Como consultar seguradora na SUSEP?

Como consultar seguradora na SUSEP?

Não sabe se sua seguradora é realmente uma seguradora? Veja como consultar no site da SUSEP, órgão que regulamenta o setor de seguros no Brasil!

Quando vamos contratar um seguro de qualquer tipo, devemos sempre estar atentos para que a empresa contratada seja de fato uma seguradora regulamentada pela SUSEP. No post de hoje mostraremos como fazer esse tipo de consulta e qual sua importância.

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Consultar Seguradora na SUSEP

O que é SUSEP?

A SUSEP é uma autarquia, responsável por supervisionar o mercado de seguros privados brasileiro.

Para operar no setor, seguradoras e corretores de seguros precisam ter cadastro ativo na SUSEP. Sem este cadastro ativo, a empresa não está autorizada a operar. Portanto, se sua seguradora estiver atuando de forma regular, ela necessariamente constará no registro da SUSEP. Já se ela não constar ali, é sinal de que está atuando de forma irregular e/ou não é uma seguradora.

Como consultar seguradora na SUSEP?

Para consultar uma seguradora na SUSEP basta acessar este link (clique para ver) e preencher o nome da entidade.

Preencha apenas o primeiro nome e ela trará o resultado de todos nomes similares encontrados. Aí é só você localizar a sua seguradora entre as listadas.

Lembrando que este link é para consulta de seguradoras. As corretoras de seguro que intermediam a venda entre seguradora e segurado são outra coisa e não constarão listadas neste link.

Passo a passo

Abaixo preparamos um passo a passo em vídeo para fazer esta consulta:

Por que consultar?

Empresas que atuam como seguradoras mas que não constam com cadastro ativo na SUSEP atuam de forma irregular. Isso pode trazer diversos prejuízos ao consumidor segurado:

  • Empresas irregulares podem não ter reservas técnicas suficientes e/ou resseguros para cobrir sinistros em contextos de alta sinistralidade, deixando de pagar o segurado em caso de sinistro;
  • Empresas irregulares podem atuar fora do marco normativo (leis, resoluções, circulares, etc.) do mercado de seguros, com práticas muitas vezes ruins para o consumidor;
  • Empresas irregulares atuam fora do “guarda-chuva” da SUSEP, dificultando aplicação de multas e sanções para práticas desleais.

Vale lembrar que até o presente momento empresas que comercializam o serviço de “proteção veicular” não são consideradas seguradoras e, portanto, não são regulamentadas pela SUSEP. É importante o consumidor ter em mente esta diferença ao escolher entre o seguro regular ou a proteção veicular, pois há riscos envolvidos.


E você, conseguiu consultar sua seguradora no site da SUSEP? Espero que sim!

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.