega a um acordo sobre serviços e orçamento.

No post de hoje separamos um vídeo com dicas sobre como proceder nessas situações.

Faça sua cotação de seguro de automóvel com a gente!

Cotação Seguro Carro – 2

Livre escolha do segurado não implica obrigatoriedade da seguradora em aceitar orçamentos acima da media de mercado

Antes de darmos um passo a passo de como proceder quando há desacordo entre seguradora e concessionária, é preciso ter em mente que os dois pontos abaixo são coisas diferentes:

Livre escolha do segurado: O segurado é livre para escolher uma oficina de sua confiança. Esta oficina pode ser não referenciada (“livre-escolha”) ou referenciada. A grande diferença entre as duas é que na oficina referenciada há garantia do serviço tanto pela oficina quanto pela seguradora, enquanto que na oficina de livre-escolha (dentre as quais estão as concessionárias não referenciadas) a garantia é somente da oficina. Outra diferença é que nas oficinas referenciadas costuma-se ter desconto na franquia e a liberação dos reparos tende a ser mais rápida já que oficina e seguradora atuam em parceria.

Obrigações da seguradora: A seguradora tem por obrigação contratual garantir a reposição do veículo segurado. Essa garantia não implica, necessariamente, que a seguradora deva acatar orçamentos acima da média do mercado. Por isso, quando existe uma distorção no orçamento de determinada oficina ou concessionária em relação aos preços praticados no mercado, a seguradora tem liberdade para negociar este orçamento com a oficina/concessionária.

Não há cláusula contratual que faça com que a seguradora deva acatar incondicionalmente orçamentos de concessionária. Por isso deve-se sempre ter em mente que as partes podem e devem negociar para chegar a um ponto comum.

Mas e se seguradora e concessionária não chegarem a um acordo?

No geral as negociações chegam a um senso comum e a seguradora libera o reparo pela concessionária normalmente. Porém há situações excepcionais em que elas não chegam a um acordo. No vídeo abaixo damos dicas de 03 passos que você pode seguir nesse cenário:

1) Solicite ajuda do corretor para intermediar a negociação entre oficina e seguradora;
2) Não chegaram a um acordo? Procure outra concessionária em sua cidade ou região, que seja referenciada ou então que seja mais flexível para negociações;
3) Não encontrou outra concessionária mais flexível? Pague a diferença do orçamento, guarde os comprovantes, e depois procure reaver este valor nas Pequenas Causas ou com ajuda de um advogado.

Mais detalhes no vídeo!

Faça sua cotação de seguro auto conosco!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *