Seguro Riscos de Engenharia: o que é e como funciona?

Saiba o que é e como funciona o seguro Riscos de Engenharia!

O seguro para Riscos de Engenharia tem por foco a garantia de danos físicos à própria obra durante sua realização. No post de hoje explicaremos de forma fácil como ela funciona e detalhes importantes que consumidor-segurado, construtoras e empreiteiras devem estar atentos quando forem contratá-lo.

Somos especialistas em seguros para obras civis! Converse com nossos especialistas e lhe ajudaremos ;)

Cotar Seguro Responsabilidade Civil - RC Operações - RC Obras - RC Prestação de Serviços

Coberturas do Seguro Riscos de Engenharia

O seguro para Riscos de Engenharia garante cobertura para danos físicos à obra, equipamentos e materiais usados na obra.  Os danos precisam ocorrer durante o período da obra. Após entrega, a cobertura cessa e passa valer somente cobertura de manutenção (se contratada).

A Imagem 1 abaixo mostra de forma didática os principais itens que estão garantidos dentro de uma apólice usual de seguro Riscos de Engenharia. Vale lembrar que é importante ler com atenção as cláusulas contratuais da seguradora de sua escolha, para certificar-se se algum desses ou outros itens não constam entre os riscos excluídos.

Imagem 1 – Coberturas no seguro Riscos de Engenharia (clique para ver maior)

Como isso aparece nas cláusulas contratuais do seguro?

Na Imagem 2 abaixo mostramos como a descrição dessas garantias costuma aparecer nas cláusulas contratuais dos seguros. É importante ressaltar que os contratos variam entre as seguradoras, por isso sempre observe as cláusulas da seguradora com a qual fez sua contratação.

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior.

Imagem 2 – Exemplo cláusula cobertura básica seguro Riscos de Engenharia, seguradora Tokio, versão agosto/2018

Cobre danos a terceiros?

O seguro Riscos de Engenharia poderá ter algumas coberturas adicionais para danos a terceiros, porém, seu foco está em danos físicos à própria obra e não a terceiros.

Para proteção de danos a terceiros é importante fazer a contratação de um seguro específico chamado “Seguro RC Obras Civis”. Trata-se de um seguro para responsabilidade civil do segurado por danos a terceiros durante o período de realização da obra. Esses danos podem ser materiais e/ou corporais. Também é possível incluir cobertura para danos corporais de empregados envolvidos na obra por meio da cobertura “RC Empregador”.

Prédios e casas residenciais ou comerciais ao redor da obra, transeuntes de passagem ou veículos estacionados por perto. São alguns exemplos de bens e pessoas que podem sofrer danos acidentes decorrentes da obra.

A Imagem 3 abaixo exemplifica o foco da cobertura do seguro RC Obras. Clique para ver em tamanho maior.

Imagem 3 – Coberturas no seguro RC Obras (clique para ver maior)

Somos especialistas em seguros para obras civis. Fale conosco!

Cotar Seguro Responsabilidade Civil - RC Operações - RC Obras - RC Prestação de Serviços

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School), atualmente cursa Programa Avançado em Data Science e Decisão (Insper). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e da Youcons, plataforma inteligente de consórcios; Diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros; Professora na extensão universitária em Direito e Economia da UNICAMP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *