Seguro franquia facultativa: o que é?

Saiba o que é seguro com franquia facultativa e se ela é obrigatória!

É comum o consumidor ter dúvidas sobre o que é a tal da “franquia facultativa” no seguro de automóvel. Afinal, se a franquia é obrigatória, como pode haver franquia facultativa? O que significa o termo “facultativo”? No post de hoje responderemos essas questões.

Faça sua cotação de seguro auto com a gente!

Cotação Seguro Carro – 2

Franquia é obrigatória em sinistros de perda parcial

Quando os danos sofridos são inferiores a 75% do valor do carro expresso na Tabela FIPE (ou determinado na apólice), será configurada perda parcial e, para fazer o conserto do veículo segurado por meio do próprio seguro, o segurado deverá pagar a franquia, enquanto a seguradora cobrirá a diferença acima da franquia. O pagamento da franquia é sempre obrigatório nessas situações de perda parcial.

Não há cobrança de franquia somente nos casos de perda total (danos acima de 75%), roubo ou furto sem recuperação, incêndio ou explosão. Também não há franquia quando o veículo entra como terceiro no seguro do causador, ao invés de acionar seu próprio seguro.

Se a franquia é obrigatória… como ela pode ser “facultativa”?

Pesquisando opções de seguro o consumidor poderá se esbarrar com o termo “franquia facultativa”. A palavra “facultativo” significa “optativo” ou “sem obrigação”. Aí surge a dúvida: se a franquia é necessariamente obrigatória, como ela pode ser também “optativa” e “sem obrigação”?

A confusão mora na escolha ruim de palavras.

A franquia facultativa nada mais é do que opções de franquia de valores diferentes da franquia básica.

Todo seguro de automóvel terá uma franquia básica, que também pode aparecer com o nome de “franquia normal”. O valor da franquia básica é o valor de partida, ou seja, o valor inicial de referência da franquia para determinado seguro.

A partir da franquia básica as seguradoras podem dar outras opções de franquia, por exemplo franquias menores (geralmente de 50% ou 25% do valor da franquia básica) ou franquias maiores (de 150% ou 200% da franquia básica). Essas diferentes opções de franquias são chamadas de franquias facultativas.

A ideia é que o consumidor tem a franquia básica como referência, mas pode optar/escolher por outras opções de franquias. Daí o nome “franquia facultativa”.

As franquias facultativas continuam sendo obrigatórias nos casos de sinistro parcial. É uma frase terrivelmente contraditória. Infeliz quem criou este nome.

Tipos de franquia facultativa

As franquias facultativas também podem aparecer com outros nomes, como por exemplo franquia opcional, franquia reduzida, franquia dobrada, etc. Abaixo listamos brevemente os tipos e nomes mais comuns:

  • Franquia básica, franquia normal, franquia obrigatório: vários nomes para a franquia básica, ou seja, aquela que servirá como referência para todas as demais franquias facultativas.
  • Franquia reduzida, franquia 50%: franquia facultativa que representa metade da franquia básica.
  • Franquia 25%: franquia facultativa que representa metade da metade (ou seja, 1/4) da franquia básica.
  • Franquia dobrada: franquia facultativa que representa o dobro da franquia normal.

Aproveite e faça sua cotação de seguro de automóvel conosco!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *