Como consultar se Corretora está regular na SUSEP?

Como consultar corretora na SUSEP? Passo a passo

Você sabia que para atuar como corretora de seguros é obrigatório ter cadastro ativo na SUSEP? Confira já como consultar sua corretora na SUSEP!

Quando contratamos um seguro lidamos com duas instituições principais: a seguradora (que oferece os diferentes produtos de seguros) e a corretora de seguros (que intermedia a venda, orientando o consumidor e buscando as melhores condições para ele). Para que o consumidor esteja resguardado de fraudes e outros riscos, é fundamental se certificar que ambas as empresas tem cadastro ativo e regular na SUSEP.

Neste outro post mostramos como consultar seguradoras. No post de hoje focaremos em como consultar corretoras de seguros.

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Consultar corretora na SUSEP

O que é SUSEP?

A SUSEP é o órgão que regulamenta o mercado de seguros no Brasil. Para ter mais detalhes sobre sua importância e o que ela faz na prática, recomendo a leitura deste outro post.

Para poder atuar de forma legalizada no mercado de seguros, corretoras e seguradoras precisam ter cadastro ativo e em situação regular na SUSEP. Instituições que atuam sem esse cadastro, estão sujeitas a penalidades, podendo inclusive responder por crime financeiro.

Importância para o consumidor em consultar SUSEP

É bastante recomendado que o consumidor sempre consulte se o corretor com quem está fechando seu seguro está regular na SUSEP. Os principais motivos para isso são:

  • Corretores ativos na SUSEP estão sujeitos à supervisão da entidade e deverão atuar dentro de diretrizes que protegem o consumidor de práticas nocivas;
  • Somente corretoras com cadastro regular na SUSEP conseguem comercializar produtos de seguradoras regulares. Se uma empresa se passa por corretora sem fato ser, não conseguirá comercializar produtos das seguradoras;
  • Empresas que atuam como corretora de seguros sem cadastro na SUSEP não tem permissão legal para atuar como tal e é altamente provável que estão praticando algum tipo de fraude, como por exemplo, vender contratos “caducos”, que fingem ser de seguradoras, mas não são de fato.

Como consultar corretora na SUSEP?

O passo a passo para fazer esta consulta é muito simples:

Passo 1: Acesse o link

Acesse este link: https://www2.susep.gov.br/safe/Corretores/pesquisa

Passo 2: Escolha o tipo de consulta

Escolha se quer consultar por nome (ou razão social, se PJ) ou por CPF (ou CNPJ, se PJ).

Para consultar por nome, basta digitá-lo no campo “Nome”. Não precisa digitar o nome inteiro. Veja o exemplo 1 abaixo: Apesar do nome fantasia de nosso blog ser “Muquirana Seguros Online’, nossa corretora chama-se DM4 Corretora de Seguros Ltda. Digitando simplesmente “DM4” e clicando em “Pesquisar”, já encontro nosso cadastro.

Para consultar por CPF ou CNPJ, primeiro informe se trata-se de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Depois digite o número do CPF ou CNPJ e clique em “Pesquisar”. No exemplo 2 abaixo, consultei o CNPJ de nossa corretora e ele foi encontrado normalmente.

Mantenha os campos “Produtos” e “Situação do registro” selecionados na opção “Mostrar todos”.

Passo 3: Verifique a situação do registro

Se o sistema da SUSEP localizar uma corretora equivalente a sua busca, ela listará conforme nos exemplos 1 e 2. Confira os dados como razão social (nome) e CNPJ (CPF).

Em seguida, certifique-se que a coluna “Situação” consta como “Ativo”. Se constar como “Suspenso” ou “Cancelado”, a corretora não tem autorização para atuar no momento.

Verifique também a coluna “Produtos”. A corretora só é autorizada a comercializar seguros do tipo que constam ali.

Exemplos:

Exemplo 1: Consulta por Razão Social

Como consultar corretora na SUSEP? - Por Razão Social

Exemplo 2: Consulta por CNPJ

Como consultar corretora na SUSEP? - Por CNPJ

Onde encontro as informações da minha corretora?

Conforme você viu acima, para consultar a corretora na SUSEP você precisa ter pelo menos um de duas informações: razão social (nome) ou CNPJ (CPF).

Para ter essas informações, você pode solicitar ao corretor. Um outro caminho mais garantido é checar esses dados no orçamento, proposta ou apólice enviados pela corretora. No exemplo 3 abaixo você confere como essa informação aparece numa apólice da Porto Seguro.

Exemplo 3: Dados da corretora em uma apólice

Como consultar corretora na SUSEP? - Na apólice

E aí, já fez a consulta da sua corretora no site da SUSEP? Deu tudo certo?

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.