5 seguros super úteis nas viagens de feriado!

Confira quais são os seguros recomendados para viajar para destino nacional ou internacional no feriado!

Vai chegando o feriado e já começamos os preparativos para as viagens em família ou entre amigos. Feriados emendados, Carnaval, Natal, Réveillon, tudo é motivo para por o pé na estrada e fugir para o o litoral, para as serras ou até para o exterior – a gosto do freguês!

Nessas épocas há 5 tipos de seguros que podem ser extremamente úteis para curtir a viagem sossegado.

Pode ser que você já tenha alguns, mas não tenha outros. Entre em contato conosco para agendar sua renovação sem compromisso e/ou cotar aquele seguro que ainda não tem! :D

#1 Seguro viagem:
Indispensável pro internacional e para o nacional

A mais importante de todas as modalidades desta lista é, sem dúvidas, o seguro viagem.

Ele é composto por diversas coberturas extremamente úteis. Além das tradicionais mais básicas (morte e invalidez permanente por acidente), vale destacar: despesas médico-hospitalares por acidente ou doença, despesas odontológicas também por acidente ou doença, extravio de bagagem, atraso de vôo.

Imagine que no meio da viagem você tem uma apendicite. Quanto iria gastar para passar por procedimento cirúrgico e pós-operatório no exterior, sem plano de saúde? Ou ainda, que torça um pé, tenha uma intoxicação alimentar, ou situações menores que mesmo assim levem ao hospital e lhe rendam uma bela e enorme fatura para pagamento… em dólar.

Pense em como seria difícil se virar se sua bagagem fosse extraviada e você só tivesse a roupa do corpo… Quando de repente chega um saldo providencial do seguro para comprar itens essenciais até a chegada da bagagem.

São situações que qualquer um está sujeito ao viajar e por isso o seguro viagem é nosso top 1 quando o assunto é qualquer viagem, nacional ou internacional!

Ah, mas minha viagem é nacional!

Muita gente pensa que o seguro serve apenas para viagens internacionais, mas não é verdade. Ele pode ser contratado para viagens nacionais.

Nesses casos ele é especialmente indicado para quem não tem plano de saúde particular com abrangência nacional.

Existe planos de saúde locais, focados apenas na cidade ou até mesmo numa única rede de hospitais dentro da cidade. Se a pessoa tem este tipo de plano e viaja Brasil afora, está sujeita ao risco de precisar de atendimento médico e não ter cobertura no seu plano. Certamente ela pode recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS). Mas para se desejar opções da rede privada, o caminho é ter um seguro viagem com cobertura para despesas médico-hospitalares.

Cote seu seguro viagem aqui:
Cotação Seguro Viagem

#2 Seguro Automóvel
para viagens nacionais (ou seguro RCF-V, se estiver sem grana)

Se sua viagem é em território nacional e será feita de carro, evidentemente o seguro de automóvel compreensivo (“total”) é indispensável.

Você dirigirá sabendo que seu veículo está protegido (cobertura de casco), assim como você motorista e seus passageiros (cobertura de Acidentes Pessoais a Passageiros – APP) e eventuais terceiros com quem acidentalmente se envolver em acidente (cobertura de danos materiais ou corporais a terceiros – RCF-V).

cotar-seguro-auto-2021

Mas não para aí. Os seguros de automóvel compreensivos tem coberturas adicionais que são frequentemente acionadas em viagens: quebra ou trinca de vidros, faróis, lanternas e retrovisores; carga ou troca de bateria; reboque.

Imagine estar viajando e ter que resolver quaisquer tipos de imprevistos como estes e não ter seguro? A conta pode sair cara e amargar toda a viagem.

Mas não consigo contratar um seguro auto total!

Para quem não tem condições financeiras de contratar um seguro de automóvel completo, temos uma dica!

Existe um seguro de automóvel somente para terceiros – nos termos técnicos, uma apólice dedicada de RCF-V.

Os motivos mais comuns para não conseguir contratar o seguro auto compreensivo são: falta de dinheiro, modelo do veículo sem aceitação, perfil do condutor com restrição, veículo muito antigo, entre outros. A modalidade de seguro somente para terceiros é ideal pois tem contratação simplificada, aceita veículos bem antigos e não tem perfil de risco. Além disso, tem preço acessível, protege contra danos materiais e corporais a terceiros e garante assistência 24h.

Desse forma, você pode viajar com um seguro que lhe protege contra danos a terceiros e de quebra garante assistência 24h com serviços como reboque e chaveiro.

Cote seu seguro somente terceiros aqui:
Cotação Seguro Terceiros

#3 Carta verde
para viagens pelo Mercosul

Há também quem viaje de carro para além das fronteiras brasileiras. Se seu destino envolve países integrantes do Mercosul, a Carta Verde é indispensável. Sério, indispensável mesmo, pois é obrigatório portá-la.

Trata-se de um seguro de terceiros para veículos segurados brasileiros que circulam dentro de países do Mercosul. Assim como num seguro RCF-V usual, há cobertura para danos materiais e corporais a terceiro. Para saber mais, leia este outro post.

O fato de ser obrigatório não é muito agradável, mas pelo menos o prêmio (preço) é bastante acessível e a contratação bastante simplificada.

Cote sua Carta Verde aqui:
Cotar Seguro Carta Verde

#4 Equipamentos portáteis:
celular, câmera, notebook

Para onde vamos levamos algum equipamento eletrônico. Sem dúvida, os smartphones são os reis da parada, mas certamente você ou alguém que conhece também não consegue viajar sem o notebook ou tablet ou câmera fotográfica.

Durante viagens, todos esses gadgets estão sujeitos a riscos como roubou ou furto, danos por água, danos elétricos. A contratação de um seguro para celular ou equipamentos portáteis é ideal para proteger contra isso.

Cote seu seguro portáteis aqui:
Cotar seguro smartphone e seguro câmera

#5 Seguro residencial
enquanto sua casa está sozinha

Enquanto você e sua família viajam, sua casa fica sozinha. Infelizmente isso oportuniza a ação de ladrões, sendo comum a ocorrência de sucessivos furtos em bairros durante épocas festivas ou feriados.

Contudo, a casa sozinha está sujeita a outros riscos durante uma viagem familiar. Queda de raios e danos elétricos são recorrentes o ano todo e nada impede de acontecerem bem quando a família saiu de viagem e esqueceu de tirar os eletrônicos das tomadas.

Para esses e outros riscos existe o seguro residencial, cujo prêmio (preço) é bastante acessível e os benefícios de serviços assistenciais muito interessantes.

Cote seu seguro residencial aqui:
Cotação Seguro Casa


E você, pretende viajar em breve? Se sim, quais dos seguros acima já tem?

Aproveite e faça sua cotação de conosco! :D

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *