Como conferir proposta de seguro auto?

Veja dicas de como conferir os dados de uma proposta de seguro de automóvel!

Quando o consumidor pesquisa opções de seguro de automóvel ele recebe diversos orçamentos. Ao definir qual desses deseja fechar, o corretor enviará uma proposta à seguradora. Por sua vez, a seguradora analisará a proposta e se não houver motivos para recusa, emitirá o documento final: a apólice.

Como você pode ver, a proposta é um documento muito importante. É ela que faz o orçamento se transformar em apólice. É nela que consta a assinatura do segurado. É a partir dela que a seguradora criará o contrato final (apólice). Por todas essas razões é muito importante o consumidor conferir com cuidado a proposta.

Mas como fazer uma boa conferência? Há muitas seguradoras no mercado e cada uma usa seu próprio layout (padrão visual) nas propostas. Isso pode confundir o consumidor leigo quando ele muda de seguradora na renovação anual ou tem mais de um seguro em diferentes companhias.

No post de hoje mostraremos como é a estrutura básica por trás de todas as propostas e que informações você não pode deixar escapar.

Vamos lá?!

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São 6 blocos de informações essenciais!

A proposta sempre virá com os dados organizados por blocos. O consumidor não pode deixar de revisar pelo menos estes seis:

  1. Proponente
  2. Veículo
  3. Questionário de avaliação de risco
  4. Coberturas
  5. Franquias
  6. Prêmio (preço)

Erros nos blocos 1 à 3 podem gerar recusa de cobertura ou dores de cabeça numa eventual indenização. Já erros nos blocos 4 à 6 frustrarão a expectativa do consumidor segurado quando precisar do seguro.

Ao fazer a conferência, leia calmamente cada bloco, da esquerda para direita, garantindo que não ficou nenhuma informação para trás.

Pode parecer bobo recomendar ler da esquerda para direita, mas é comum as propostas terem informações empilhadas em tabelas e sem perceber lemos de forma desordenada, deixando passar algum campo.

Exemplo de proposta de seguro de automóvel

Vamos ver dicas sobre conferência de cada bloco.

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Bloco: Proponente

Proponente é o consumidor que está contratando o seguro. Na proposta ele é chamado de “proponente” e posteriormente, quando for emitida a apólice, ele se tornará “segurado”.

Aqui a principal dica é conferir dados de contato, como e-mail, telefone e endereço. É através deles que a seguradora se comunicará com você em caso de pendências, processos de sinistro e oferta de benefícios.

Confira também dados cadastrais como CPF e data de nascimento, pois são usados para validar que você é você.

Bloco: Veículo

Veículo é o bem segurado pela proposta. Aqui é importante fazer uma conferência minuciosa de todos os dados: marca, modelo, ano de fabricação, ano do modelo, placa, chassi, combustível, número de portas, mecânico ou automático, se é ou não alienado, CEP de risco (onde mais circula), categoria de uso (passeio, comercial, transporte de cargas etc.), presença ou não de kit-gás, sistemas de alarme etc.

Cada um desses itens pode gerar mudanças na análise de risco da seguradora. Por isso, divergências aqui podem gerar recusas na cobertura em eventual sinistro.

Esses dados do veículo também são usados para determinar o valor de indenização num eventual sinistro. Ou seja: não queremos errar aqui, certo?

Se achar qualquer divergência, por menor que lhe pareça, avise o corretor de seguros. Ele fará uma nova proposta ou um endosso para corrigir a proposta atual.

Bloco: Questionário de avaliação de risco (ou “Perfil de Risco”)

Informações incorretas no Perfil de Risco também podem causar recusa de indenização.

Aqui constam as perguntas feitas pela seguradora para precificar o seguro e dizer se o aceita ou não. Junto com o bloco “veículo” é o bloco mais importante da proposta.

Cada seguradora tem sua própria lista de perguntas. O consumidor segurado deve conferir todas as respostas com atenção. Correções devem ser solicitadas ao corretor.

Bloco: Coberturas

O bloco das coberturas traz listado um resumo das garantias dadas por aquela proposta de seguro.

Aqui a dica é:

  • Conferir se todas coberturas desejadas estão listadas. Caso esteja faltando algo, é necessário incluir, ou não haverá cobertura. A inclusão de coberturas gera acréscimo de valor.
  • Nas coberturas que constam, conferir o valor ou plano contratado. Por exemplo, percentual da Tabela FIPE, qual plano de vidros, qual o plano de assistência 24h, etc.

Curiosidade: Uma dúvida comum é por que na proposta aparece apenas um resumo bastante enxuto das coberturas, mas não as cláusulas contratuais detalhadas sobre cada uma. Clique aqui para saber onde ficam as cláusulas detalhadas.

Bloco: Franquias

O bloco das franquias traz discriminado o valor de franquia de cada cobertura, quando houver. As mais comuns são franquias de casco e franquia de vidros.

A franquia de casco pode ser escolhida pelo segurado, dentro de opções padronizadas como “normal” (100%) ou “reduzida” (50% da normal). Confira se foi selecionado corretamente.

Franquias de cláusulas acessórias não tem possibilidade de escolha. É o caso da cobertura de vidros, parachoques etc.

Bloco: Prêmio

Por fim, o bloco do “prêmio”, que é o nome técnico em seguros para preço.

Aqui constará o preço de cada cobertura contratada e, ao final, o preço com impostos.

Confira não apenas o valor e parcelamento, mas também a forma de pagamento e os dados de pagamento. Erros nestes pontos podem frustrar o pagamento e isso pode comprometer a garantia de cobertura enquanto há pendência. Por isso se identificar erros no preenchimento, avise imediatamente o corretor para que ele corrija a proposta.

Agora sua proposta já está pronta para virar apólice! :)

E se você precisa de cotação para seu seguro auto, clique abaixo! :D

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Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

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