3 vantagens da franquia reduzida no seguro automóvel

3 vantagens da franquia reduzida no seguro automóvel

Confira agora três grandes vantagens em contratar a franquia reduzida ao invés da franquia normal no seu seguro de automóvel!

Muita gente se pergunta se vale a pena contratar franquia reduzida ao fazer seu seguro auto. Como sua contratação gera acréscimos no preço final da apólice, há quem de cara descarte esta opção. Mas não é bem assim. Mesmo com ligeiro aumento no preço, há grandes vantagens em relação à franquia normal.

No post de hoje falaremos sobre as 3 principais vantagens da franquia reduzida em relação à normal e por que você sempre deve pelo menos pedir um orçamento para avaliação.

Aproveite e faça a cotação do seu seguro de automóvel conosco!

cotar-seguro-auto-2021

Vantagens da franquia reduzida no seguro auto

As vantagens da contratação da franquia reduzida no seguro de automóvel são:

  1. Segurado paga menos em um eventual sinistro
  2. Segurado tem mais chance de acionar o seguro
  3. Segurado paga proporcionalmente menos

Vamos explorar cada uma delas a seguir:

Vantagem #1:
Segurado paga menos em eventual sinistro

A franquia é a participação obrigatória do segurado nos sinistros de perda parcial. Ou seja, naqueles sinistros em que o veículo tem conserto, o segurado sempre pagará a franquia, enquanto a seguradora cobrirá a diferença.

Quanto menor a franquia, menor a participação do segurado nos prejuízos e maior a parte coberta pela seguradora.

A franquia reduzida representa 50% (ou 25%) do valor da franquia normal. Isso significa que contratando a reduzida, você reduz em 50% (ou 75%) sua participação nos prejuízos caso ocorra um sinistro de perda parcial.

Claro, isso afetará o preço da apólice. Porém, veremos na vantagem nº 3, que até nisso a franquia reduzida tem vantagens.

Vantagem #2:
Segurado tem mais chance de acionar o seguro

Para que o seguro possa ser acionado para realizar o conserto do carro, é obrigatório que os custos de reparação ultrapassem o valor da franquia. Quando isso acontece, o segurado paga a franquia e a seguradora cobre a diferença.

É como se a franquia funcionasse como a “linha de largada” da cobertura de perda parcial: a corrida só começa se o orçamento da oficina chegar na franquia.

Exatamente por ser esta “linha de largada”, que a franquia em sua forma reduzida traz outra vantagem: com ela aumenta a chance de você poder acionar seu seguro num eventual sinistro.

Quem contrata franquias muito altas, por exemplo na forma majorada (200% do valor da franquia normal) tem o risco de não conseguir acionar o seguro em sinistros por não atingir a franquia.

Vantagem #3
Segurado paga proporcionalmente menos

Apesar das vantagens 1 e 2, a franquia reduzida sempre terá um fator “contra”: sua contratação gera acréscimo no preço final do seguro. Contudo, mesmo nesta ponto existe uma vantagem dela em relação à franquia normal!

Pode variar, mas é prática de mercado entre as seguradoras fazer com que a franquia reduzida seja proporcionalmente mais em conta do que a franquia normal.

Como assim? Calma, a gente explica!

Suponha que um seguro de automóvel custe 1.000 reais com franquia normal de 2.000. O mesmo seguro custa 1.250 reais com franquia reduzida de 1.000 reais. Neste caso, o seguro ficou 250 reais (25%) mais caro para ter uma franquia 1.000 reais (50%) menor. Ou seja, apesar de aumentar o preço, a franquia reduzida tende a aumentá-lo muito menos do que a diminuição que faz na franquia.

O segurado paga mas, porém proporcionalmente mais barato, para ter as vantagens 1 e 2.

Como isso acontece praticamente sempre, recomendamos que o consumidor segurado sempre solicite ao corretor responsável o orçamento com franquia normal e com franquia reduzida para comparação. Muita gente desconhece tudo isso e sequer cota a opção reduzida. Sempre cote e compare!


E o seu seguro: tem franquia normal ou reduzida? Quando você contratou, chegou a comparar as duas opções? :)

Aproveite e cote seu seguro de automóvel conosco!

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.