Seguro tem juros?

seguro tem jurosDescubra se o seguro de automóvel e outros tipos de seguros tem juros!

Com o aumento da taxa de juros na economia as pessoas começaram a ficar mais atentas com relação a cobrança de juros. É muito importante ficar atento a esse detalhe para não gastar dinheiro à toa. O seguro de automóvel (e todos os outros tipos de seguro) não fogem a essa regra. Por isso no post de hoje responderemos se o seguro tem juros e em que situações.

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários! Peça também sua cotação!

Cotação Seguro Carro - 2

“Tipos” de juros

Antes de começarmos é importante saber que existem diferentes “tipos” de juros. No caso de seguros são estes dois:

  • Juros de parcelamento
  • Juros por atraso de pagamento

Juros de parcelamento

Quando você contrata seu seguro existem diversas opções de parcelamento: à vista ou em 2, 3 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 vezes. Algumas dessas opções não tem juros e outras tem juros de parcelamento.

Atualmente a grandíssima maioria das seguradoras trabalha com opção de até 4 vezes sem juros de parcelamento. Outras, que são exceção, oferecem opção de 5 ou 6 vezes sem juros, mas se tratam de campanhas promocionais que podem mudar a qualquer momento.

Juros por atraso

Se ocorrer atraso no pagamento da parcela do seguro, a seguradora pode cobrar juros pelos dias de atraso. As regras variam por isso é difícil passar uma regra geral. O ideal é ler a proposta do seguro, que é o contrato do mesmo, e ver como está especificada a cobrança de juros em caso de atraso. Caso não conste na proposta, deverá constar nas Condições Gerais do seguro da companhia ou então no boleto (quando for o caso).

Exemplo: Num seguro de automóvel com vigência de 26/04/2015 à 26/04/2016 na Itaú consta no contrato (proposta do seguro): “Para pagamento em atraso, será cobrada atualização monetária, sendo a variação positiva do IPCA ­ Índice de Preços ao Consumidor Amplo, juros de mora de 12% ao ano, multa de 2% e juros de 0,2% ao dia após 15 dias de atraso”.

Importante: No caso de ser a primeira parcela, o atraso no pagamento implica em cancelamento automático do seguro. Não há juros, multas ou cobranças adicionais, porém o seguro é cancelado e o veículo ou bem segurado perde a cobertura. Por isso é importante não esquecer de pagar a primeira parcela do seguro em dia. Recomendamos a leitura deste outro post  “Atraso no pagamento do seguro causa algum problema” para maiores informações sobre este assunto.

Taxa adicional no boleto

Apesar de não ser propriamente um ‘juros’ é importante pontuar que na forma de pagamento “boleto”, praticamente todas as seguradoras cobram uma taxa adicional pelo custo de emissão do boleto. Esse adicional geralmente é baixo, mas para quem quer economizar de todas as formas possíveis, vale a pena optar pelas outras opções disponíveis como débito em conta corrente (em todas as seguradoras) ou cartão de crédito (em algumas seguradoras como Porto Seguro, Azul Seguros etc.).

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

8 Responses to Seguro tem juros?

  1. Mateus diz:

    Boa Tarde!

    O Seguro de Vida possui juros caso atrase? Todas as seguradoras cobram?

    • Jessica diz:

      Mateus, bom dia!

      As regras de cobrança podem variar conforme cada seguradora. No geral ocorre cobrança de juros no caso de atrasos no pagamento, porém recomendamos verificar junto ao corretor responsável pela apólice as regras de juros de sua seguradora especificamente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  2. Allan diz:

    minha dúvida era em relação a compensação da despesa na contabilidade, pesquisei sobre e não encontrei nada falando sobre esse assunto. O IOF é reconhecido como despesa no ato do pagamento das parcelas.

    • Jessica diz:

      Allan, bom dia!

      Para imposto de renda não é possível fazer abatimentos relacionados a seguros em geral.

      Já para controle finceiro de sua empresa o gasto com seguro pode ser lançado no fluxo de caixa junto aos demais gastos.

      Ficamos a disposição!

  3. Allan Rodrigues diz:

    Jessica,
    Bom dia!

    Juros sobre o prêmio líquido, já estipulado no contrato. como ele é compensado?

  4. Maristela Zytkuewisz diz:

    Boa tarde!
    Estou com a parcela do Seguro atrasada vencida dia 22/06/15 e hoje dia 13/07, pedí para atualizar o boleto para eu efetuar o pgto. Daí me surprendí não com os juros mas com o valor da ” Despesa Operacional” de R$50,00. o valor da Parcela era 178,00 e os juros ficaram no valor de R$5,00. Minha pergunta é:
    Pode ser cobrado este valor de Despesa Operacional, ou seja, para emitir uma segunda via do Boleto?
    Aguardo
    Grata

    • Jessica diz:

      Maristela, bom dia!

      Essas regras variam muito entre as seguradoras.
      Recomendamos que verifique se no boleto original quais as taxas de juros e multas no caso de atraso, pois geralmente consta lá. Se não constar, questione junto a seu corretor de seguros se há alguma menção desta Despesa Operacional nas Condições Gerais do seguro de sua seguradora específica.

      Atenciosamente,

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *