Seguro popular: vantagens desta novidade

SEGURO POPULAR - vantagens desta novidadeSaiba quais serão as principais vantagens do seguro popular após seu lançamento!

O seguro popular ainda não existe, mas espera-se que em 2015 seja criada a Lei do Seguro Popular, que autoriza sua comercialização. As perspectivas para o nascimento desse novo tipo de seguro são bastante otimistas, principalmente com a aprovação este ano da Lei do Desmonte (clique para saber mais) a qual cria as vias concretas para o seguro popular ao controlar e regulamentar a comercialização de peças usadas e recondicionadas nos desmanches. Pensando nesta novidade que está por vir, neste post mostraremos as principais vantagens que o seguro popular proporcionará.

Confira e escreva suas dúvidas e opiniões nos comentários! Peça também sua cotação de seguro de carro: clique aqui!

Antes de tudo… O que deverá ser o “seguro popular”?

De modo geral, o seguro popular será um seguro de automóvel que permite a utilização de peças usadas e/ou recondicionadas desde que dentro de um rigoroso critério de qualidade e de controle de procedência das peças. Ele não deverá substituir o tradicional seguro de automóvel (no qual é obrigatório, por lei, a utilização de peças novas e originais de fábrica), mas se colocar como uma opção, com preços mais acessíveis.

Com a Lei do Desmonte (Lei nº 12.977) aprovada em maio esperava-se que a SUSEP autorizasse o seguro popular já em junho do mesmo ano, o que não ocorreu – provavelmente porque os efeitos da Lei do Desmonte deverão ser realmente sentidos somente em 2015, quando ela passa a valer para todo o território nacional.

Com a perspectiva da aplicação da Lei do Desmonte em todo Brasil até ano que vem, há fortes rumores no mercado segurador de que a Lei do Seguro Popular (que autoriza e determina as regras de sua comercialização) deverá ser implementada pela SUSEP no primeiro semestre de 2015.

Neste outro post, “História do seguro popular: da primeira tentativa até hoje” (clique para ler), fazemos uma linha do tempo para você entender como a ideia do seguro popular nasceu e para onde ela caminha.

Cotação Seguro Carro – 2

Não é certeza, mas vamos torcer! Como você verá nos pontos abaixo, a aprovação do seguro popular seria extremamente benéfica grandíssima parcela da população brasileira.

Vantagens do seguro popular

Abaixo você confere os principais pontos que nós, da Muquirana Seguros Online, identificamos como consequência do seguro popular quando ele for criado.

  • Menores preços: Com a possibilidade de utilizar peças usadas (de qualidade!) no conserto do veículo, o seguro popular terá preços menores que o do seguro de carro tradicional. Atualmente um dos fatores que encarece o seguro de automóvel tradicional são os altos custos de reposição de peças, que tem que ser novas e originais de fábrica. Com a utilização de peças recondicionadas, espera-se que o preço do seguro possa cair em até 30%.
  • Veículos mais antigos: Outro ponto fundamental é que com a possibilidade de usar peças usadas no conserto do carro, o seguro poderá aceitar veículos mais antigos, inclusive com preços mais acessíveis. Atualmente, veículos com mais de 5 anos de uso já podem se deparar com preços mais altos no seguro tradicional. No seguro popular, além de serem mais facilmente aceitos, terão acesso a preços proporcionalmente mais acessíveis em relação o preço do veículo.
  • Mais opções para todos: Independente de o carro ser novo ou antigo, de a pessoa ser de baixa ou alta renda, é sempre bom ter opções! Há quem faça questão que o seguro utilize peças novas e encare isso como um benefício, mesmo que o seguro seja um pouco mais caro. Há também quem prefira um seguro mais em conta e, para tanto, não veja problemas na utilização de peças usadas, desde que dentro do critérios do INMETRO e de procedência legal. Em todos os casos, poder escolher é um benefício a mais para todos.

Em uma palavra: Acessibilidade

seguro popular - vantagens

Se quisermos definir em uma só palavra as vantagens que o seguro popular trará, sem dúvida é “Acessibilidade”.

Por conta de todos os pontos que colocamos acima, espera-se que com o seguro popular pessoas que antes não podiam contratar seguro para seu carro (seja por questões de renda, seja pela dificuldade de reposição de peças do veículo que possui) passem a ter um seguro de automóvel.

Atualmente estima-se que somente 28% da frota veicular brasileira esteja segurada, ou seja, muita gente permanece à margem da proteção patrimonial e pessoal proporcionada pelo seguro auto. Torná-lo mais acessível é também questão de responsabilidade social. Afinal, prover a mais pessoas a possibilidade de se resguardar contra riscos é também ganho de bem estar e segurança.

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

3 respostas para Seguro popular: vantagens desta novidade

  1. Pingback:Azul Seguros já possui seguro popular para ser lançado | Muquirana Corretora de Seguros

  2. Pingback:Edital da SUSEP sobre novo seguro popular | Muquirana Corretora de Seguros

  3. Pingback:5 diferenças entre seguro popular e seguro auto tradicional | Muquirana Corretora de Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *