Azul Seguro por Assinatura não faz endosso de alteração!

Azul Seguro por Assinatura não faz endosso de alteração!

Está interessado no Azul Seguro por Assinatura para proteger seu automóvel? É uma ótima opção, mas requer atenção a questão do endosso! Veja aqui por que!

Sempre que vamos comprar um produto, buscamos pesquisar as informações mais importantes para nos certificar de que ele serve para o que precisamos. Não é diferente com as novas modalidades de seguro que vem surgindo, como o Azul Seguro por Assinatura. O segurado deve estar atento a detalhes do funcionamento deste novo seguro para garantir que se adequa a sua realidade.

Pensando nisso, no post de hoje daremos nossa opinião sobre o fato de o Azul Seguro por Assinatura não permitir endossos de alteração. Esse ponto pode ser indiferente para alguns consumidores, mas muito importante para outros. Por isso leia até o fim!

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Endossos e Azul Seguro por Assinatura

O que é um “endosso” de seguro?

No seguro de automóvel de duração anual, o segurado pode solicitar alterações na apólice. Para isso é feito um endosso: um documento que substitui as informações antigas pelas informações novas a partir de determinada data.

Se o segurado troca de veículo, ele faz um “endosso de substituição de veículo”. Se ele muda de endereço ou de condutor principal, por exemplo, faz um “endosso de alteração de Perfil de Risco”. Entre outras opções.

Caso a alteração aumente o risco do seguro, haverá cobrança proporcional ao tempo restante da apólice. Se diminuir o risco, gerará devolução. Se não afetar o risco, não haverá nem cobrança nem devolução.

Uma vez transmitida a proposta de endosso, a seguradora emitirá o endosso e a apólice passará a constar com as novas informações.

Azul Seguro por Assinatura não faz endosso

No Azul Seguro por Assinatura não é possível fazer endossos.

As informações que constarem na contratação inicial permanecerão “fixas” durante todo o período da assinatura mensal, sem possibilidade de alterá-las por meio de um endosso.

Essa informação consta nas Condições Gerais do produto. Elas são as cláusulas contratuais com as regras de seu funcionamento. Abaixo separei o trecho que fala sobre este ponto. Veja que a seguradora é clara em estipular que o segurado não poderá fazer alterações ou cancelamento durante a assinatura mensal de 30 dias.

Isso é bom ou ruim?

A impossibilidade de fazer endossos de alteração após a contratação pode ser indiferente ou ruim a depender da necessidade de cada consumidor. Isso dependerá das informações solicitadas na simulação de preço: CPF do principal condutor, CEP de per noite, veículo segurado e tipo de utilização.

Indiferente: Para quem não tem planos de alterar quaisquer dessas informações nos próximos 30 dias, não há problemas em não poder fazer endosso.

Ruim: Para quem tem planos de alterar quaisquer das informações em prazo inferior a 30 dias, a impossibilidade de fazer endosso é bastante ruim. Neste caso o segurado não estará coberto dentro das novas condições, a não ser que contrate um novo seguro no meio do mês ou então aguarde o final da vigência no fim do mês (ficando descoberto) para então fazer uma nova contratação com as novas informações.

Por exemplo: O segurado contrata o seguro por assinatura no dia 01 e terá cobertura nos termos contratados até o próximo dia 30. No meio do mês ele vende o carro segurado e compra um novo. Ele não poderá endossar o seguro para trocar os carros. Ele precisará escolher entre: 1) Contratar uma nova assinatura para o novo carro, sem poder cancelar o seguro anterior (não terá devolução); ou então 2) Aguardar a assinatura mensal vencer para fazer uma nova assinatura do novo carro, porém o novo carro ficará sem cobertura até fazer esta contratação.

Portanto, avalie se isso é indiferente ou não para você antes de contratar o seguro ;)

Caso seja um ponto negativo, vale a pena buscar um seguro de automóvel com vigência anual, que possibilitará a realização de endossos ao longo de todo o ano.

Quero cotar o Azul Seguro por Assinatura!

Para cotar e até contratar online seu seguro por assinatura, clique aqui!


Qual sua opinião sobre esse assunto? Você prefere a dinâmica do seguro por assinatura ou do seguro anual?

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Uma resposta para Azul Seguro por Assinatura não faz endosso de alteração!

  1. Pingback:Azul Seguro por Assinatura cobre qual valor do veículo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.