Bônus de seguro: como funciona? [com ilustrações!]

BÔNUS DE SEGURO - O QUE ÉVeja passo a passo ilustrado de como funciona o bônus do seguro auto!

O bônus do seguro é assunto que interessa a todos que prezam pela economia, sendo muito importante para você na hora de renovar seu seguro de automóvel.  Neste artigo vamos tratar das principais dúvidas sobre o assunto, mostrando passo a passo ilustrado sobre como funciona o bônus do seguro e sua influência no dia à dia do segurado.

Também recomendamos a leitura deste outro post sobre o assunto: “Bônus no seguro de automóvel: posso transferir?”.

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários! Peça também sua cotação, sem compromisso ;)

Cotação Seguro Carro – 2

O que é bônus de seguro?

Bônus de seguro é um indicador da experiência do seguro, usado na formação do preço do seguro.

Traduzindo do “segurês” para o português, a ideia do bônus de seguro é bonificar aqueles que contrataram o seguro mas não precisaram utilizá-lo ao longo da vigência. É um tipo de “premiação” progressiva à quem teve um experiência positiva para o seguro, não tendo sinistros.

De quanto é o desconto da classe de bônus?

Cada classe de bônus equivale a um desconto percentual no preço do seguro. Não há um valor exata para o desconto de “uma unidade” de bônus, pois há seguradoras que atribuem mais peso e outras que atribuem menos peso ao bônus na composição do preço do seguro. Porém podemos dizer que, na média, cada classe bônus tende a valer 5% de desconto.

Em alguns casos pode ocorrer de mesmo a classe de bônus subindo, o preço do seguro também subir. Neste outro post  explicamos por que isso pode ocorrer.

Passo a passo ilustrado

Abaixo você confere o passo a passo ilustrado e explicação em texto de como funciona o bônus de seguro.

bônus de seguro como funciona - imagem

Como funciona o bônus de seguro?

Se você quer um “resumão”, assista o vídeo abaixo. Se preferir, o texto traz as informações detalhadas ;)

O funcionamento do bônus de seguro é bastante simples. Abaixo você confere as explicações de cada ponto do passo a passo ilustrado que você viu acima.

  • Se você não tiver sinistro ao longo da vigência do seguro, você ganha uma classe bônus.
  • Para  cada sinistro que você sofre ao longo da vigência, você perde uma classe de bônus.

Vamos ver cada um desses pontos brevemente.

Quando ganho classe de bônus no seguro?
“Não usou, ganhou”

Você ganha uma classe de bônus sempre que renova seu seguro no vencimento da renovação, sem ter tido sinistro ao longo da vigência.

Antecipação de renovação: Para ganhar a classe de bônus é necessário respeitar a vigência de 1 ano do seguro. Se a renovação for antecipada, ou seja, feita antes do vencimento, você não ganha a classe de bônus mesmo que não tenha tido sinistro. Em renovações antecipadas você mantém a classe de bônus atual.

Por exemplo: Imagine que você tem um seguro com vigência de 01/jan/2014 à 01/jan/2015. Se por algum motivo você decidir refazer esse seguro em outro lugar no meio da vigência, por exemplo em 30/outubro/2014, você não ganhará uma classe de bônus mesmo que não tenha utilizado o seguro ao longo desses 10 meses de seguro.

Quebra de vigência: Outro detalhe importante, é renovar o seguro até a data do vencimento. Se o seguro não for renovado em dia, ocorre o que chamamos de “quebra de vigência”, o que pode gerar perda de bônus. As seguradoras dão o prazo de até 30 dias, contando a partir do vencimento, para fazer a renovação ganhando a classe de bônus. Após os 30 dias você perde uma classe de bônus e poderá perder classes adicionais a cada mês.

Quando perco classe de bônus no seguro?

Você perde uma classe bônus na renovação quando precisa acionar o seguro para:

  • Consertar seu veículo (perda parcial)
  • Consertar veículos de terceiros (cobertura de terceiros)
  • Indenização integral por colisão, roubo/furto, incêndio etc. (perda total)

Você também pode perder seus bônus gradualmente quando não renova seu seguro dentro do prazo, conforme explicamos acima.

É importante se atentar a alguns detalhes sobre a regras de perda de bônus. Confira as mais importantes abaixo:

  • Mudar de seguradora não influencia em nada. Se na renovação do seu seguro você optar por uma nova seguradora, você continuará ganhando os bônus que ganharia na outra. O mesmo vale para a perda de bônus: Se você sofreu sinistro ao durante a vigência do seguro e mudar de seguradora na renovação, continuará tendo seu bônus descontado na nova seguradora.
  • Você não perde todo seu bônus de uma só vez. Por exemplo: Se você tem classe de bônus 5 e sofre um sinistro, na renovação você terá bônus 4 e não zero.
  • Para cada sinistro você perde uma classe de bônus. Por exemplo: Imagine que você sofre um sinistro em fevereiro. Dois meses depois você sofre outro sinistro. Na renovação do seguro você perderá duas classes de bônus – ou seja, uma para cada sinistro.

Situações em que você usa seu seguro mas não perde bônus

Algumas situações em que você usa seu seguro de carro não acarretam perda de bônus na renovação, pois não são consideradas “sinistro”, mas serviços de assistência e benefício do seguro. Abaixo você confere que situações são essas:

  • Assistência 24h: Guincho, chaveiro, troca de pneus, assistência para pane seca ou pane elétrica etc., são serviços enquadrados dentro da Assistência 24h do seguro. Se você precisar usar algum dos serviços dessas assistências você não perderá classe de bônus.
  • Vidros, faróis, retrovisores e lanternas: Se você precisar a cobertura de vidros, faróis, retrovisores e lanternas do seu seguro de carro você também não perde bônus na renovação.
  • Benefícios: Alguns seguros de automóvel oferecem benefícios como por exemplo serviços residenciais básicos. Se você utilizar esses benefícios não perderá classe de bônus.

Cotação Seguro Carro

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

34 respostas para Bônus de seguro: como funciona? [com ilustrações!]

  1. Andrea de Carvalho diz:

    Bateram atrás no meu carro, precisei usar o meu seguro pois o condutor que bateu no meu veiculo não possui seguro e recusou a pagar o valor do conserto. Qual o valor que pedirei na justiça além da minha franquia? Quantos porcentos a mais em cima da minha franquia? Como funciona?

    • Jessica diz:

      Andrea, boa tarde!

      Para dúvidas jurídicas recomendamos consultar um advogado, pois ele poderá lhe instruir melhor.
      Com relação ao seguro de automóvel, acionando seu próprio seguro você deverá pagar a franquia obrigatória e portanto, entendemos que você tem direito de solicitar o ressarcimento deste valor ao causador. Você também perderá uma classe de bônus e pode fazer um cálculo de estimativa de quanto isso implicará de prejuízo na renovação do seu seguro.
      Já a parte acima da franquia que será paga pelo seguro não pode ser cobrada pela senhora, pois é devida pelo causador à seguradora.

      Ficamos à disposição

  2. Alam diz:

    Boa Noite!

    Tenho uma duvida:
    Em março de 2015 comprei uma motocicleta e fiz o seguro para ela. Em dezembro de 2015 a motocicleta foi roubada.
    Vou perder bônus quando fazer um novo seguro?
    Resumidamente o seguro fica em torno de qual % mais caro?
    O meu medo é o seguro ficar muito mais caro!

    • Alam diz:

      Já ia me esquecendo, dentro da mesma pergunta anterior:
      Se eu não tinha bônus, continuo sem bônus certo ou não?
      Ou como eu não tinha bônus, fico agora -1 “negativo” de bônus?

      Obrigado pela atenção
      Alam

    • Jessica diz:

      Alam, boa tarde!

      Sim, quando o seguro é acionado por roubo sem recuperação do veículo, ocorre perda de bônus no novo seguro.
      Por exemplo, se seu bônus era 03, no novo seguro deverá ser feito com bônus 02, constando que houve sinistro.
      Se o bônus era de apenas 01 irá para 00, por isso vale a pena calcular como seguro novo sem precisar constar que houve sinistro.

      O preço varia muito entre as seguradoras, por isso não é possível darmos uma estimativa do quanto subirá o preço por conta de perda do bônus.

      Ficamos à disposição

  3. marta diz:

    quando troco de auotmovel e transfiro o seguro eu perco bonus?

    • Jessica diz:

      Marta, boa noite!

      Não necessariamente.
      Existe a opção de fazer um endosso de substituição de veiculo, no qual você tira o antigo carro do seguro e coloca o novo. Neste caso você mantém os bônus atuais.

      Você perde os bônus apenas de cancelar o antigo seguro e fizer um novo depois de 30 a 90 dias (dependendo das regras de cada seguradora).

      Ficamos à disposição

  4. Silvio diz:

    Se eu trocar de corretora e não de seguradora, perco bônus?

  5. Crislaine Costa diz:

    Boa tarde,
    Caso eu tenha que acionar o seguro, tanto para o conserto do meu carro, como para conserto do veículo de terceiro, é considerado dois sinistros? e com isso perco duas classes de bônus na renovação? Obrigada.

  6. João Lúcio Machado Fernandes diz:

    Vou morar um ano (exato) fora do Brasil e vou vender meu carro. Quando voltar vou comprar outro. Hoje tenho classe de bonus 10 (máxima). Há como manter esta classe de bonus quando for fazer o seguro do novo carro daqui um ano?

    • Jessica diz:

      João, boa tarde!

      Infelizmente não. As regras de manutenção de bônus variam entre as seguradoras, mas nenhuma delas tem um prazo tão longo para manutenção.
      Geralmente o prazo máximo para manter a classe exatamente igual é de 30 dias, e a partir daí os bônus vão se esgotando gradualmente, conforme a regra de cada seguradora.

      Eventualmente, se você possuir pai/mãe ou cônjuge que tenham interesse em aproveitar esse bônus para um seguro próprio, você poderá transferir para eles. Posteriormente, quando você retornar, a pessoa pode transferir de volta para você. Esta seria a única forma de manter.

      Ficamos a disposição!

  7. shirley brant diz:

    vendi meu carro em maio/2015, meu seguro venci em outubro, qual a melhor opção, cancelar ou esperar outubro, sei que posso receber um reembolso, pretendo adquirir outro veiculo até DEZ, tenho como aproveitar o bonus (Bonus 4).

    • Jessica diz:

      Shirley, bom dia!

      Se a senhora for comprar outro veículo somente em dezembro, o seguro deverá ser cancelado pois o veículo antigo foi vendido para outra pessoa. Quando a senhora for comprar um novo carro, será necessário fazer um seguro novo para o mesmo. Nesse caso, há o risco de perder todos os bônus pois eles vão caindo ao longo do tempo se o seguro não é contratado. As regras de perda de bônus variam entre as seguradoras, mas de hoje (maio) para dezembro dificilmente haverá seguradora que permita manter algumas classe de bônus.

      Se a senhora for comprar outro veículo agora, a senhora não precisa cancelar o seguro, podendo fazer um endosso de substituição, mantendo seus bônus.
      Se não comprar um novo veículo imediatamente mas vier a comprá-lo dentro de poucos meses, poderá fazer um seguro novo e há possibilidade de manter alguma classe de bônus, dependendo do prazo e das normas da seguradora que optar.

      Ficamos a disposição!

  8. william Pereira diz:

    posso utilizar meu bõnus , (um unico) para dois veiculos ? sendo numeros de apólices e de CI diferentes ? E seguradoras tb diferentes ??
    vencimento seguro; 04/2015

    • Jessica diz:

      William, boa noite!

      Os bônus são exclusivos de cada seguro, não existindo a possibilidade de um mesmo bônus ser usado em duas apólices diferentes.
      Cada bônus está associado a uma C.I. (Código de Identificação) e caso ocorra tentativa de utilizar o mesmo bônus duas vezes para apólices de veículos diferentes, as seguradoras constataram o erro e será necessário escolher entre uma dela.

      Recomendamos que utilize essa classe de bônus no seguro em que ela representar um maior desconto. No outro seguro, o senhor iniciará com bônus zero mas ganhará uma classe de bônus ano que vem (desde que não precise usar o seguro ao longo da vigência).

      Ficamos a disposição!

  9. Rafael diz:

    Olá! Tinha classe de bonus 9, porém há 3 anos vendi meu carro e não renovei o seguro. Eu perco essa bonificação caso queira contratar um novo seguro?

  10. Pingback:Qual é o bônus máximo em seguros? | Muquirana Corretora de Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *