Como funciona e vantagens do seguro para pet shop

Como funciona e vantagens do seguro para pet shop

Entenda já como funciona o seguro empresarial para pet shops e quais as coberturas diferenciadas direcionadas para este ramo!

Todo mundo sabe que existe seguro para empresas, mas poucos sabem que dentro do seguro empresarial há linhas de produtos específicas para alguns ramos de atividade. Assim como bares, restaurantes, clínicas e consultórios, os pet shop também contam com seguros especiais.

No post de hoje mostraremos como funciona e quais as vantagens deste seguro especial para pet shops.

As informações do post são baseadas no seguro empresarial para pet shops da seguradora Porto Seguro. Outras seguradoras também tem linhas especiais para o mercado pet e podem ser consultadas com o corretor de sua apólice.

Aproveite e cote seu seguro empresarial com a gente! :)

Cotar Seguro Empresarial – Seguro Empresa

Seguro empresarial para pet shop

Por que ter seguro para meu pet shop?

O mercado pet cresce a cada ano e com isso cresce também a profissionalização e concorrência no setor. A contratação de um seguro empresarial é uma forma de diferenciação.

Como veremos a seguir, o seguro para pet shop tem coberturas que permitem a operação não parar caso ocorra algo no local; coberturas que protegem contra danos acidentais a clientes abrangendo inclusive seus animais; coberturas que protegem equipamentos de pet shop usados em trânsito; entre outros.

Todas essas coberturas específicas ajudam o negócio a não parar num eventual imprevisto, além de dar respaldo a clientes no caso de acidentes inesperados envolvendo seus animais. Essa segurança tanto para o negócio quanto para os clientes é indispensável num mercado altamente concorrencial como o mercado pet.

Como funciona o seguro pet shop?

Coberturas: O seguro empresarial para pet shop sempre terá uma cobertura básica obrigatória e outras coberturas adicionais. A cobertura básica é para incêndio, raio e explosão, enquanto as coberturas adicionais são bastante variadas, conforme veremos a seguir.

LMI: O segurado deve escolher um limite máximo de indenização (“LMI”) para cada uma das coberturas contratadas. Este será o teto de indenização a ser pago pela seguradora em um eventual sinistro. Se os prejuízos ultrapassam a LMI, a diferença é de responsabilidade do segurado. Por isso escolha suas LMI com atenção!

Franquia: Essas coberturas poderão ter franquia. Nos seguros empresariais a franquia chama-se “Participação Obrigatória do Segurado” (“POS”). Geralmente a POS é de um percentual com valor mínimo, por exemplo “10% dos prejuízos com mínimo de 200 reais”. No caso de sinistro em que a cobertura tenha POS, o segurado paga a POS e a seguradora cobre a diferença acima da POS.

Quais as vantagens do seguro pet shop?

No seguro empresarial para pet shop da Porto Seguro há coberturas desenhadas pensando especificamente no negócio pet. Isso é uma grande vantagem pois o risco do negócio diminui e o segurado paga apenas por aquilo que realmente precisa.

Veja alguns exemplos de cobertura e o que elas garantem:

Equipamentos de Pet Shop em Trânsito: Garante danos causados a equipamentos como soprador, secador, compressor de ar e máquina de tosa.

Mercadorias em Ambiente Frigorificado: Garante a reposição de mercadorias, como vacinas, que sofrerem deterioração por falta de energia elétrica.

Responsabilidade Civil Abrangendo Animais: Cobre danos a terceiros e as despesas médico-veterinárias em caso de danos físicos causados aos animais.

Perda do Ponto Comercial: Garante as despesas de um novo ponto comercial, em caso de um sinistro que impeça o funcionamento do local.

Delivery: As mercadorias transportadas em veículo próprio da empresa segurada, durante um percurso de até 100km, para entrega a clientes, estarão protegidas em caso de roubo e de acidentes com o veículo transportador.

Despesas com Instalação em Novo Local: Cobre as despesas com a mudança para um novo local se, por causa de um sinistro, a empresa tiver que se mudar definitivamente.

Equipamentos Cinematográficos: Cobre os danos causados a filmadoras, máquinas fotográficas, lentes e demais equipamentos de áudio e vídeo da empresa, em caso de acidentes, inclusive durante atividades externas.

Equipamentos Eletrônicos com ou sem Subtração: Garantia de cobertura para os equipamentos eletrônicos, como computadores, impressoras, televisores, entre outros, caso sejam danificados acidentalmente durante transporte interno ou por incêndio, danos elétricos, desmoronamento ou vendaval. Para a opção ‘com subtração’, os equipamentos eletrônicos também estarão amparados se houver um assalto na empresa.

Equipamentos Estacionários: Cobre os danos causados a equipamentos estacionários, em acidentes dentro da empresa. Os equipamentos estacionários são aqueles de uso comercial ou industrial de uso fixo, ou seja, que não se deslocam por si só.

Equipamentos Móveis e Empilhadeiras: Cobre os danos causados a equipamentos móveis, por causa de acidentes dentro da empresa, durante deslocamento ou durante transporte externo. Os equipamentos móveis são aqueles que se deslocam por si só.

Outras coberturas

Além daquelas coberturas direcionadas ao negócio dos pet shops, o seguro empresarial desta linha também conta com outras coberturas opcionais comuns a outros ramos. Confira abaixo.

Responsabilidade Civil Guarda de Veículos de Terceiros: Cobre danos aos veículos de terceiros que estejam sob a guarda do segurado.

Quebra de Vidros com Adicional para Mercadorias: Cobre também as mercadorias danificadas com a quebra de balcões, prateleiras ou vitrines de vidro.

Danos Elétricos: Garante danos a aparelhos e instalações elétricas por curto-circuito, variação de energia ou queda de raio.

Danos Morais: Ampara danos morais decorrentes de danos materiais ou corporais causados a terceiros. Também é possível contratar de forma adicional os danos por bullying, causados aos alunos das instituições, seja por outros colegas ou até por funcionários da escola, desde que a instituição seja responsável judicialmente pela situação.

Desmoronamento: Cobre os danos por desmoronamento de muros, paredes, queda de marquises e beirais, inclusive os equipamentos, móveis e mercadorias danificados pelo desmoronamento. Cobre, também, os custos para proteger um desabamento e as despesas com a retirada de entulho.

Despesas Fixas: Garante o pagamento de contas fixas, como água, luz, impostos, salários, entre outras, caso a empresa tenha que ser paralisada por causa de incêndio, danos elétricos, tumultos ou vendaval.

Fidelidade Empregados: Cobre os prejuízos que a empresa possa ter por causa de crime de roubo ou furto praticado por seus empregados contra seu patrimônio.

Flutuante Locais Não Especificados: Cobre danos por incêndio causados a bens, mercadorias e matérias-primas que estiverem em locais de terceiros, se a empresa utilizar serviços terceirizados durante processos de fabricação, beneficiamento, guarda ou outros.

Home Office: Ampara os móveis e equipamentos da empresa, que estiverem com os funcionários que trabalham remotamente. Se esses itens sofrerem danos de causa externa, como quedas ou assaltos, inclusive no trajeto entre a empresa e a casa do funcionário, o valor de reposição desses itens estará garantido.

Impacto de Veículos Terrestres e Aéreos: Cobre danos em caso de acidentes de trânsito, em que um veículo desgovernado atinge a empresa, danificando portões, muros, vitrines, paredes e demais bens segurados. Essa cobertura cobre também os danos em caso de queda de aeronaves.

Jardins Corporativos: Árvores, flores, hortas, esculturas, cascatas, chafarizes, mobiliários, sistemas de irrigação e até a iluminação de jardins estarão amparados de danos por incêndio, vendaval, granizo, roubo ou furto, desmoronamento, queda de raios, entre outras situações.

Lucros Cessantes: Garante a perda do lucro líquido e o pagamento das despesas fixas, caso a empresa precise ser paralisada por causa de incêndio, danos elétricos, tumultos ou vendaval, durante o período de paralisação.

Painéis, Anúncios Luminosos e Letreiros: Cobre os danos a anúncios e antenas do estabelecimento em caso de acidentes, inclusive por incêndio e ventos fortes.

Perda ou Pagamento de Aluguel do Imóvel: Garante o pagamento do valor do aluguel e das parcelas de IPTU de um novo local provisório, durante o período de reparo, caso a empresa não possa realizar suas atividades no local em que está, devido a danos causados por incêndio. Se o imóvel tiver um inquilino, garante também o aluguel que o proprietário deixa de receber.

Quebra de Vidros: Cobre a quebra de vidros de janelas, balcões e prateleiras a até espelhos.

Recomposição de Registros e Documentos: Garante o reembolso das despesas com a recomposição de documentos destruídos acidentalmente dentro da empresa, inclusive custos com cartório, serviços de digitação e reimpressão.

Responsabilidade Civil Empregador: Cobre os danos materiais ou corporais sofridos pelos funcionários, dentro ou fora da empresa, desde que estejam em serviço. Abrange inclusive as despesas médico-hospitalares, odontológicas e funerárias desses funcionários.

Responsabilidade Civil: Garante o reembolso das despesas com danos causados a terceiros dentro da loja.

Sprinklers: Ampara as mercadorias e bens danificados se os chuveiros automáticos (sprinklers) forem acionados acidentalmente e também os custos para normalização do sistema de sprinklers.

Subtração de Bens e Mercadorias: Cobre as máquinas, equipamentos e mercadorias da empresa em caso de assalto.

Subtração de Valores: Garante os valores do estabelecimento se ele sofrer um assalto.

Tremor de Terra e Terremoto: Garante os danos a estrutura do imóvel e bens incorporados, como antenas e placas solares, além de seu conteúdo, caso venham a cair por conta de tremor de terra e terremoto.

Tumultos: Cobre a depredação sofrida pela empresa segurada, por causa de tumultos ou greves.

Vazamento de Tubulações: Ampara danos causados por problemas com as tubulações ou tanques da empresa. Se uma tubulação ou um tanque se romper e a água danificar a construção ou os móveis, equipamentos, estoque e até matéria-prima de uma empresa, garante todos esses danos. Essa cobertura ampara, inclusive, casos de desabamento de estrutura e também de danos elétricos, em situações onde a água atinja a rede elétrica, queimando equipamentos.

Vendaval, Furacão, Ciclone, Tornado e Queda de Granizo: Cobre danos decorrentes de ventos fortes, ciclone, tornado ou queda de granizo, que causem destelhamento do imóvel, quebra de letreiros, danos a janelas, portas e inclusive o conteúdo (móveis e mercadorias), danificados ou molhados por esses acidentes naturais.


E você, é dono de algum tipo de negócio? O seguro dele é mais básico ou mais completo?

Aproveite e faça cotação do seu seguro empresarial com a gente! :D

Cotar Seguro Empresarial – Seguro Empresa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.