Vantagens e desvantagens na venda online de seguros

Conheça as vantagens e desvantagens para o consumidor com a venda online de seguros

venda online de seguros - vantagens e desvantagens para o consumidorA rápida evolução tecnológica da última década em conjunto com a ampliação do mercado de vendas online vem alterando diversos setores da economia. O mercado de seguros não foge dessa tendência: diversas corretoras vem adentrando esse novo universo, cada qual com uma proposta de trabalho diferente. Diante de tantas mudanças e ofertas, é importante que o consumidor conheça as vantagens e desvantagens da venda online de seguros.

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O “seguro” não é um produto comum, como um sapato: é um serviço. A compra não se esgota ao “receber” o produto – o seguro dura um ano inteiro, e ampara situações de riscos inesperados. Por essa razão comprar um seguro online não é a mesma coisa que comprar um sapato pela internet. Além disso, o “seguro” não é um serviço simples: ele protege de múltiplas situações de risco, com contratos cheios de cláusulas e detalhes complexos. Pode ser simples comprá-lo, mas na hora de usar o seguro é que o bicho pega. Como a venda online pode ajudar ou dificultar essas situações?

Entre o mito do “superfácil” e a realidade do desamparo
A venda online de seguros sem participação ativa do corretor 

Estão surgindo no mercado cibernético brasileiro algumas empresas de venda online de seguro que dispensam a participação ativa do corretor de seguros: num site, o usuário preenche dados e ao final recebe na hora os preços de algumas seguradoras. O usuário faz tudo sozinho, e contrata o seguro sem a instrução do profissional do seguro.

Vantagens: O mito do “superfácil”, “superprático”, “super-rápido”

As empresas que trabalham com esse tipo de venda online de seguros, com a contratação direta pelo próprio cliente dentro de um site, defendem vantagens como rapidez, facilidade da comparação de diversos preços, tranquilidade.

É fato que o cliente faz tudo sozinho e que é um processo rápido. Mas será mesmo que isso é uma vantagem?

Desvantagens: Consequências de um serviço desumanizado 

Ao preencher os dados para o cálculo nestes sites, o cliente está fornecendo os dados do perfil do segurado. Esses dados servirão para estimar o risco (de roubo, de colisão etc.) e, com base nesse risco, precificar o seguro. Mas isso é só um pedacinho do seguro! O cliente merece esclarecimentos e transparência do produto como um todo, e muita coisa fica de fora nesse caso. Veja algumas das desvantagens:

Ignora a complexidade dos contratos e cláusulas: O seguro é garantido através de um contrato, composto por diversas cláusulas. Essas cláusulas abrangem muito mais do que o perfil do segurado: dizem qual o bem e os valores cobertos, quais as garantias e benefícios, como será em caso de danos a terceiros e muitos outros detalhes. O usuário de um site de venda diretamente online lerá todas essas cláusulas, mas sem a instrução de um profissional da área. Certamente é rápido, mas vulnerabiliza o cliente, uma vez que ele desconhece diversos detalhes dessas cláusulas e poderá comprar algo diferente do que espera por falta de informação e instrução.

Falta a intermediação do corretor para evitar erros e prejuízos: Nós, da Muquirana Seguros, acreditamos que o papel do corretor de seguros é extremamente importante na hora da venda: especializado na área, ele não busca apenas um preço bom.  Ele está atento a todos detalhes de cláusulas e contrato, garantindo que o cliente contrate exatamente aquilo que procura, sem se enganar. Ao reduzir a contratação do seguro à “busca por preço”, o corretor pode ser substituído por uma máquina de cálculo. Essa desumanização da venda de seguros pode gerar prejuízos ao cliente quando realmente precisar usar o seguro, e descobrir que as cláusulas e coberturas contratadas estão muito distantes de sua necessidade.

Cotação Seguro Carro – 2

Falta orientação na hora do sinistro: Quando você precisa usar o seguro por causa de um sinistro, a falta de assistência especializada de um corretor pode colocá-lo em saias justas. Primeiro: sem a instrução de um corretor na hora da contratação, as coberturas contratadas podem se mostrar insuficientes ou diferentes da sua necessidade. Segundo: sem a ajuda do corretor na hora do sinistro, o cliente terá que fazer tudo sozinho com a seguradora. Na Muquirana Seguros temos profissionais focados apenas na área de sinistro, para agilizar os procedimentos. É na hora do sinistro que o corretor de seguro se faz mais importante e insubstituível por uma máquina.

Não existe lei clara para venda direta na internet: Como o fenômeno do e-commerce (venda online) ainda é recente no Brasil, não existe uma legislação específica para o assunto. No mercado de seguro não é diferente, de modo que as leis instituídas pela SUSEP (órgão regulador do mercado de seguros) ainda não amparam a brecha da venda diretamente online.

E você, o que acha? Concorda? Discorda? Conte para gente!

Um exemplo de verdade: o caso da Inglaterra 

Na Ingleterra a venda de seguros diretamente online, sem a intermediação do corretor, chegou a seu auge. Virou uma verdadeira guerra de preços!

Há quem pensará: “Bom para o cliente, que conseguiu preços mais baixos”. Mas não foi bem assim. Com as estratégias predatórias das empresas online, o clientes faziam toda a contratação online sozinhos, buscando apenas preço. A qualidade dos seguros caiu absurdamente, prejudicando os consumidores: não tinham o devido amparo na hora do sinistro e gerou-se um fortíssimo quadro de instabilidade e desconfiança no setor.

Diversas corretoras faliram, e clientes saíram no prejuízo.

E a Muquirana Seguros nisso tudo?
Tecnologia com uso inteligente

Nós da Muquirana Seguros somos a favor do avanço tecnológico em nosso setor, mas de maneira inteligente. Em nossa empresa usamos um sistema de multicálculo que permite chegar ao preço de diversas seguradoras ao mesmo tempo. Economiza tempo e aumenta a produtividade, mas sem eliminar a intermediação humana com o cliente, fundamental para construir um compromisso sério e transparente.

Transparência e relacionamento nas mídias sociais: Acreditamos que a internet traz imensas vantagens para o consumidor. Não por substituir o homem pela máquina – muito pelo contrário: com as mídias sociais é possível construir relacionamentos profissionais transparentes, em que o cliente se vê mais próximo do que nunca de sua prestadora de serviços. É por isso que você encontra a Muquirana Seguros em todas as mídias: Facebook, Google +, Twitter, YouTube.

É por isso que nosso lema é “O melhor seguro pelo menor preço sem sair de casa”.

Internet como canal de informação e credibilidade: O uso dessas mídias sociais é vantajoso não só pela transparência e construção de um relacionamento profissional dinâmico e sólido, como por outro motivo: o cliente passa a ter acesso a informações antes restritas à corretora de seguros. Ele pode tirar dúvidas sempre que quiser, ler sobre o assunto e manter-se informado. Desse modo, nossa credibilidade não está apenas na rapidez e praticidade do atendimento (o que valorizamos, e muito!), mas no compromisso com o fornecimento de informações significativas para a sociedade e o mercado segurador.

Oferta online apenas de produtos simplificados: Os únicos produtos que oferecemos diretamente online são para equipamentos portáteis e seguro viagem. São produtos “prontos” e simplificados, sem variações contratuais significativas, muito diferente do seguro de automóvel em que o cliente merece atenção cuidadosa.

O SINCOR-SP (Sindicato dos Corretores de Seguro de São Paulo) também está atento a essas mudanças, com uma proposta similar a esta que a Muquirana Seguros já vem encabeçando. Confira na revista abaixo =)

http://blog.muquiranaseguros.com.br/wp-content/uploads/2013/02/Venda-Online-de-Seguros-Proposta-Alternatica-do-Sincor.pdf

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Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

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