Tókio Marine lança seguro auto especial para PCD com isenção

tokio-marine-lanca-seguro-auto-com-cobertura-para-pcd-com-isencao-fiscal-ipi-e-icmsVeja passo a passo de como funciona o seguro de automóvel com cobertura para portadores de deficiência com isenção de IPI e ICMS na Tókio Marine!

Quem é portador de deficiência e adquiriu um carro com isenção de IPI e ICMS tem um frio na barriga ao pensar que o veículo pode sofrer um sinistro de perda total antes dos 02 anos no qual teria direito à isenção novamente. Antes deste prazo, o direito não é concedido novamente e, mesmo que tenha um seguro, a indenização não será suficiente para adquirir um modelo igual sem a isenção fiscal.

Até ano passado não havia nenhuma solução para este problema. Porém este ano as seguradoras começaram a se movimentar criando soluções específicas para este tipo de risco. Uma das pioneiras é a Tókio Marine, com uma solução simples e prática para cobertura dos impostos.

No post de hoje explicaremos como funciona o seguro de automóvel para pessoas com deficiência (PCD) com isenção fiscal nesta seguradora. Aproveite para escrever suas dúvidas nos comentários e pedir sua cotação conosco ;)

Sobre este assunto recomendamos também a leitura deste outro post: “Novidade: Seguro auto para pessoa com deficiência e isenção garante 100% da FIPE”.

Cotação Seguro Carro - 2

Tókio Marine: cobertura de 130% FIPE para PCD com isenção

A partir deste ano a seguradora Tókio Marine passou a permitir a contratação de cobertura de 130% da Tabela FIPE para Pessoas Com Deficiência (PCD) que adquiriram seus veículos com isenção de IPI e/ou ICMS.

Para veículos sem isenção de impostos, a cobertura é limitada a 100%, 105% ou 110% conforme aceitação para cada modelo de carro. Apenas PCD com isenção passam a poder contratar 130%, percentual muito superior ao permitido para veículos sem isenção.

Este adicional de 30% de cobertura sobre a Tabela FIPE é suficiente para que o proprietário segurado faça a quitação dos impostos e, ao final do processo, continue com 100% ou 105% em mãos para adquirir novo veículo. Como o benefício da isenção fiscal só é concedido novamente a cada 02 anos, isso garante que em sinistro antes deste período o proprietário terá 100% em mãos para adquirir um carro equivalente ao anterior sem precisar novamente da isenção.

Limitação: veículo que não constam na Tabela FIPE

Esta solução desenvolvida pela Tókio é excelente e bastante prática, além de ter uma influencia relativamente baixa no preço do seguro. Contudo, ela é limitada quando o segurado adquiri um veículo cujo modelo não consta na Tabela FIPE.

A contratação de cobertura com base na Tabela FIPE chama-se “cobertura de valor referenciado”, uma vez que utiliza a Tabela como referência do valor médio do carro. Para modelos não disponíveis na FIPE, é necessário fazer a contratação da “cobertura de valor determinado”, ou seja, estipular um valor fixo no momento da contratação.

Como a garantia de quitação dos impostos para PCD na Tókio está vinculada a uma maior percentual de cobertura de Tabela FIPE, isso significa para cobertura de valor determinado a qual não usa a FIPE, isso se torna inviável.

Para essas situações é necessário recorrer a outra seguradora, cujo modelo de cobertura para quitação de impostos independe da Tabela FIPE. Explicamos esta diferença no vídeo abaixo.

Vídeo:
Dois modelos de seguro auto com cobertura para quitação dos impostos

No vídeo abaixo explicamos como funciona o seguro auto de duas seguradoras, dentre elas a Tókio, para cobertura de quitação de impostos para PCD. Recomendamos assistir para conhecer os dois modelos de cobertura que existem hoje ;)

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

4 Responses to Tókio Marine lança seguro auto especial para PCD com isenção

  1. Antônio zacharias diz:

    Olá, quando o veículo PCD não está na tabela FIPE com exemplo Renegade PCD, Creta atitude automático. Kicks S PCD, como é calculado o valor do veículo

  2. Varley diz:

    Bom dia! Duvidas sobre o prazo de validade da isenção não seria 2 anos ?

    • Jessica diz:

      Varley, boa tarde!

      Perfeita colocação! Me equivoquei ao escrever 03 anos, já fiz a correção no texto. Obrigada!!

      Achei este link onde passam todos os trâmites e regras sobre o direito a isenção. Vale a pena dar uma olhada se tiver interesse.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *