“Seguro táxi paga lucros cessantes só de dias do conserto. Está certo?”

“Tenho um táxi e bateram na traseira dele. Seguradora só quer me pagar pelos dias que o carro ficou na oficina. Está certo?”. Veja resposta!

Nosso visitante Tupy enviou a seguinte dúvida:

“Tenho um táxi e bateram na traseira dele o carro que bateu acionou o seguro fique 12 dias esperando a as seguradora autorizar o carro ir para a oficina e mais 11 dias na oficina a a seguradora só quer me pagar pelos dias que o carro ficou na oficina e ainda sim quer pagar com 50% de dos contos alegando que vão ser descontados impostos. Não acho isso correto.”

Veja nossa resposta abaixo:

Tupy, tudo bom?

É sempre importante ler as Condições Gerais do seguro, pois é lá que estarão especificadas as regras de contagem das diárias para pagamento do lucros cessantes a taxistas.

Algumas seguradoras pagam contando a partir da data da vistoria até da data da liberação do conserto ou pagamento da indenização. Outras pagam lucros cessantes a partir da data de liberação do conserto. No geral as seguradoras entendem que os dias anteriores à liberação não são de responsabilidade dela, mas da oficina (que faz o orçamento) ou do fabricante (que fornece as peças).

Concordamos com sua visão, de que a indenização de lucros cessantes deveria levar em conta todo o tempo parado, tendo em vista que o taxista fica sem meio de obter renda durante todo esse período. Mas como somos uma corretora de seguros e não uma seguradora infelizmente não temos como influenciar esta regra, pois está prevista em contrato.

Recomendamos que tente argumentar junto à seguradora. Eles analisarão, podendo aceitar ou negar. Em caso de negativa inicialmente você deve tentar receber diretamente do causador do acidente. E em última instância será necessário tentar receber na Justiça, mas não há garantia de ganho de causa, por isso é importante consultar um advogado.

Sobre o desconto dos impostos, é necessário checar quais os impostos em questão e se os percentuais conferem com os informados pela seguradora.

Ficamos às ordens.

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Até mais!

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
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10 Responses to “Seguro táxi paga lucros cessantes só de dias do conserto. Está certo?”

  1. Danielle diz:

    Boa tarde,bateram no táxi do meu marido,e já faz um mês que o carro está na oficina e nada de ficar pronto,isso porque foi para arrumar apenas um pára-choque traseiro.. Estamos com todas as contas atrasadas,e não tem de onde tirar a renda para pagar a mesma? O que podemos fazer?! Se puder me ajude,estamos preocupados..
    Obg

    • Jessica diz:

      Danielle, boa noite!

      Recomendamos abrir uma solicitação de indenização por lucros cessantes dentro da cobertura de danos materiais a terceiros da apólice do causador.
      A seguradora lhes solicitará alguns documentos, dentre os quais estará o comprovante de renda vinculado á atividade de táxi, para cálculo da diária. A solicitação estará sujeita à análise da seguradora, que geralmente considera as diárias contando apenas os dias em que o veículo esteve em processo de conserto (data de início dos reparos e data de entrega). Se eventualmente não houver acordo com a seguradora sobre valores recomendamos negociar diretamente com o causador e em última instância solicitar instrução das Pequenas Causas ou de um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  2. carla diz:

    um taxi invadiu a preferencial por onde eu vinha e bateu em mim, o mesmo disse que não tem seguro para terceiros e a empresa do taxi não se responsabiliza.o taxi era dirigido por funcionário e o dono do carro não consigo localizar

    • Jessica diz:

      Carla, bom dia!

      Recomendamos solicitar ajuda de um advogado ou nas Pequenas Causas. Ele poderá lhe orientar como proceder já que o causador não tem seguro e não houve acordo em lhe indenizar os prejuízos.

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      Atenciosamente,

  3. Nathalia Moura diz:

    Boa noite! Uma senhora bateu na traseira do meu carro e a A seguradora dela cobriu lucro cessante de 10 dias que foi o tempo estimado para conserto, dado pela oficina. Só que já se vão mais de 20 dias parado com o carro na oficina e eles informam que não tem previsão para entrega do mesmo. O que fazer? O carro é táxi.

    • Jessica diz:

      Nathália, boa tarde!

      Recomendamos que contate a seguradora e informe que o carro ainda não foi entregue e que seu marido deseja receber os lucros cessantes “complementares” por esses dias adicionais. A seguradora deverá solicitar os documentos de comprovação de renda e verificar o motivo de o carro não ter sido entregue ainda.

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      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  4. Débora diz:

    Olá sobre o problema acima da seguradora não querer pagar os dias anteriores: _ a minha dúvida é:_ como não querer pagar os dias anteriores sendo que ela após a abertura de sinistro demora a liberacao do concerto sendo que a oficina só pode fazer os reparos com a autorização da seguradora e tbm a espera das peças para reparo sendo que a oficina não permiti q o carro fique na oficina enquanto a seguradora analisa o caso!!! Sendo assim eles teriam que ser obrigados a pagar pois a demora foi causada pela própria seguradora???

    • Jessica diz:

      Débora, boa tarde!

      Conforme escrevemos no post, concordamos com a visão de que a seguradora deveria pagar pelo total de dias parados, porém infelizmente não é o que está previsto na maioria dos produtos disponibilizados no mercado hoje.
      Atrasos na disponibilização de peças são considerados de responsabilidade do fabricante, de modo que realmente não é possível responsabilizar a seguradora. Porém, atrasos na liberação do conserto ou outras burocracias do seguro deveriam ser consideradas, para não prejudicar o consumidor.
      Por isso, a não ser no caso de atrasos de peças (que devem ser cobradas do fabricante), recomendamos que procure negociar com a seguradora.

      Também é recomendável checar junto a um advogado se existe jurisprudência de situações similares a que você está vivendo para tentar levar o caso à Justiça.

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      Atenciosamente,

  5. Danillo Souza diz:

    Eu cruzei na frente de um carro, e o carro desvio de mim e bateu em um terceiro carro que estava atrás do meu , no meu carro não aconteceu nenhum dano, só que sou o causador do acidente , se eu aciona o meu seguro ele cobre os outros dois carros ?

    • Jessica diz:

      Danillo, boa noite!

      Se você é considerado culpado pela colisão e o Boletim de Ocorrência deixa isso claro, então você poderá acionar a cobertura de danos materiais a terceiros do seu seguro para pagar os prejuízos aos dois outros carros envolvidos no acidente.

      Ficamos a disposição!

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

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