Seguro para moto com isenção de IPI: como funciona?

Saiba como funciona o seguro para moto adquirida com isenção de IPI!

Alguns visitantes nos procuram para saber como funciona o seguro de motos adquiridas com isenção de IPI. Como é feito o enquadramento? É possível contratar cobertura especial para quitação dos impostos? Existe aceitação nas seguradoras?  No post de hoje responderemos essas questões.

Aproveite e peça sua cotação de seguro de moto ou carro com a gente!

Cotação Seguro Carro – 2

Seguradoras com aceitação para moto

Nem todas seguradoras trabalham com seguro de moto, por isso o primeiro passo é identificar quais são as seguradoras com aceitação para motos. Alguns exemplos são Porto Seguro, Sul América e Mapfre.

Enquadramento da moto

Nas seguradoras com aceitação, é importante verificar o enquadramento correto da moto. Se a seguradora questionar se o veículo foi adquirido com isenção fiscal, é obrigatório passar esta informação correta, do contrário poderá gerar pendências num eventual sinistro de indenização integral.

Se a seguradora não questionar, é importante solicitar ao corretor ara verificar no manual de operação se há alguma restrição de aceitação para motos com isenção. No geral, não há restrição, mas é sempre importante checar.

Indenização integral de moto com isenção

Todas as coberturas do seguro de moto com isenção fiscal funcionam exatamente igual ao de motos adquiridas sem isenção. A única mudança está na indenização integral.

No caso de indenização integral, é necessário quitar os impostos para que a indenização integral seja liberada. O proprietário segurado é responsável por gerar as guias e quitá-las. Após apresentar o comprovante de quitação à seguradora, a indenização integral será paga conforme percentual contratado da Tabela FIPE.

É possível contratar cobertura especial para quitação dos impostos?

Existem seguradoras com cobertura especial para quitação dos impostos no casos de isenção para pessoas com deficiência (PCD). Nessas seguradoras, ao contratar a cobertura especial, o proprietário consegue receber 100% do valor do carro e quitar os impostos. Explicamos como funciona e damos dicas neste post.

As seguradoras com essa opção disponível são Porto Seguro, Itaú e Tókio Marine. Dentre essas Itaú e Tókio Marine não tem aceitação para motos em geral (não apenas motos com isenção). Na Porto Seguro existe aceitação para motos, porém a cobertura especial para quitação de impostos é somente para PCD e está disponível somente para veículos de 04 rodas.

Por conta disso atualmente não é possível contratar a cobertura especial para quitação dos impostos para motos.

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

2 respostas para Seguro para moto com isenção de IPI: como funciona?

  1. Odimar Ap Adami diz:

    Boa noite! Sou mais um dentre as pessoas com pcd, em que preciso comprar uma moto automática, porém sem adaptação, quero saber se tenho realmente o desconto de Ipi concedido pelo governo e no seguro como fica o cálculo segue-se o valor da tabela fipe ou pelo pago e por quanto tempo no caso? Seria dois anos por pode trocar a motocicleta depois volta- se ao preço normal de tabela para se fazer o seguro. Obrigado pela atenção.

    • Jessica diz:

      Olá Odimar, tudo bom?

      Atualmente as seguradoras que oferecem cobertura especial para quitação dos impostos tem esta opção somente para carro, e não para motos.
      O seguro da moto poderá ser feito normalmente nas seguradoras com aceitação. Porém, em caso de indenização integral por perda total, o segurado precisará recolher os impostos para então receber a indenização.

      Com relação aos trâmites para conseguir a isenção na aquisição da moto, recomendamos consultar um despachante veicular especializado pois ele poderá lhe orientar e ajudar.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/6IagSpvoc4A

      Saudações muquiranas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *