Azul Seguro por Assinatura gera bônus de renovação?

Azul Seguro por Assinatura gera bônus de renovação?

Tem seguro de automóvel tradicional e quer saber se consegue levar sua classe de bônus para um novo seguro por assinatura? Veja agora aqui!

A moda dos serviços por assinatura já chegou ao mercado securitário. A seguradora Azul, do grupo Porto Seguro, acaba de colocar em suas prateleiras um seguro de automóvel por assinatura, direcionado ao público jovem que tem veículos populares e busca contratação flexível.

Parte desse público já tem seguro anual, o que faz surgirem dúvidas: Se ele já tinha seguro antes, consegue levar seus bônus para o Azul Seguro por Assinatura? E o inverso? O Azul por Assinatura gera bônus de renovação?

No post de hoje responderemos essas dúvidas!

Aproveite para cotar e contratar diretamente online seu Azul Seguro por Assinatura! :D

Azul Seguro por Assinatura

Bônus no Azul Seguro por Assinatura

No seguro automóvel compreensivo (“total”) com vigência de um ano, a cada renovação anual sem sinistro, o segurado ganha uma classe de bônus. O bônus é um indicador de experiência do segurado, que mostra se ele tem histórico de poucos sinistros. Quanto maior o bônus, maior o desconto atribuído na renovação.

O segurado que muda de seguradora na renovação, mas mantendo-se na mesma modalidade de seguro (no caso, um seguro de automóvel compreensivo e anual), pode “carregar” consigo os bônus acumulados ao longo dos anos. Por exemplo: Em 2021 eu tinha classe 09 e estava na seguradora Tokio Marine. Renovei meu seguro em 2022, sem sinistros, pela seguradora Porto Seguro. Na nova apólice, constará bônus 10 (ou seja, meus bônus anterior, acrescido do bônus que ganhei naquele ano).

No Azul Seguro por Assinatura não funciona assim.

Diferente dos seguros tradicionais, que tem a duração de um ano, o seguro por assinatura é um contrato de duração mensal. A cada mês o consumidor escolhe se quer ou não fazer o seguro novamente. Para mais detalhes, leia aqui.

Por conta deste formato de assinatura, ele é considerado um produto diferente e separado daqueles da modalidade anual.

Não há ganho de bônus na renovação, pois não há renovação. Cada mês é considerado uma contratação independente e não existe um sistema de bonificação entre esses meses. Ainda que o segurado faça o seguro por assinatura por 12 meses consecutivos, não haverá concessão de bônus.

Também não é possível carregar os bônus de um seguro anual para um seguro por assinatura. Por exemplo: Se o consumidor tinha uma apólice anual de bônus 10 e no ano seguinte optou por fazer um seguro por assinatura ao invés de renovar sua apólice, essa classe de bônus 10 não será carregada para o seguro mensal. Se posteriormente ele decidir voltar para o seguro anual, poderá ter perdido algumas ou todas classes que tinha a depender de quanto tempo passou.

Onde consta isso?

Essas informações constam nas Condições Gerais – cláusulas contratuais – do Azul Seguro por Assinatura. Abaixo você confere a cláusula específica.

Azul Seguro por Assinatura gera bonus na renovação?

Funciona assim em qualquer produto?

Apesar de o seguro por assinatura não ter bônus e não aproveitar bônus de outros produtos, não significa que seja assim para qualquer produto de seguro diferente.

Existem seguros simplificados, como por exemplo o seguro somente para roubo/furto e seguro somente para danos a terceiros (RCF-V). Quando um segurado migra de um produto assim para um seguro compreensivo (“total”), ele pode levar os bônus acumulados, desde que observa as regras de cada seguradora. No geral, as seguradoras autorização essa migração, descontando duas classes de bônus.

Por exemplo: Um segurado que ao longo dos anos acumulou classe de bônus 04 num seguro de roubo/furto, decide fazer agora um seguro compreensivo. A nova seguradora aceitará seus bônus, desde que desconte duas classes, ou seja, considerará bônus 02.

A migração de bônus é quase sempre permitida em produtos minimamente similares e que tenham a mesma duração. No caso do seguro por assinatura, apesar de ser um produto similar em termos de cobertura, não tem duração de um ano.


E você, sabia sobre essas regras de bônus do seguro? Considera isso importante na sua decisão na hora de contratar?

Aproveite para cotar e contratar diretamente online seu Azul Seguro por Assinatura! :D

Azul Seguro por Assinatura

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Uma resposta para Azul Seguro por Assinatura gera bônus de renovação?

  1. Pingback:Azul Seguro por Assinatura aceita quais veículos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.