Bônus no seguro: regras que todo segurado deve conhecer

O bônus do seguro auto ajuda a melhorar o preço. Mas como funciona? Hoje explicaremos as principais regras sobre ganho, perda e transferência do bônus!

Todo mundo gosta de economizar e isso não é diferente ao contratar um seguro. No ramo específico de seguro de automóvel a classe de bônus pode ajudar nesta economia. Mas antes de explicarmos as regras detalhadas de seu funcionamento, vamos do básico:

cotar-seguro-auto-2021

O que é bônus no seguro de automóvel?

O bônus é um desconto na forma de “classe”: bônus classe 1, bônus classe 2, bônus classe 3 e assim por diante.

Ou seja, ele não é um valor ou percentual específico. Cada seguradora poderá atribuir um desconto maior ou menor às classes de bônus. Porém, invariavelmente todas seguradora oferecerão um mesmo seguro por um prêmio (preço) menor quão maior for a classe de bônus.

No geral as seguradoras trabalham com limite máximo de classe 10.

Quando ganho bônus no seguro de automóvel?

A regra básica para ganhar bônus é:

  • Ser uma renovação consecutiva de apólice
  • Não ter tido sinistro coberto na vigência anterior

Como você deve ter percebido, o bônus é um “indicador” do histórico de risco do segurado. Um segurado com bônus classe 10 sinaliza que tem seguro há pelo menos 10 anos e que neste período não sofreu sinistros. Isso é ótimo para as seguradoras que por sua vez “premiam” esses bônus na forma de desconto no preço.

Agora que sabemos o básico, vamos às regras detalhadas:

Atenção a sua Renovação!

A única forma de ganhar bônus é com renovação consecutiva sem sinistro.

Renovação consecutiva é quando não quebra de vigência, ou seja, o segurado renova a apólice até no máximo a data de vencimento. Se ele deixa de renovar na data do vencimento, ocorre quebra de vigência e as regras mudam, como veremos abaixo.

Para cada 01 ano de renovação consecutiva, o segurado ganha 01 classe de bônus.

Posso trocar de seguradora na renovação? O segurado não precisa renovar na mesma seguradora para ganhar bônus.

Existe uma Centra de Identificação (CI) que permite às seguradoras validarem as classes de bônus de segurados que estão vindo de outras seguradoras. Assim o segurado pode mudar de seguradora a todo ano se quiser e seus bônus continuarão com ele.

E se tiver quebra de vigência?

Quebra de vigência é quando a apólice não é renovada até a data de seu vencimento. Quando isso acontece, e necessário verificar as regras de quebra de vigência da seguradora de seu interesse.

Praticamente todas trabalham com a seguinte regra:

cotar-seguro-auto-2021

  • Até 30 dias após vencimento, mantém ganho de uma classe.
  • De 31 a 60 dias do vencimento, mantém a classe atual sem ganho.
  • De 61 dias em diante, passa a ocorrer perda cumulativa de uma classe de bônus a cada mês.

Veja abaixo exemplo de tabela da seguradora Tokio Marine.

E se tiver sinistro?

Se ao longo da vigência ocorrer sinistro, não há ganho de bônus na renovação e sim a perda de bônus.

Ocorre perda de uma classe para cada evento de sinistro coberto.

Por exemplo, se um segurado que tinha bônus 09 teve 2 sinistros ao longo do ano, na renovação ele não irá para 10, mas sim perderá 02 classes (uma para cada sinistro), indo à classe 07.

Os sinistros em questão estão relacionados às coberturas de casco, terceiros (RCF-V) e APP da apólice. Portanto, eventos como colisão, incêndio, roubo, furto (e coberturas indiretas, como carro reserva), danos materiais ou corporais a terceiros, indenização por morte ou invalidez permanente de passageiro – tudo isso é considerado sinistro e, se for coberto, acarreta perda de bônus.

E serviços de assistência? É diferente dos serviços de assistência como chaveiro, reboque ou também coberturas acessórias de vidros, faróis, retrovisores e lanternas. O acionamento destas não reduz bônus na renovação.

Posso transferir meus bônus para outra pessoa?

O bônus é pessoal e intransferível. Cada seguradora pode colocar suas regras sobre transferência, sendo comum permitirem transferências entre pais-filhos e entre cônjuges. Solicite ao corretor de sua apólice para verificar seu caso em específico.

Vale ressaltar uma dúvida comum neste tópico: Quando você vende seu veículo, não é permitido “vender junto” a apólice e classe de bônus vinculada. O comprador precisa fazer um seguro próprio e, caso não tenha apólice, iniciar do bônus zero.


E você, qual sua classe de bônus?

Quando eu era mais novinha ficava babando nas apólices de bônus 10! Graças a Deus consegui chegar lá também!

Faça sua cotação de seguro de carro, moto ou caminhão com a gente :)

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *