Seguro para pensão ou república: como funciona?

Entenda a diferença do seguro de pensão ou república em relação ao seguro residencial habitual!

Quem tem imóveis usados como pensão ou república estudantil deve estar atento a particularidades do seguro. Há seguradoras que não aceitam locais destinados a estes fins e outras que condicionam a aceitação ao atendimento de alguns pré-requisitos. No post de hoje falaremos sobre esses pontos!

Faça cotação do seu seguro residencial conosco – somos especialistas!

Cotação Seguro Casa – 2

Pensões e Repúblicas
são risco excluído nos seguros residenciais

Cada seguradora pode desenvolver seus próprios contratos, por isso as regras de aceitação e exclusão variam entre elas. No que diz respeito a pensões e repúblicas, é prática comum no mercado serem considerados riscos excluídos dentro do seguro residencial.

Para haver cobertura de pensão ou república é importante checar se a seguradora de interesse oferece cobertura adicional de inclusão de cláusula particular na apólice para este tipo de utilização do imóvel. Nem todas seguradoras oferecem esta cobertura adicional – daí a importância de solicitar ao corretor responsável (olha a gente aqui!) para checar quais seguradoras tem esta opção.

Orientação ao consumidor: Se o seguro residencial é feito como “residência habitual” e não menciona ser pensão ou república, a seguradora poderá negar garantia de cobertura com base na cláusula de exclusão após verificação de que o imóvel era usado para estes fins. Portanto, não omita esta informação. Solicite ajuda do corretor para encontrar uma seguradora que tenha cobertura adicional para pensões e repúblicas ;)

Exemplos de cláusulas

Abaixo separei dois exemplos de cláusulas que tratam de pensões e repúblicas em seguros residenciais de diferentes companhias.

Na Imagem 1 há exemplo de seguradora que excluí pensões e repúblicas, porém informa haver possibilidade de análise para contratação de cobertura adicional.

Já na Imagem 2 temos exemplo de um seguro simplificado no qual a seguradora apenas informa que pensões e repúblicas não devem contratar este produto, na medida em que não terão cobertura em nenhuma circunstância.

Imagem 1 – Condições Gerais Seguro Residencial Liberty – versão JUL2017

Imagem 2 – Condições Gerais Seguro Residencial Simplificado Porto Seguro – versão OUT2018

Cotação Seguro Casa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *