“Seguro táxi paga lucros cessantes só de dias do conserto. Está certo?”

“Tenho um táxi e bateram na traseira dele. Seguradora só quer me pagar pelos dias que o carro ficou na oficina. Está certo?”. Veja resposta!

Nosso visitante Tupy enviou a seguinte dúvida:

“Tenho um táxi e bateram na traseira dele o carro que bateu acionou o seguro fique 12 dias esperando a as seguradora autorizar o carro ir para a oficina e mais 11 dias na oficina a a seguradora só quer me pagar pelos dias que o carro ficou na oficina e ainda sim quer pagar com 50% de dos contos alegando que vão ser descontados impostos. Não acho isso correto.”

Veja nossa resposta abaixo:

Tupy, tudo bom?

É sempre importante ler as Condições Gerais do seguro, pois é lá que estarão especificadas as regras de contagem das diárias para pagamento do lucros cessantes a taxistas.

Algumas seguradoras pagam contando a partir da data da vistoria até da data da liberação do conserto ou pagamento da indenização. Outras pagam lucros cessantes a partir da data de liberação do conserto. No geral as seguradoras entendem que os dias anteriores à liberação não são de responsabilidade dela, mas da oficina (que faz o orçamento) ou do fabricante (que fornece as peças).

Concordamos com sua visão, de que a indenização de lucros cessantes deveria levar em conta todo o tempo parado, tendo em vista que o taxista fica sem meio de obter renda durante todo esse período. Mas como somos uma corretora de seguros e não uma seguradora infelizmente não temos como influenciar esta regra, pois está prevista em contrato.

Recomendamos que tente argumentar junto à seguradora. Eles analisarão, podendo aceitar ou negar. Em caso de negativa inicialmente você deve tentar receber diretamente do causador do acidente. E em última instância será necessário tentar receber na Justiça, mas não há garantia de ganho de causa, por isso é importante consultar um advogado.

Sobre o desconto dos impostos, é necessário checar quais os impostos em questão e se os percentuais conferem com os informados pela seguradora.

Ficamos às ordens.

Aproveite e peça sua cotação de seguro de automóvel conosco: Cotação Seguro Carro

Até mais!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

10 respostas para “Seguro táxi paga lucros cessantes só de dias do conserto. Está certo?”

  1. Danielle diz:

    Boa tarde,bateram no táxi do meu marido,e já faz um mês que o carro está na oficina e nada de ficar pronto,isso porque foi para arrumar apenas um pára-choque traseiro.. Estamos com todas as contas atrasadas,e não tem de onde tirar a renda para pagar a mesma? O que podemos fazer?! Se puder me ajude,estamos preocupados..
    Obg

    • Jessica diz:

      Danielle, boa noite!

      Recomendamos abrir uma solicitação de indenização por lucros cessantes dentro da cobertura de danos materiais a terceiros da apólice do causador.
      A seguradora lhes solicitará alguns documentos, dentre os quais estará o comprovante de renda vinculado á atividade de táxi, para cálculo da diária. A solicitação estará sujeita à análise da seguradora, que geralmente considera as diárias contando apenas os dias em que o veículo esteve em processo de conserto (data de início dos reparos e data de entrega). Se eventualmente não houver acordo com a seguradora sobre valores recomendamos negociar diretamente com o causador e em última instância solicitar instrução das Pequenas Causas ou de um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  2. carla diz:

    um taxi invadiu a preferencial por onde eu vinha e bateu em mim, o mesmo disse que não tem seguro para terceiros e a empresa do taxi não se responsabiliza.o taxi era dirigido por funcionário e o dono do carro não consigo localizar

    • Jessica diz:

      Carla, bom dia!

      Recomendamos solicitar ajuda de um advogado ou nas Pequenas Causas. Ele poderá lhe orientar como proceder já que o causador não tem seguro e não houve acordo em lhe indenizar os prejuízos.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  3. Nathalia Moura diz:

    Boa noite! Uma senhora bateu na traseira do meu carro e a A seguradora dela cobriu lucro cessante de 10 dias que foi o tempo estimado para conserto, dado pela oficina. Só que já se vão mais de 20 dias parado com o carro na oficina e eles informam que não tem previsão para entrega do mesmo. O que fazer? O carro é táxi.

    • Jessica diz:

      Nathália, boa tarde!

      Recomendamos que contate a seguradora e informe que o carro ainda não foi entregue e que seu marido deseja receber os lucros cessantes “complementares” por esses dias adicionais. A seguradora deverá solicitar os documentos de comprovação de renda e verificar o motivo de o carro não ter sido entregue ainda.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal!
      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  4. Débora diz:

    Olá sobre o problema acima da seguradora não querer pagar os dias anteriores: _ a minha dúvida é:_ como não querer pagar os dias anteriores sendo que ela após a abertura de sinistro demora a liberacao do concerto sendo que a oficina só pode fazer os reparos com a autorização da seguradora e tbm a espera das peças para reparo sendo que a oficina não permiti q o carro fique na oficina enquanto a seguradora analisa o caso!!! Sendo assim eles teriam que ser obrigados a pagar pois a demora foi causada pela própria seguradora???

    • Jessica diz:

      Débora, boa tarde!

      Conforme escrevemos no post, concordamos com a visão de que a seguradora deveria pagar pelo total de dias parados, porém infelizmente não é o que está previsto na maioria dos produtos disponibilizados no mercado hoje.
      Atrasos na disponibilização de peças são considerados de responsabilidade do fabricante, de modo que realmente não é possível responsabilizar a seguradora. Porém, atrasos na liberação do conserto ou outras burocracias do seguro deveriam ser consideradas, para não prejudicar o consumidor.
      Por isso, a não ser no caso de atrasos de peças (que devem ser cobradas do fabricante), recomendamos que procure negociar com a seguradora.

      Também é recomendável checar junto a um advogado se existe jurisprudência de situações similares a que você está vivendo para tentar levar o caso à Justiça.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube com dicas sobre seguros: clique aqui!

      Atenciosamente,

  5. Danillo Souza diz:

    Eu cruzei na frente de um carro, e o carro desvio de mim e bateu em um terceiro carro que estava atrás do meu , no meu carro não aconteceu nenhum dano, só que sou o causador do acidente , se eu aciona o meu seguro ele cobre os outros dois carros ?

    • Jessica diz:

      Danillo, boa noite!

      Se você é considerado culpado pela colisão e o Boletim de Ocorrência deixa isso claro, então você poderá acionar a cobertura de danos materiais a terceiros do seu seguro para pagar os prejuízos aos dois outros carros envolvidos no acidente.

      Ficamos a disposição!

Deixe uma resposta para Jessica Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *