Todo seguro tem franquia?

Conheça as alternativas de seguro sem franquia ou com franquias menores!

É importante o consumidor conhecer as opções de produtos que tem a sua disposição no momento da compra ou contratação. No seguro não é diferente, principalmente em pontos críticos como a franquia. No post de hoje falaremos sobre alternativas para diminuir o tamanho da franquia ou até mesmo fazer seguros de automóvel sem franquia.

Faça sua cotação de seguro auto com a gente!

Cotação Seguro Carro – 2

Diferentes formas de franquia no seguro de automóvel

A franquia é a participação obrigatória do segurado nos sinistros de perda parcial do automóvel. Isso significa que sempre que o veículo segurado é consertado por meio do seguro, o segurado pagará a franquia, enquanto a seguradora cobrirá a diferença.

Não há cobrança de franquia somente nos sinistros de perda total (danos acima de 75%), roubo ou furto sem recuperação, incêndio e explosão. Também não há franquia quando o veículo é consertado por meio da cobertura de terceiros do causador.

Por conta disso é do interesse do consumidor conhecer opções de franquia menores ou até mesmo de seguros sem franquia. As alternativas existentes no mercado atualmente são as seguintes:

  • Franquias facultativas, de diferentes tamanhos
  • Seguro de franquia (também conhecido como cobertura de isenção de franquia)
  • Benefício de isenção de franquia quando for vítima

Falaremos de cada uma delas abaixo.

Tipos de franquia facultativa

As franquias facultativas são diferentes opções de franquia em termos de valor. Ela continua sendo obrigatória, mas com outras opções de tamanho.

Entre essas opções está a de franquia reduzida, sendo a mais comumente comercializada a de 50% do valor da franquia básica. Há seguradoras que comercializam também opção de franquia reduzida de 25%.

Exemplo 1: Se a franquia básica é de 4.000 reais, a franquia reduzida de 50% será metade da básica. Ou seja, 2.000 reais.

Exemplo 2: Se a franquia básica é de 4.000, a franquia reduzida de 25% será a metade da metade da básica. Ou seja, 1.000 reais.

Para quem tem interesse em um seguro de automóvel com a menor franquia possível, é sempre interessante cotar o seguro com franquia básica e franquia reduzida para comparar as opções.

Cobertura de isenção da 1ª franquia

Algumas poucas seguradoras como a HDI trabalham com cobertura de “isenção da 1ª franquia”. Esta cobertura também pode aparecer com o nome de “seguro da 1ª franquia”.

Contratando esta cobertura o segurado não terá que pagar a franquia no primeiro sinistro que ocorrer durante a vigência da apólice. A partir do 2º sinistro já terá que pagar a franquia normalmente.

Esse benefício não se acumula para outros anos se o seguro vencer e a isenção não chegar a ser utilizada na vigência.

Exemplo 3: Um segurado tem cobertura de isenção da 1ª franquia. Ao longo do ano ele sofre dois sinistros. No 1º sinistro ele não precisará pagar a franquia devido a cobertura de isenção, de modo que a seguradora cobrirá todo o conserto sem nenhuma participação do segurado. Já no segundo sinistro o segurado deverá pagar a franquia e a seguradora cobrirá a diferença acima da franquia.

Beneficio de isenção de franquia quando for vítima

Algumas poucas seguradoras como a Tókio Marine oferecem benefício de isenção de franquia quando o segurado é vítima na colisão. Para ter o benefício é necessário atender os pré-requisitos determinados pela seguradora no contrato, os quais geralmente envolver ter um Boletim de Ocorrência claro, com duas testemunhas e dados do causador.

No momento da abertura do sinistro é importante solicitar ao corretor para verificar se sua seguradora tem este benefício. Na Tókio Marine, por exemplo, este benefício está disponível no produto “Auto”, mas não no “Auto Clássico”.

Aproveite e faça sua cotação de seguro de automóvel conosco!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *