Banco pode cancelar seguro de vida em empréstimo?

Banco pode cancelar seguro de vida?

Recebemos a seguinte pergunta da Carla:

Sou aposentada e o banco só fazia empréstimo se fosse um seguro de vida, mas depois de 3 meses foi cortado. O que aconteceu?”

Olá, Carla! Tudo bom?

Primeiramente recomendamos verificar se:

  • se tratava-se de um seguro de vida prestamista previsto no contrato do empréstimo para quitação da dívida em caso de falecimento;
  • ou o seguro de vida em questão era uma apólice sem relação com o empréstimo

Seguro de vida prestamista: Sendo o primeiro caso, é um seguro usual para operações de empréstimo. Não é recomendado seu cancelamento antes da quitação da dívida, pois se eventualmente o devedor falecer, a família ficará com uma bomba no colo. Por isso, se for este o caso, recomendamos contatar o gerente do seu bando e solicitar que seja feito novo seguro e que a nova apólice seja vinculada ao contrato do empréstimo para proteger a senhora e sua família.

Lembrando que não trabalhamos com seguros de bancos, por isso não temos grandes detalhes.

Apólice sem relação com o empréstimo: Agora se for o segundo caso, temos alguns problemas.

O primeiro problema é que vincular a venda de um produto ou serviço (no caso, o empréstimo) a compra obrigatória de outro produto ou serviço (no caso, o seguro de vida) é considerado venda casada; e venda casada é crime. Se a senhora se considera lesada pelo que ocorreu, recomendamos abrir reclamação nos órgãos de defesa do consumidor.

O outro problema neste caso é o cancelamento em si. Recomendamos que leia este outro post: “Seguro pode ser cancelado?”.

Nele explicamos em detalhes as situações em que um seguro pode ser cancelado.

Resumindo aqui: O seguro poderia ser cancelado a seu pedido a qualquer momento, mas não pela seguradora. A seguradora só pode cancelar a apólice nos casos de falta de pagamento ou liquidação da garantia (no caso, indenização por morte, o que não foi o caso).

Em se tratando de um seguro separado do empréstimo e havendo interesse da senhora em reabilitar esta apólice, recomendamos contatar o bando e questionar o motivo do cancelamento. Se tiver sido por falta de pagamento e de fato não houver sido pago, não há o que fazer. Se não houver motivos justificáveis por parte deles para cancelar, recomendamos solicitar a reabilitação da apólice, com abertura de reclamação no SAC e Ouvidoria se necessário.

Espero que essas informações ajudem em alguma medida.

Abraços!

Jessica


Cote seu seguro de vida individual ou coletivo conosco! Clique abaixo!

Cotação Seguro Vida

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *