Seguro viagem: o que é?

Entenda o que é o seguro viagem e detalhes importantes para o consumidor-viajante!

O público consumidor brasileiro vem procurando cada vez mais o seguro viagem tanto para destinos internacionais quanto nacionais. Muitos já se tornaram quase-especialistas de tantas viagens e tantos seguros que fazem ao longo do ano rs! Neste post explicaremos para os novatos no assunto os principais detalhes que não podem escapar.

Faça cotação do seu seguro viagem com nossos especialistas!

Cotação Seguro Viagem

Seguro Viagem tem “duas partes”

O seguro viagem é composto sempre de duas partes: 1) Seguro de Vida e 2) Serviços de Assistências.

É importante ter isso em mente pois, como mostraremos no comparativo entre Porto e Assistcard, uma seguradora pode ter mais foco no seguro de vida enquanto outra tem maior direcionamento para serviços de assistência. Sabendo observar o que é o que, na hora de fazer seu seguro viagem você poderá focar naquela seguradora que atende melhor suas necessidades.

1) Seguro de Vida no Seguro Viagem

Começando pelo seguro de vida, as coberturas dele dentro do seguro viagem são principalmente Morte Acidental e Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente.

Há ainda o traslado de corpo na ocorrência de falecimento do segurado entre outras coberturas interessantes.

Importante reforçar que não há cobertura para Morte Natural, para a qual é necessário ter um seguro específico de vida apartado do seguro viagem.

2) Assistências no Seguro Viagem

As assistências no seguro viagem são muitas em todas as seguradoras. Aquelas que mais merecem destaque são:

  • Despesas Médico-Hospitalares e Odontológicas (“DMHO”)
  • Extravio de bagagem
  • Atraso de voo

DMHO: Sobre a DMHO existe certo debate se trata-se de cobertura de seguro de vida ou assistência. Nós somos da opinião que trata-se de assistência pois, ainda que possa compor um sinistro de acidente, também funciona nos casos de doenças (que não são cobertas no seguro de vida do seguro viagem).

Há seguradoras que oferecem DMHO somente por meio de reembolso (caso da Porto Seguro): o segurado paga os serviços médicos que precisou e posteriormente solicita o reembolso à seguradora com envio dos comprovantes. Por outro lado, há seguradoras que trabalham tanto com reembolso quanto com indenização e oferecimento de profissionais médicos próprios (caso da Assistcard), de modo que o segurado tem mais flexibilidade.

A DMHO é, a nosso ver, a mais importante de todas as garantias de um seguro viagem.

Cotação Seguro Carro - 2

Extravio da bagagem: O extravio de bagagem prevê um valor de indenização quando a bagagem do segurado não é localizada dentro de um número mínimo de horas estipulado em contrato.

O segurado pode usar o valor como preferir, mas a ideia da cobertura é que ele tenha como adquirir coisas para uma plano emergencial até sua bagagem ser encontrada. Algumas pessoas compram itens de higiene, roupas e acessórios. Outras mais preparadas e sagazes, já tendo levado uma bagagem de mão com esses itens emergenciais, guardam o dinheiro para gastar na viagem como preferirem rs!

Atraso de voo: Funciona bem parecido com o extravio de bagagem. Formalizado o atraso de voo pela companhia aérea, o segurado recebe um valor para gastar num “plano de contingência” enquanto fica no aeroporto esperando.

Para destinos internacionais

A utilidade do seguro viagem é bastante clara nos destinos internacionais. Os riscos de extravio de bagagem e atraso de voo são maiores, assim como a garantia de DMHO é bastante útil já que a pessoa não terá um plano de saúde particular no estrangeiro. Os serviços médicos de alguns países como Estados Unidos são bastante caros e a cobertura de DMHO pode livrar o viajante de gastos inesperados excepcionalmente altos.

Há ainda os casos de destinos nos quais o seguro é obrigatório, como nos países europeus que integram o Tratado de Schengen. Nesses locais é obrigatório portar apólice de seguro viagem com cobertura de DMHO de no mínimo 30 mil euros (ou o equivalente em dólares) para acidentes, enfermidades e repatriação. Confira mais detalhes deste Tratado neste outro post aqui.

Para destinos nacionais

No Brasil não há grande demanda por seguro viagem para destinos nacionais. Grande parte disso está relacionada a dois fatos: 1) Se a pessoa já tem um seguro de vida (apartado do seguro viagem) a contratação de um seguro adicional pode não ser de seu interesse; e 2). Se tem um plano de saúde e odontológico particular com abrangência nacional, a cobertura de DMHO não é tão atrativa.

A maior procura existe quando o viajante não tem plano de saúde particular ou tem plano de saúde com abrangência municipal ou de um único hospital.

Para esses casos a DMHO pode ser bastante útil em destinos nacionais onde o viajante não terá cobertura em seu plano particular. Assim não precisará contar com a rede pública de saúde ou gastar com médicos durante a viagem.

Faça cotação do seu seguro viagem com nossos especialistas!

Cotação Seguro Viagem

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School), atualmente cursa Programa Avançado em Data Science e Decisão (Insper). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e da Youcons, plataforma inteligente de consórcios; Diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros; Professora na extensão universitária em Direito e Economia da UNICAMP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *