Seguro franquia reduzida HDI: como funciona?

Saiba como funciona o seguro de automóvel da HDI com franquia reduzida!

Neste post explicaremos como funciona a franquia reduzida no seguro de automóvel da HDI. Destacaremos como constam as regras da franquia nas cláusulas contratuais, exemplos do dia à dia e como a franquia reduzida aparece nisso tudo.

Se você tem seguro ou pretende contratar seu seguro na HDI, estas informações são muito importantes.

Faça sua cotação de seguro auto conosco!

Cotação Seguro Carro – 2

Franquia nas cláusulas contratuais da HDI

O primeiro ponto importante é entender que a proposta ou apólice do seguro são um resumo do contrato. As cláusulas contratuais, com detalhamento do funcionamento do seguro, constarão nas Condições Gerais. Elas devem obrigatoriamente ser disponibilizadas pela seguradora em seu site que, no caso da HDI, você confere aqui.

A HDI tem como diferencial ter Condições Gerais bastante claras, detalhadas e de fácil entendimento. Com relação à franquia, separamos abaixo as principais informações, assim como o trecho das cláusulas onde elas aparecem.

  • Quando é obrigatória: A franquia só é cobrada nos casos em que o seguro é acionado para consertar o veículo segurado. Não é cobrada nos sinistros de indenização integral. Para ser configurada perda parcial, os danos devem ser inferiores a 75% do valor do carro. Para ser sinistro de indenização integral os danos devem ser iguais ou superiores a 75% ou então roubo/furto sem recuperação.

    Exemplo 1:
    Um carro vale 100.000 reais e o orçamento para seu conserto após uma colisão foi de 80.000 reais. Dividindo 80.000 por 100.000 = 80%. Como 80% é maior que 75%, considerada perda total com indenização integral e sem pagamento de franquia.

    Exemplo 2: 
    Uma moto vale 50.000 reais e o orçamento dos reparos por uma batida ficou em 15.000 reais. Dividindo 15.000 por 50.000 = 30%. Como 30% é menor que 75%, é considerado perda parcial passível de conserto. O segurado poderá acionar o seguro para fazer o conserto mediante pagamento da franquia. Ele pagará a franquia e a seguradora cobrirá a diferença acima da franquia.
  • Itens de série: Danos ou roubo/furto exclusivos de itens de série são considerados como perda parcial e portanto passíveis de cobrança de franquia.

    Exemplo 3: Um determinado modelo de carro vem com kit multimídia de fábrica, dentro dos itens de série. O multimídia é furtado, enquanto demais itens do carro permanecem intactos. A reposição do multimídia poderá ser feita por meio do seguro mediante pagamento da franquia. O segurado pagará a franquia e a seguradora cobrirá a diferença.

  • Uma franquia por evento: Para cada evento de sinistro independente é cobrada uma franquia.

    Exemplo 4: Num dia o segurado se envolve numa colisão próximo a seu prédio danificando a lateral direita. No dia seguinte, quando está indo buscar o filho no colégio, se envolve em outra colisão, danificando a dianteira. São colisões independentes, por isso são considerados dois eventos independentes. Será cobrada uma franquia para o conserto da lateral direita (decorrente da colisão 1) e outra franquia para o conserto da dianteira (decorrente da colisão 2).

Figura 1 – Cláusulas sobre franquia – Seguro Automóvel HDI Outubro/2017

Tipos de franquia

A HDI trabalha com três tipos de franquia:

  • Franquia básica: É a franquia “Normal”, ou seja, a franquia inicial para o respectivo modelo de veículo. A partir desta franquia básica serão calculadas a franquia facultativa e a franquia reduzida.
  • Franquia reduzida: É metade da franquia normal. Se a franquia básica é de 2.000 reais, a franquia reduzida será de 1.000 reais.
  • Franquia facultativa: Trata-se de uma franquia maior que a franquia básica, sendo mais usual a contratação da franquia dobrada. Se a franquia básica é 2.000 reais, a franquia dobrada será de 4.000 reais.

A franquia reduzida tem como contrapartida um preço um pouco maior no seguro. Já a franquia facultativa, por ser maior, determina um seguro de preço mais barato.

Franquia reduzida na HDI

A HDI tem como característica bons preços para seguro com franquia reduzida. Isso pode mudar conforme modelo do veículo, mas é sempre interessante o consumidor consultar esta opção para comparar com a franquia normal.

Se a diferença de preço for pequena é sempre recomendável a franquia reduzida.

Cobertura diferenciada

Além das três opções de franquia acima, a HDI tem ainda o diferencial do seguro opcional para a franquia normal e franquia reduzida. Trata-se de uma cobertura que garante o não pagamento da franquia no primeiro sinistro ocorrido dentro da vigência da apólice.

Contratando esta cobertura a seguradora HDI se responsabilizará pelo pagamento da franquia à oficina no primeiro sinistro indenizável.

Para quem tem foco em economizar na franquia, há algumas alternativas pensando em usar esta cobertura:

  • Ao invés de contratar a franquia reduzida, contratar a franquia básica+ seguro da franquia normal. Assim só precisará pagar a franquia básica no 2º sinistro (que pode nem mesmo ocorrer).
  • Para os mais precavidos, contratar franquia reduzida + seguro da franquia reduzida. Assim terá isenção de franquia no 1º sinistro e, vindo a ocorrer 2º sinistro, pagará uma franquia menor.

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *