Como fazer seguro para home office?

Saiba qual cobertura contratar no seguro para proteger bens profissionais usados no seu home office!

O home office – inglês para “trabalhar em casa” – já era tendência entre autônomos e liberais antes da pandemia da Covid-19. Com o isolamento social imposto pela pandemia, o que era moda se tornou obrigação e uma legião de profissionais se viu forçada a passar a trabalhar de casa.

No post de hoje falaremos sobre como proteger bens profissionais de autônomos ou liberais ou empresas cujos funcionários adotaram o home office.

Cotar Seguro Empresarial – Seguro Empresa

Seguro Residencial ou Seguro Empresarial?

O consumidor encontra dezenas de modalidades de seguro no mercado: seguro de automóvel, seguro de vida, seguro residencial, seguro empresarial e muuuuuito mais.

No caso de bens usados dentro de um home office, surge a dúvida: devo contratar seguro residencial (já que trabalha de casa) ou um seguro empresarial (já que os bens são usados para fins profissionais)?

A resposta é: depende!

  • Seguro residencial: indicado para profissional autônomo que usa sua residência como sede da empresa e não tem um endereço comercial a parte.
  • Seguro empresarial: indicado para empresas cujos funcionários estão em home office usando bens profissionais delas.

Veja a seguir como funciona cada uma dessas formas de proteção.

Seguro Residencial para autônomos em Home Office

O seguro residencial é barato e conta com diversos benefícios de serviços de assistência. Se você não tem, recomendamos que faça um orçamento sem compromisso para conhecer ;)

Ele é indicado no caso de profissionais autônomos ou liberais que fazem home office.

Bens profissionais podem ser protegidos nele por meio de uma cobertura adicional chamada “Negócios em Casa”.

LMI e POS: Ao incluir a cobertura, o segurado deverá escolher o Limite Máximo de Indenização (LMI) considerando os bens profissionais que deseja segurar, lembrando que o foco quase sempre está em equipamentos eletrônicos como notebooks e computadores. Observe também a Participação Obrigatória do Segurado (POS) – não é possível mudá-la, mas é importante saber qual parte dos prejuízos de um eventual sinistro fica com você.

E que tipos de sinistros ela cobre? Peça ao corretor para lhe enviar a lista completa prevista no contrato da seguradora de seu interesse.

cotar-seguro-auto-2021

Mas no geral, há cobertura para incêndio e explosão; implosão acidental; danos elétricos, subtração cometida mediante ameaça direta ou emprego de violência; subtração cometida mediante arrombamento de portas, janelas, vitrôs, grades e paredes, desde que tenham deixado vestígios materiais evidentes, ou tenham sido constatados por inquérito policial; danos ao local pela tentativa de subtração de bens; queda de aeronaves.

Desses riscos cobertos, vale destacar os mais frequentes: danos elétricos e subtração (assalto ou roubo com vestígios).

Por fim, vale reforçar: o seguro residencial não cobrirá bens profissionais ou comerciais, a não ser que seja contratada essa cobertura adicional de “Negócios em Casa”. Por isso, se já tiver seguro residencial e começou a fazer home office, solicite ao corretor da apólice para fazer um endosso de inclusão desta cobertura.

Seguro Empresarial para empresas com funcionários em Home Office

Agora, se você é uma empresa buscando cobertura para bens que seus funcionários estão usando em home office, a orientação é outra.

A solução para você está no seguro empresarial com uma cobertura adicional chamada “Home Office”.

Ao fazer o seguro empresarial, o endereço segurado será o da unidade a que os funcionários estão filiados. Se a empresa tiver múltiplas unidades, considere que cada unidade precisa de uma apólice própria para que todos funcionários em home office estejam cobertos.

LMI e POS: Assim como no seguro residencial, escolha o Limite Máximo de Indenização desta cobertura considerando a soma do valor dos bens que deseja assegurar. Observe a Participação Obrigatória do Segurado (“franquia”) para saber que parte dos prejuízos ficarão com você em caso de sinistro.

No LMI, considere que essa cobertura costuma cobrir alguns tipos específicos de bens, no caso: equipamentos de informática, impressoras, scanners, modens, notebooks, copiadoras e materiais de escritórios.

Peça ao corretor para checar nas cláusulas contratuais os tipos de bens garantidos pela seguradora de sua preferência.

Eventos cobertos: No geral, a cobertura Home Office do seguro empresarial é mais ampla do que a de Negócios em Casa do seguro residencial. Ela costuma cobrir:

a) Incêndio e explosão de qualquer causa ou natureza;
b) Desmoronamento total ou parcial do local;
c) Queda de aeronaves e engenhos aéreos e impacto de veículos terrestres de terceiros;
d) Danos elétricos e queda de raio;
e) Vendaval, furacão, ciclone, tornado, queda de granizo;
f) Subtração cometida mediante ameaça direta ou emprego de violência contra o funcionário, demais moradores da
residência ou empregados desse funcionário;
g) Subtração cometida mediante arrombamento do local, desde que tenha deixado vestígios materiais evidentes ou
tenham sido constatados por inquérito policial;
h) Subtração cometida durante o trajeto para a empresa ou trajeto para a residência do funcionário;
i) Danos ao equipamento, decorrentes da simples tentativa de subtração;
j) Greves e tumultos, inclusive atos dolosos praticados por terceiros;
k) Queda, quebra e amassamento em consequência de eventos cobertos

Peça para o corretor verificar nas cláusulas contratuais da seguradora de seu interesse os eventos cobertos.

E reforçando: Se a empresa tiver uma apólice empresarial mas não contratar a cobertura de Home Office, eventuais prejuízos a bens da empresa utilizados por funcionários em home office não terão cobertura.

E você? Em qual das duas situações você está?

Seja qual for, aproveite para cotar seu seguro com a gente! :D

Cotar Seguro Empresarial – Seguro Empresa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *