Seguro pode ser cancelado?

seguro pode ser canceladoDescubra se o seguro pode ser cancelado e como isso pode acontecer!

Quando contratamos qualquer tipo de serviço é muito importante saber como funciona o cancelamento da contratação. No seguro não é diferente, seja ele de qualquer tipo: seguro de automóvel,  seguro residencial, seguro de vida, seguro empresarial, seguro viagem etc. Saber como funciona o cancelamento em todos esses casos é fundamental para que você, consumidor, tenha seus direitos garantidos e não seja pego por surpresas.

Neste post você descobre se o seguro pode ser cancelado e em que situações isso pode acontecer, tanto a seu pedido, quanto a pedido da própria seguradora. Não deixe de conferir, pois essas informações são essenciais para que você garanta sua segurança patrimonial e não seja surpreendido num incidente, descobrindo que o seguro estava cancelado e que você não tinha cobertura.

Cotação Seguro Carro – 2

Seguro pode ser cancelado…
Por Você

Os seguros de bens, como automóvel e residencial, podem ser cancelado a qualquer momento a pedido do segurado (você, cliente). Os termos deste cancelamento devem constar nas Condições Gerais da sua apólice, conforme exemplo abaixo extraído do contrato de uma seguradora real para o seguro de automóvel.

Exemplo clausula de cancelamento seguro auto pelo segurado

Exemplo 1 – Cláusula de rescisão (cancelamento) pelo segurado – SEGURO DE AUTOMÓVEL

Veja que no seguro residencial (exemplo 2, abaixo) a cláusula de cancelamento é praticamente idêntica à do seguro de automóvel, mesmo se tratando de seguradoras diferentes.

Exemplo - condição geral itau - cancelamento seguro residencial

Exemplo 2 – Cláusula de rescisão (cancelamento) pelo segurado – SEGURO RESIDENCIAL

Já nos seguros de pessoas, por exemplo seguro de vida, a cláusula de cancelamento costuma ser um pouco diferente, mas no geral também prevê que o seguro pode ser cancelado normalmente. Veja abaixo exemplo de cláusula de rescisão de um seguro de vida de uma terceira seguradora.

Exemplo - condição geral porto - cancelamento seguro vida

Exemplo 3 – Rescisão (cancelamento) SEGURO DE  VIDA

Para fazer o cancelamento é necessário contatar seu corretor de seguros e informar que deseja cancelar o seguro. Você também pode fazer a solicitação via 0800 de sua seguradora.

Alguns procedimentos importantes:

Carta de cancelamento: Para sua própria segurança recomendamos que nessas situações seja feita uma carta assinada pelo segurado, onde informe que o seguro está sendo cancelado a seu pedido, e a encaminhe para seu corretor através de e-mail ou correio. Essa carta é importante tanto para você quanto para seu corretor, pois ajuda a garantir que seu seguro não será cancelado indevidamente por terceiros e garante que você está ciente do cancelamento, evitando transtornos.

Restituição de valores: Nos casos em que o segurado paga o seguro em poucas parcelas, ao fazer o cancelamento ele pode ter alguma restituição. Por exemplo: Se o segurado pagou o seguro à vista e no segundo mês de seguro ele optou por cancelá-lo, provavelmente haverá uma restituição de parte do valor pago, pois o segurado pagou o seguro integralmente mas o utilizou somente por um mês. Nessas situações o valor da restituição é determinado com base na Tabela de Prazo Curto.

Seguro pode ser cancelado…
Pela Seguradora

O seguro também pode ser cancelado pela própria seguradora, desde que ocorra alguma das situações abaixo:

Falta de pagamento: Quando você não paga a parcela, o seguro é cancelado por falta de pagamento. É muitíssimo importante fazer o pagamentos das parcelas do seguro sempre em dia, principalmente da primeira parcela que se não for paga na data, cancela o seguro automaticamente.

Nesses casos não há cobertura do seguro em caso de sinistro, por isso se você se esqueceu de pagar a parcela do seguro, contate seu corretor de seguro imediatamente para regularizar a situação e evitar prejuízos num caso de sinistro.

Essa informação vale não apenas para o seguro de automóvel, como também para outros tipos de seguro como residencial, empresarial, vida etc.

Perda total ou roubo sem recuperação do veículo: No caso do seguro de automóvel, quando há perda total ou roubo/furto sem recuperação do veículo, a apólice do carro sinistrado é cancelada, na medida em que a seguradora paga indenização integral ao segurado, extinguindo a função do seguro daí em diante.

Para quem já tinha seguro há alguma tempo e por isso tinha bônus e outros benefícios, isso não significa que perderá todos seus bônus e benefícios do seguro. Ao comprar um novo carro e refazer o seguro, ele é enquadrado como “renovação com sinistro” – com nova vigência e com a dedução de apenas uma classe de bônus (e não de todo o bônus).

As regras do cancelamento por parte da seguradora também tem que constar nas Condições Gerais. Abaixo um exemplo de cláusula de rescisão contratual de um seguro de automóvel.

Exemplo clausula de cancelamento seguro auto pela seguradora

Exemplo 4 – Cláusula de rescisão (cancelamento) pela seguradora

E se meu seguro for cancelado no meio da vigência?
Perco toda a cobertura? 

Em alguns casos, dependendo do parcelamento escolhido pelo cliente e da quantidade de parcelas efetivamente pagas, pode ser que haja alguns dias de cobertura mesmo após o cancelamento do seguro por falta de pagamento. A quantidade de dias de cobertura que o segurado tem direito mesmo após o cancelamento é dada pela Tabela de Prazo Curto.

Nesses outros posts você confere mais sobre esse assunto:
“Tabela de Prazo Curto no seguro: o que é e como funciona?”
“Exemplos de como funciona Tabela de Prazo Curto no seguro”

Se você está cancelando seu seguro e deseja fazer um novo, contate a Muquirana Seguros Online e confira o que há de melhor em preços e qualidade no atendimento. Nosso compromisso é com a união de bom preço e qualidade no atendimento ;)

Cotação Seguro Carro

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

430 respostas para Seguro pode ser cancelado?

  1. Caroline diz:

    Olá…
    tenho um seguro e quero transferir para um veículo de menor valor… tem algum valor a ser restituido? qual o calculo q faço para ver a diferença? tem alguma taxa?

    • Jessica diz:

      Caroline, bom dia!

      Para fazer este tipo de alteração é necessário fazer um endosso de substituição de veículo.
      O cálculo de restituição ou cobrança depende de diversos fatores, como a sinistralidade e índice de roubo do veículo em sua região. Por isso para saber valores a única maneira é realmente fazendo o cálculo de endosso de substituição.
      Esta solicitação deve ser feita ao corretor que cuida da apólice atualmente.

      Posteriormente, quando o seguro for vencer, poderemos cotar a renovação para a senhora se quiser :)

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal!
      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  2. André diz:

    bom dia qual a base de calculo para cancelamento do seguro de veiculo
    o valor total do seguro e de 3106,46 utilizei o mesmo por 7 meses ?
    a seguradora me passou o calculo de endosso no valor de 635,00

    Obrigado

  3. Welerson diz:

    Tenho um Seguro Itau e fiz o parcelamento em 12 vezes. Ocorreu um sinistro, paguei a franquia e o veículo foi concertado. Posso solicitar o cancelamento desse seguro, mesmo com algumas parcelas pendentes e já com o sinistro coberto pela seguradora?

    • Jessica diz:

      Welerson, boa tarde!

      Desculpe a demora, não sei como seu comentário foi o único que caiu no spam e localizei hoje por um acaso.

      Você pode solicitar o cancelamento normalmente.

      Atenciosamente,

  4. Terezinha Dias diz:

    Tenho um seguro Itaucard já fazem uns 10anos. Posso pedir cancelamento? Na apólice diz que poderá ser cancelado por falta de pagamento , não é o meu caso.

    • Jessica diz:

      Terezinha, bom dia!

      Todo seguro pode ser cancelado a qualquer momento, a pedido do segurado. Recomendamos que faça uma carta de pedido de cancelamento e envie ao corretor de seguros que cuida de seu seguro. Ele deverá fazer a proposta de endosso de cancelamento, cuja apólice você receberá depois de alguns dias.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal!
      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

      • Terezinha Dias diz:

        Ok muito obrigada, só mais uma dúvida. Recebo o que já paguei em todos estes anos?

        • Jessica diz:

          Terezinha, bom dia!

          Se for seguro de vida resgatável, é possível receber de volta com a correção estipulada em contrato.
          Se for qualquer outro tipo de seguro diferente deste, não é possível receber de volta, pois ainda que não tenha ocorrido sinistro, o bem ou vida esteve com cobertura durante o período de vigência do seguro.

          Atenciosamente,

  5. Olá boa tarde, eu tinha dois seguros um de vida em grupo empresarial e um de casa. A minha filha foi cancelar o seguro de casa e acabaram cancelando o de vida, 7 meses após esse cancelamento, meu esposo faleceu que era segurado ao contactar o banco me surpreendi que o seguro havia sido cancelado. Como se procede as formas de cancelamento?

    • Jessica diz:

      Natália, boa tarde!

      Meus pêsames pela perda de seu esposo.

      Não temos como saber ao certo qual o procedimento de cancelamento da empresa com a qual vocês possuíam o seguro, por isso vou relatar como fazemos aqui na corretora. Assim a senhora terá uma referência.

      O procedimento de cancelamento que fazemos aqui na corretora é assim: Quando o segurado pede o cancelamento, solicitamos que ele preencha uma carta de pedido de cancelamento onde constam formalmente o pedido e de qual seguro ele deseja cancelar. Assim evitamos de fazer um cancelamento sem autorização formal do cliente e também nos certificamos de cancelar a apólice correta (pois há clientes com mais de um seguro). Uma vez recebida esta carta, fazemos a proposta de endosso de cancelamento, que é enviada ao cliente por email para ser assinada. Dentro de 07 a 10 dias este endosso é emitido e o segurado deve recebê-lo diretamente da seguradora pelo correio ou email.

      Pensando nesses passos, recomendamos que contate a corretora ou banco (não entendi ao certo por qual meio o seguro foi feito) e solicite para que verifiquem por que o seguro de vida foi cancelado sem solicitação formal. Se não houver nenhuma documentação da parte de vocês, segurados, autorizando o cancelamento do seguro de vida, a corretora ou seguradora deverão rever a situação buscando um acerto, que pode ser por exemplo a reabilitação da apólice.
      É uma situação um pouco complicada por isso recomendamos que, se os envolvidos não encontrarem uma solução, solicite a instrução de um advogado para checar se é possível reverter na Justiça.

      Apoie nosso projeto!
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://youtu.be/KB2_YQPImuE

      Atenciosamente,

  6. cednon rodrigues diz:

    Contratei o seguro para moto e paguei o valor total em 4x, porém 6 meses depois a seguradora enviou um novo boleto, aumentando o valor do seguro. Podem fazer isso?

    • Jessica diz:

      Cednon, boa tarde!

      Se não houver sido feito nenhum endosso com alterações das informações do seguro (por exemplo, perfil de risco ou dados do veículo) neste meio tempo, não há motivos para ser alterado o valor do seguro. A única coisa que pode ocorrer é a cobrança de juros no caso de atraso no pagamento. Recomendamos que contate seu corretor e peça para ele ajudá-lo verificar o que ocorreu.

      Apoie nosso projeto!
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://youtu.be/KB2_YQPImuE

      Atenciosamente,

  7. Welington Neves diz:

    Tive um sinistro em meu veículo que ocasionou perda total. A seguradora já me indenizou.

    Minha dúvida é que já havia pago o seguro integral e o término dessa apólice seria somente em dezembro.

    Como foi dado como encerrado o meu seguro bem antes do término da apólice eu tenho direito à restituição? Ou esse valor referente aos meses não utilizados visto que foi cancelado pode sevir de abono para meu próximo seguro??

    Obrigado!

  8. Edgar Moritz diz:

    Boa Noite

    Tenho um seguro de vida atraves de meu Banco a 15 anos, sendo sempre debitado de minha conta corrente, de repente o Banco parou de cobrar, sem me consultar, gostaria de saber como agir nesse caso.

    Grato
    Edgar

    • Jessica diz:

      Edgar, bom dia!

      Recomendamos que contate o gerente de seu banco e questione o motivo de os débitos não estarem mãos ocorrendo.
      Desde 2015 a maioria dos bancos passou a exigir que débitos automáticos tinham que ser liberados pelo correntista, do contrário o debito é barrado e não ocorre. Pode ser que tenha sido isso, mas é importante verificar.

      Vale ressaltar que o não pagamento do seguro leva ao cancelamento da apólice. Por isso existe o risco de seu seguro ter sido cancelado (recomendamos que questione ao gerente isso tambem). Se tiver sido cancelado, solicite para que tentem reabilitá-lo – dependerá da análise deles.

      Apoie nosso projeto!
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://youtu.be/KB2_YQPImuE

      Atenciosamente,

  9. Kelly diz:

    A parcela do meu seguro vence no próximo dia 22/04. Se eu o cancelar até dia 20 /04 estou livre da parcela que vence este mês?

    • Jessica diz:

      Kelly, bom dia!

      Sim, o seguro pode ser cancelado a qualquer momento. Se a parcela não tiver vencido e o cancelamento tiver sido solicitado, não será necessário pagá-la e a cobertura será garantida dentro da Tabela de Prazo Curto.

      Recomendamos que contate seu corretor de seguros para solicitar o cancelamento.

      Apoie nosso projeto!
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://youtu.be/KB2_YQPImuE

      Atenciosamente,

  10. Railda das Dores Souza diz:

    Boa tarde tenho um seguro de vida pelo banco do Brasil, pago esse seguro a 9 anos, gostaria de saber se tem como eu cancelar e pedir a restituição. O nome do seguro é Segura vida mulher.

    • Jessica diz:

      Railda, boa tarde!

      Como o seguro foi feito com o banco, será necessário contatá-lo para solicitar o cancelamento.

      Caso seja um seguro resgatável, você resgatará as parcelas pagas. Caso não seja um seguro resgatável, não será possível resgatar este dinheiro.

      Apoie nosso projeto!
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://youtu.be/KB2_YQPImuE

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *