Seguro pode ser cancelado?

seguro pode ser canceladoDescubra se o seguro pode ser cancelado e como isso pode acontecer!

Quando contratamos qualquer tipo de serviço é muito importante saber como funciona o cancelamento da contratação. No seguro não é diferente, seja ele de qualquer tipo: seguro de automóvel,  seguro residencial, seguro de vida, seguro empresarial, seguro viagem etc. Saber como funciona o cancelamento em todos esses casos é fundamental para que você, consumidor, tenha seus direitos garantidos e não seja pego por surpresas.

Neste post você descobre se o seguro pode ser cancelado e em que situações isso pode acontecer, tanto a seu pedido, quanto a pedido da própria seguradora. Não deixe de conferir, pois essas informações são essenciais para que você garanta sua segurança patrimonial e não seja surpreendido num incidente, descobrindo que o seguro estava cancelado e que você não tinha cobertura.

Cotação Seguro Carro – 2

Seguro pode ser cancelado…
Por Você

Os seguros de bens, como automóvel e residencial, podem ser cancelado a qualquer momento a pedido do segurado (você, cliente). Os termos deste cancelamento devem constar nas Condições Gerais da sua apólice, conforme exemplo abaixo extraído do contrato de uma seguradora real para o seguro de automóvel.

Exemplo clausula de cancelamento seguro auto pelo segurado

Exemplo 1 – Cláusula de rescisão (cancelamento) pelo segurado – SEGURO DE AUTOMÓVEL

Veja que no seguro residencial (exemplo 2, abaixo) a cláusula de cancelamento é praticamente idêntica à do seguro de automóvel, mesmo se tratando de seguradoras diferentes.

Exemplo - condição geral itau - cancelamento seguro residencial

Exemplo 2 – Cláusula de rescisão (cancelamento) pelo segurado – SEGURO RESIDENCIAL

Já nos seguros de pessoas, por exemplo seguro de vida, a cláusula de cancelamento costuma ser um pouco diferente, mas no geral também prevê que o seguro pode ser cancelado normalmente. Veja abaixo exemplo de cláusula de rescisão de um seguro de vida de uma terceira seguradora.

Exemplo - condição geral porto - cancelamento seguro vida

Exemplo 3 – Rescisão (cancelamento) SEGURO DE  VIDA

Para fazer o cancelamento é necessário contatar seu corretor de seguros e informar que deseja cancelar o seguro. Você também pode fazer a solicitação via 0800 de sua seguradora.

Alguns procedimentos importantes:

Carta de cancelamento: Para sua própria segurança recomendamos que nessas situações seja feita uma carta assinada pelo segurado, onde informe que o seguro está sendo cancelado a seu pedido, e a encaminhe para seu corretor através de e-mail ou correio. Essa carta é importante tanto para você quanto para seu corretor, pois ajuda a garantir que seu seguro não será cancelado indevidamente por terceiros e garante que você está ciente do cancelamento, evitando transtornos.

Restituição de valores: Nos casos em que o segurado paga o seguro em poucas parcelas, ao fazer o cancelamento ele pode ter alguma restituição. Por exemplo: Se o segurado pagou o seguro à vista e no segundo mês de seguro ele optou por cancelá-lo, provavelmente haverá uma restituição de parte do valor pago, pois o segurado pagou o seguro integralmente mas o utilizou somente por um mês. Nessas situações o valor da restituição é determinado com base na Tabela de Prazo Curto.

Seguro pode ser cancelado…
Pela Seguradora

O seguro também pode ser cancelado pela própria seguradora, desde que ocorra alguma das situações abaixo:

Falta de pagamento: Quando você não paga a parcela, o seguro é cancelado por falta de pagamento. É muitíssimo importante fazer o pagamentos das parcelas do seguro sempre em dia, principalmente da primeira parcela que se não for paga na data, cancela o seguro automaticamente.

Nesses casos não há cobertura do seguro em caso de sinistro, por isso se você se esqueceu de pagar a parcela do seguro, contate seu corretor de seguro imediatamente para regularizar a situação e evitar prejuízos num caso de sinistro.

Essa informação vale não apenas para o seguro de automóvel, como também para outros tipos de seguro como residencial, empresarial, vida etc.

Perda total ou roubo sem recuperação do veículo: No caso do seguro de automóvel, quando há perda total ou roubo/furto sem recuperação do veículo, a apólice do carro sinistrado é cancelada, na medida em que a seguradora paga indenização integral ao segurado, extinguindo a função do seguro daí em diante.

Para quem já tinha seguro há alguma tempo e por isso tinha bônus e outros benefícios, isso não significa que perderá todos seus bônus e benefícios do seguro. Ao comprar um novo carro e refazer o seguro, ele é enquadrado como “renovação com sinistro” – com nova vigência e com a dedução de apenas uma classe de bônus (e não de todo o bônus).

As regras do cancelamento por parte da seguradora também tem que constar nas Condições Gerais. Abaixo um exemplo de cláusula de rescisão contratual de um seguro de automóvel.

Exemplo clausula de cancelamento seguro auto pela seguradora

Exemplo 4 – Cláusula de rescisão (cancelamento) pela seguradora

E se meu seguro for cancelado no meio da vigência?
Perco toda a cobertura? 

Em alguns casos, dependendo do parcelamento escolhido pelo cliente e da quantidade de parcelas efetivamente pagas, pode ser que haja alguns dias de cobertura mesmo após o cancelamento do seguro por falta de pagamento. A quantidade de dias de cobertura que o segurado tem direito mesmo após o cancelamento é dada pela Tabela de Prazo Curto.

Nesses outros posts você confere mais sobre esse assunto:
“Tabela de Prazo Curto no seguro: o que é e como funciona?”
“Exemplos de como funciona Tabela de Prazo Curto no seguro”

Se você está cancelando seu seguro e deseja fazer um novo, contate a Muquirana Seguros Online e confira o que há de melhor em preços e qualidade no atendimento. Nosso compromisso é com a união de bom preço e qualidade no atendimento ;)

Cotação Seguro Carro

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

430 respostas para Seguro pode ser cancelado?

  1. Jessica Fagundes diz:

    Olá Fiz um seguro na caixa econômica o vida mulher no valor de 412 a vista, mas só fiz por causa de um financiamento que estou fazendo gostaria de saber se e possível cancelar e resgatar o dinheiro?
    Aguardo.

    • Jessica diz:

      Jessica, bom dia!

      Recomendamos consultar diretamente o banco por onde foi feito o seguro, pois eles poderão lhe informar se o seguro pode ser cancelado sem comprometer o financiamento ou se o cancelamento não é permitido em contrato. Como não temos acesso ao contrato do financiamento, é necessário verificar com eles.

      O seguro de vida não tem prêmio resgatável, a não ser que seja uma modalidade de seguro resgatável. Esta modalidade é pouco usual, especialmente em seguros de vida vinculados a contratos de financiamento, consórcio etc.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/tBvlFDUco7A

      Atenciosamente,

  2. Ana Carolina diz:

    ola , paguei um seguro de vida mulher na caixa economica , mais esqueci de fazer alguns pagamentos e acabaram cancelando consigo reembolso do dinheiro que ja tinha pago?

  3. Marcia diz:

    Olá Boa noite!
    Fiz um seguro residencial pelo magazine Luiza mas ainda não comecei a pagar , posso cancelar??

  4. paulo diz:

    se o meu seguro for cancelado tenho o direito de receber o valor que paguei

  5. Rosana Neves diz:

    A seguradora pode cancelar o seguro depois de 1 ano sem dizer o motivo do cancelamento???

    • Jessica diz:

      Rosana, bom dia!

      A SUSEP determina que tanto o segurado quanto a seguradora pode solicitar o cancelamento do seguro a qualquer momento. Contudo, é bastante incomum a seguradora cancelar a apólice depois de emitida e com parcelas pagas em dia.

      Os únicos casos que conhecemos de seguros cancelados durante a vigência, após a apolice já ter sido emitida, é por falta de pagamento. Recomendamos verificar junto à seguradora o motivo do cancelamento e, não sendo por falta de pagamento, solicite a seu corretor para tentar negociar a reabilitação do mesmo. Não havendo sucesso desta forma, as alternativas são refazer um novo seguro ou abrir reclamação no SAC da seguradora e nos órgãos de defesa do consumidor.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1wqFTw0R1xQ

      Atenciosamente,

    • Jessica diz:

      Rosana, só depois me atentei que a senhora mencionou que o cancelamento ocorreu após um ano.
      A grandíssima maioria dos contratos de seguro são feitos com vigência de 01 ano. Após o vencimento, a apólice passa a constar como vencida.

      Nestes casos é normal ter que fazer um “novo seguro” pelo próximo ano, o qual chamamos de renovação.

      Abraços!

  6. Bruna Lacerda diz:

    Vendi meu carro, e solicitei o cancelamento do seguro, mas a seguradora está pedindo uma valor de rescisão praticamente o mesmo das parcelas restantes do contrato, como devo proceder
    Obrigada!

  7. Maria alcy diz:

    Paguei um seguro de carro por três anos e nunca precisei e dexei de pagar vou perder tudo?

    • Jessica diz:

      Maria, bom dia!

      O não pagamento do seguro gera o cancelamento do mesmo. Se o mesmo não for refeito dentro de 30 dias, os bônus adquiridos nos anos anteriores começam a ser perdidos.
      Caso a senhora deseje manter os bônus, recomendamos refazer o seguro dentro deste prazo.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1wqFTw0R1xQ

      Atenciosamente,

  8. ola bom dia ! eu fiz um seguro de automóvel cobraram a primeira parcela e depois de dez dias o corretor falo que o seguro seria cancelado por risco do meu cep . e disse mais falo que a seguradora pode fazer isso se entender que a risco mesmo depois da contratação no prazo de 15 dias . gostaria de saber se isso procede

    • Jessica diz:

      Ailton, bom dia!

      Segundo normas da Susep após a transmissão da proposta as seguradoras tem 15 dias para analisar o risco, podendo acatar ou recusar o seguro. Se o risco é aceito a apólice é emitida dentro deste prazo. Se o risco é recusado a seguradora deve notificar o corretor e o segurado e, havendo sido paga a parcela, estornar o dinheiro proporcionalmente ao período em que houve cobertura garantida.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1wqFTw0R1xQ

      Atenciosamente,

  9. Marli diz:

    ola boa tarde tenho paguei por anos um seguro de vida do meu cartao de credito e por motivos financeiros tive de cancelar ,meu cartao sera que tenho algum direito de reaver alguma quantia desse seguro ou abater na divida do meu cartao? por favor me ajude pois estou pagando um juros abusivo no meu cartao, fiz uma renegociacao da divida eo valor ficou altissimo muito alem do que devia.o que posso fazer nao gostaria de sujar meu nome.

    • Jessica diz:

      Marli, bom dia!

      O seguro de vida não é reembolsável pois houve garantia de cobertura enquanto ele estava vigente. Para que haja o reembolso seria necessário que fosse um seguro de vida resgatável.

      Sobre a dívida do cartão, recomendamos que contate a administradora do cartão.

      Atenciosamente,

  10. ANA RITA SANCHES PEREZ diz:

    Olá!!

    Boa tarde,

    Tenho um seguro de vida faz 14 anos, ele tem o custo de 102,00 por mês não estou conseguindo mais pagar, gostaria de saber se cancelar esse seguro tenho direito a receber algum dinheiro sobre esses 14 anos que paguei ??

    • Jessica diz:

      Ana Rita, boa noite!

      Haverá possibilidade de resgate somente se tratar – se de um seguro de vida resgatável.
      Do contrário não existe devolução do prêmio pago pois houve cobertura durante o período de vigência.

      Atenciosamente,

      • Guillherme Frimm diz:

        Olá.
        Parecelei meu seguro em 4x, em débito automático. A primeira parcela foi debitada, porém a segunda não (por algum problema no banco que ainda não sei ao certo), e meu seguro foi cancelado.
        Ou seja, paguei por três meses, mas só estive coberto durante um.
        Tenho direito a alguma restituição sobre o valor da primeira parcela paga?

        • Jessica diz:

          Guilherme, boa tarde!

          Quando o seguro é cancelado por falta de pagamento a seguradora não faz devolução proporcional.
          O ideal é verificar o motivo de não ter ocorrido o débito da segunda parcela e com esta informação solicitar ajuda ao corretor da apólice para tentar reabilitar a apólice conversando com a seguradora. Ressaltamos que é um procedimento de difícil aceitação por parte da seguradora.

          Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1wqFTw0R1xQ

          Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *