Tókio Marine lança seguro auto especial para PCD com isenção

tokio-marine-lanca-seguro-auto-com-cobertura-para-pcd-com-isencao-fiscal-ipi-e-icmsVeja passo a passo de como funciona o seguro de automóvel com cobertura para portadores de deficiência com isenção de IPI e ICMS na Tókio Marine!

Quem é portador de deficiência e adquiriu um carro com isenção de IPI e ICMS tem um frio na barriga ao pensar que o veículo pode sofrer um sinistro de perda total antes dos 02 anos no qual teria direito à isenção novamente. Antes deste prazo, o direito não é concedido novamente e, mesmo que tenha um seguro, a indenização não será suficiente para adquirir um modelo igual sem a isenção fiscal.

Até ano passado não havia nenhuma solução para este problema. Porém este ano as seguradoras começaram a se movimentar criando soluções específicas para este tipo de risco. Uma das pioneiras é a Tókio Marine, com uma solução simples e prática para cobertura dos impostos.

No post de hoje explicaremos como funciona o seguro de automóvel para pessoas com deficiência (PCD) com isenção fiscal nesta seguradora. Aproveite para escrever suas dúvidas nos comentários e pedir sua cotação conosco ;)

Sobre este assunto recomendamos também a leitura deste outro post: “Novidade: Seguro auto para pessoa com deficiência e isenção garante 100% da FIPE”.

Cotação Seguro Carro - 2

Tókio Marine: cobertura de 130% FIPE para PCD com isenção

A partir deste ano a seguradora Tókio Marine passou a permitir a contratação de cobertura de 130% da Tabela FIPE para Pessoas Com Deficiência (PCD) que adquiriram seus veículos com isenção de IPI e/ou ICMS.

Para veículos sem isenção de impostos, a cobertura é limitada a 100%, 105% ou 110% conforme aceitação para cada modelo de carro. Apenas PCD com isenção passam a poder contratar 130%, percentual muito superior ao permitido para veículos sem isenção.

Este adicional de 30% de cobertura sobre a Tabela FIPE é suficiente para que o proprietário segurado faça a quitação dos impostos e, ao final do processo, continue com 100% ou 105% em mãos para adquirir novo veículo. Como o benefício da isenção fiscal só é concedido novamente a cada 02 anos, isso garante que em sinistro antes deste período o proprietário terá 100% em mãos para adquirir um carro equivalente ao anterior sem precisar novamente da isenção.

Limitação: veículo que não constam na Tabela FIPE

Esta solução desenvolvida pela Tókio é excelente e bastante prática, além de ter uma influencia relativamente baixa no preço do seguro. Contudo, ela é limitada quando o segurado adquiri um veículo cujo modelo não consta na Tabela FIPE.

A contratação de cobertura com base na Tabela FIPE chama-se “cobertura de valor referenciado”, uma vez que utiliza a Tabela como referência do valor médio do carro. Para modelos não disponíveis na FIPE, é necessário fazer a contratação da “cobertura de valor determinado”, ou seja, estipular um valor fixo no momento da contratação.

Como a garantia de quitação dos impostos para PCD na Tókio está vinculada a uma maior percentual de cobertura de Tabela FIPE, isso significa para cobertura de valor determinado a qual não usa a FIPE, isso se torna inviável.

Para essas situações é necessário recorrer a outra seguradora, cujo modelo de cobertura para quitação de impostos independe da Tabela FIPE. Explicamos esta diferença no vídeo abaixo.

Vídeo:
Dois modelos de seguro auto com cobertura para quitação dos impostos

No vídeo abaixo explicamos como funciona o seguro auto de duas seguradoras, dentre elas a Tókio, para cobertura de quitação de impostos para PCD. Recomendamos assistir para conhecer os dois modelos de cobertura que existem hoje ;)

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

4 Responses to Tókio Marine lança seguro auto especial para PCD com isenção

  1. Antônio zacharias diz:

    Olá, quando o veículo PCD não está na tabela FIPE com exemplo Renegade PCD, Creta atitude automático. Kicks S PCD, como é calculado o valor do veículo

  2. Varley diz:

    Bom dia! Duvidas sobre o prazo de validade da isenção não seria 2 anos ?

    • Jessica diz:

      Varley, boa tarde!

      Perfeita colocação! Me equivoquei ao escrever 03 anos, já fiz a correção no texto. Obrigada!!

      Achei este link onde passam todos os trâmites e regras sobre o direito a isenção. Vale a pena dar uma olhada se tiver interesse.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *