Tabela FIPE considera opcionais?

tabela fipe considera opcionais ou nãoDescubra se a Tabela FIPE considera opcionais e como isso influencia no seguro!

A grandíssima maioria dos seguros paga indenização integral com base no valor médio do veículo dado pela Tabela FIPE. Quem investe em opcionais como som, rodas diferenciadas, ar condicionado, etc. sempre se preocupa se esses itens estarão cobertos pelo seguro em caso de perda total ou roubo/furto sem recuperação do veículo, ou seja, se o valor da Tabela FIPE pago pelo seguro considera esses opcionais.

Neste post responderemos essa questão e algumas dicas de como proceder. Confira e escreva suas dúvidas nos comentários! Aproveite e peça sua cotação de seguro ;)

Cotação Seguro Carro - 2

Tabela FIPE não considera opcionais não originais de fábrica

Neste post “Como é calculada a Tabela FIPE” explicamos de maneira bem fácil de entender o passo a passo de como é feita a Tabela FIPE: a partir de consultas feitas em 24 estados, com mais de 125 mil cotações, é calculado um preço médio para cada modelo de veículo no mercado nacional. Para calcular essa média são desconsiderados carros com mal estado de conservação, erros de digitação/divulgação de valores pelas lojas e com opcionais muito superiores aos originais de fábrica.

Portanto, a Tabela FIPE não considera opcionais não originais de fábrica que tendem a encarecer o carro e relação ao modelo médio disponível no mercado. Isso significa que se, por exemplo, você instalar um som diferente do original de fábrica ou colocar rodas diferentes das originais de fábricas isso não estará sendo considerado no valor médio dado pela Tabela FIPE.

Há que pergunte, mas e se ao invés de olhar médio da FIPE eu olhar o valor máximo? Como explicamos neste artigo, não existe valor máximo na Tabela FIPE. Portanto, não tem jeito: na Tabela FIPE não há como encontrar valores que considerem opcionais não originais de fábrica.

E os opcionais originais de fábrica?

Se os opcionais forem originais de fábrica, poderão ser considerados pela Tabela FIPE, mas é preciso checar certinho. Na hora de consultar a Tabela FIPE verifique se o modelo confere exatamente com aquele do documento do seu veículo. Se sim, o valor médio dado pela FIPE para esse modelo inclui os opcionais originais. Se não, não estará considerando.

Como isso afeta a cobertura do meu seguro de carro?

Como a grandíssima maioria das seguradoras tem como referência a Tabela FIPE, é preciso atenção na hora de contratar o seguro auto. Se seu carro possui opcionais que não estão inclusos no valor dado pela Tabela FIPE é preciso se prevenir. Confira algumas dicas nesse sentido:

  • Contrate cobertura de acessórios para aqueles itens opcionais mais caros que merecem atenção. Por exemplo, se você colocou uma roda diferenciada, contrate cobertura acessória para essa roda.
  • Contrate percentual adicional da Tabela FIPE, por exemplo 105% ou 110% da Tabela FIPE. Não é garantido que você poderá contratar esse adicional, pois a aceitação depende das normas da companhias (pode depender do modelo e ano do veículo, por exemplo) – mas caso seja liberado, é uma forma de você “corrigir” a falta dos opcionais na Tabela FIPE.
  • Contrate cobertura de Despesas Extras (ou “Despesas Extraordinárias”). Para quem não pode contratar 105% ou 110% da Tabela FIPE (ou pode, mas deseja ter uma cobertura maior ainda), essa é uma ótima saída. Essa cobertura lhe garantirá que em caso de indenização integral você receberá um adicional fixo, geralmente de R$2.000 limitado a um percentual do valor do carro.
  • Uma última opção é a contratação do seguro através de valor determinado, ao invés de valor referenciado. Porém, não consideramos o mais recomendado, pois tende a encarecer demasiadamente o preço do seguro e depende de algumas regras.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

12 Responses to Tabela FIPE considera opcionais?

  1. Gustavo valente de de diz:

    O preço dos carros que vêm de fábrica básico são considerados o mesmo valor da tabela FIPE?

    • Jessica diz:

      Gustavo, boa noite!

      A Tabela FIPE traz os valores médios dos modelos de veículos em território nacional. A pesquisa usa como base modelos básicos (ou seja, sem acessórios complementares).
      Como a Tabela FIPE traz valores médios, não necessariamente o preço de anúncio de lojas e concessionárias será igual ao da Tabela FIPE, pois pode haver variação entre o valor de um local em relação a média.

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/jZOs_YAyk7I

      Atenciosamente,

  2. Aldair Jose Rodrigues Alves diz:

    Olá, boa noite!

    Encontrei um GM astra hatch, ano fabricação/modelo 2004/2005. O carro está em perfeito estado de conservação. A tabela FIPE MG ela está avaliado em R$ 20.839,00. Porém o proprietário está querendo 21.300,00. O carro está todo original. O que vocês me orienta?

    Aldair Jose Rodrigues Alves

    • Jessica diz:

      Aldair, bom dia!

      Como mera opinião entendemos que se estão pedindo acima da FIPE há margem para negociação.
      Mas ressalto que trabalhamos na área técnica de seguros e por isso não atuamos em negociações particulares de compra e venda de veículo. Um lojista ou revenda poderão lhe instruir melhor se o preço pedido está dentro ou fora da média de mercado em sua região.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  3. Alfredo Lucio Mantovani diz:

    Meu carro foi batido por tras por um segurado da sulamerica, eles querem dar perda total do meu carro mas não querem pagar pelo kit gás que tem instalado no carro

    • Jessica diz:

      Alfredo, boa noite!

      Caso o kit gás tenha sofrido perda total também, recomendamos apresentar a nota fiscal de compra e instalação do mesmo para pleitear a indenização por meio da cobertura de terceiros do causador.
      Por outro lado se o kit gás não tiver sido afetado, recomendamos solicitar à seguradora a retirada do mesmo ou então negociar.

      Ambos os caminhos dependerão da análise da seguradora. Se não houver acordo com a seguradora, recomendamos solicitar ajuda do corretor da apólice e, em última instância, solicitar instrução de um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Un981axvGxg

      Atenciosamente,

  4. Edilaine diz:

    Boa Noite,
    Jessica,
    Por favor, preciso de uma orientação;
    Fiz um seguro de auto pela Itau Seguros, meu carro foi furtado e o modelo dele é LT 1.0 2015 com my link.
    E para a minha surpresa descobri que o valor que me pagariam seria o mesmo valor de um carro básico ou seja sem my link.
    A corretora alegou que não tinha essa opção quando fez o seguro e a seguradora diz que a corretora não adicionou o my link.
    Nesse dilema me sinto lesada pois a diferença do básico e com my link é de 2.000.
    Mandei a nota para o analista e ele deu negado.
    Gostaria de uma orientação nesse caso, eu posso processar a seguradora?
    pensei em procurar um advogado.
    Mais temo pois o valor é pago esse mês qd muda o mês muda também a tabela.
    Me ajude por favor, o que eu posso fazer nesse caso!
    Att,
    Edilaine

    • Jessica diz:

      Edilaine, bom dia!

      Devido a urgência dos prazos (virada do mês e mudança de tabela de referência para o pagamento) recomendamos que consulte um advogado para checar se há chances de ganho de causa e qual o procedimento.

      Feito isso, nossa recomendação é que entre no site da Tabela Fipe é consulte o modelo de seu carro. Verifique se na Tabela Fipe existe diferenciação de modelo para o com e sem My Link.

      Se não houver diferenciação pela Tabela fipe, as formas para se precaver deste prejuízo seriam a contratação de um percentual adicional de cobertura da fipe (por exemplo 105 % ) ou a cobertura de despesas extras. O advogado poderá lhe orientar se, neste caso, é ou não possível tentar receber a diferença em um processo, alegando que a senhora não tinha conhecimento destes pontos.

      Se houver diferenciação na Tabela fipe entre os modelos com e sem My Link a seguradora entenderá como um erro no enquadramento do veículo. Neste caso ela pode se negar a pagar a diferença alegando que houve um desagravo do risco e que o prêmio (preço) pago pelo seguro foi pelo do modelo sem My Link. Ainda nesta linha, a senhora pode propor de que seja feito um cálculo de qual teria sido a diferença no prêmio do seguro e fazer o acerto desta diferença, para receber o valor referente ao modelo correto. Tudo isso dependerá de uma negociação com a seguradora, sempre deixando claro que não houve má fé de sua parte ou do corretor. Não havendo acordo, realmente será necessário buscar instrução de um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal!
      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  5. Neimar diz:

    O volkswagen gol g5 1.0 2011 completo com ar condicionado, é o mesmo valor sem ar condicionado, porque a tabela para esse ano só me mostra a opção do (Gol (novo) 1.0 Mi Total Flex 8V 4p), não fala se é completo ou não.

    • Jessica diz:

      Neimar, boa noite!

      Em alguns casos pode ser que a tabela fipe não considere alguns opcionais. Por isso, nestes casos, o ideal é contratar no seguro um percentual maior da tabela fipe, por exemplo 105% ou 110%. A cobertura de despesas extras também é uma forma de compensar isso.

      Apoie nosso projeto!
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://youtu.be/KB2_YQPImuE

      Atenciosamente,

  6. Pingback: O que é e como funciona a Tabela FIPE no seguro | Muquirana Corretora de Seguros

  7. Pingback: Como consultar o novo site da Tabela FIPE | Muquirana Corretora de Seguros

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *