Seguro para moto com isenção de IPI: como funciona?

Saiba como funciona o seguro para moto adquirida com isenção de IPI!

Alguns visitantes nos procuram para saber como funciona o seguro de motos adquiridas com isenção de IPI. Como é feito o enquadramento? É possível contratar cobertura especial para quitação dos impostos? Existe aceitação nas seguradoras?  No post de hoje responderemos essas questões.

Aproveite e peça sua cotação de seguro de moto ou carro com a gente!

Cotação Seguro Carro - 2

Seguradoras com aceitação para moto

Nem todas seguradoras trabalham com seguro de moto, por isso o primeiro passo é identificar quais são as seguradoras com aceitação para motos. Alguns exemplos são Porto Seguro, Sul América e Mapfre.

Enquadramento da moto

Nas seguradoras com aceitação, é importante verificar o enquadramento correto da moto. Se a seguradora questionar se o veículo foi adquirido com isenção fiscal, é obrigatório passar esta informação correta, do contrário poderá gerar pendências num eventual sinistro de indenização integral.

Se a seguradora não questionar, é importante solicitar ao corretor ara verificar no manual de operação se há alguma restrição de aceitação para motos com isenção. No geral, não há restrição, mas é sempre importante checar.

Indenização integral de moto com isenção

Todas as coberturas do seguro de moto com isenção fiscal funcionam exatamente igual ao de motos adquiridas sem isenção. A única mudança está na indenização integral.

No caso de indenização integral, é necessário quitar os impostos para que a indenização integral seja liberada. O proprietário segurado é responsável por gerar as guias e quitá-las. Após apresentar o comprovante de quitação à seguradora, a indenização integral será paga conforme percentual contratado da Tabela FIPE.

É possível contratar cobertura especial para quitação dos impostos?

Existem seguradoras com cobertura especial para quitação dos impostos no casos de isenção para pessoas com deficiência (PCD). Nessas seguradoras, ao contratar a cobertura especial, o proprietário consegue receber 100% do valor do carro e quitar os impostos. Explicamos como funciona e damos dicas neste post.

As seguradoras com essa opção disponível são Porto Seguro, Itaú e Tókio Marine. Dentre essas Itaú e Tókio Marine não tem aceitação para motos em geral (não apenas motos com isenção). Na Porto Seguro existe aceitação para motos, porém a cobertura especial para quitação de impostos é somente para PCD e está disponível somente para veículos de 04 rodas.

Por conta disso atualmente não é possível contratar a cobertura especial para quitação dos impostos para motos.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *