Como funciona o seguro de câmera fotográfica? É caro?

Saiba como funciona o seguro de câmera fotográfica e descubra se o preço é acessível

como funciona o seguro de camera fotografica

A procura pelo seguro de câmeras fotográficas e filmadoras tem crescido bastante, não apenas entre os fotógrafos profissionais como também entre amadores. É um seguro muito importante na medida em que levamos a câmera de um lado para outro, o que a expõe a diversos riscos que podem se converter em prejuízo se não tivermos nos prevenido com um seguro adequado a nossas necessidades.

Leia também: “Existe seguro para lentes de câmeras fotográficas e filmadoras?”

Neste artigo você poderá conferir como funciona o seguro de câmeras fotográficas e filmadoras, e ter uma noção de se seu preço é acessível em termos de custo-benefício.

Como funciona o seguro de câmera fotográfica ou filmadora?

O seguro de câmera fotográfica ou filmadora funciona exatamente como um seguro comum: o cliente escolhe as coberturas que deseja, até um limite máximo de indenização que será pago em caso de sinistro.

Quais as coberturas?

No caso do seguro de câmeras fotográficas e filmadoras, há coberturas especiais para esse tipo de equipamento, pensadas especialmente para os riscos a que estão mais sujeitos devido ao tipo de utilização. Além da cobertura básica, que cobre , é possível escolher as coberturas opcionais abaixo:

Leia também: “Existe seguro de câmeras filmadoras? Qual o preço?”

  • Subtração de bens: roubo qualificado ou furto com indícios. Importante ressaltar que essa cobertura não garante situações de perda misteriosa ou furto sem indícios, e também não cobre roubo caso a câmera tenha sido deixada no carro estacionado.
  • Danos elétricos: danos decorrentes de curto circuito, oscilação de energia e outros problemas elétricos.
  • Acessórios: cobre acessórios da câmera, como lentes, bolsas, tripés etc. Saiba mais.
  • Garantia internacional: As coberturas acima valem apenas dentro de território nacional. Para garantir o seguro de sua câmera no exterior, é necessário contratar essa cobertura.

É necessário ter a nota fiscal da câmera?

Sim, para fazer o seguro de câmera fotográfica ou filmadora é necessário ter a nota fiscal do equipamento e dos acessórios. Para contratar o seguro não é necessário apresentar a nota, mas caso venha a ocorrer um sinistro, a seguradora exigirá apresentação da nota fiscal para pagar a indenização.

Caso o equipamento tenha sido adquirido no exterior, o INVOICE substitui a nota fiscal.

 O seguro sai caro?

No geral, o seguro de câmera fotográfica ou filmadora não é caro, principalmente se comparado a ao seguro de outros equipamentos portáteis como smartphones cuja taxação costuma ser maior devido a maior sinistralidade.

Cotação Seguro de Câmera

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

22 respostas para Como funciona o seguro de câmera fotográfica? É caro?

  1. Marcelo diz:

    Olá, comprei uma câmera nas não fizeram NF, emitiram um recibo eletrônico com todas as informações minhas e da câmera. É possível segurar o equipamento ?
    Obrigado.

    • Jessica diz:

      Marcelo, boa noite!

      Enviarei um e-mail para o senhor solicitando cópia ou foto do recibo para submetermos a análise da seguradora.
      Assim poderemos nos certificar se há aceitação (creio que sim, mas precisamos confirmar com eles para o senhor).

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  2. Cintia Fernanda diz:

    Jessica boa tarde,
    Eu comprei a câmera de terceiros (segunda mão) e não tenho nota fiscal, é possível fazer um seguro de roubo ou danos?

    Cintia Fernanda

    • Jessica diz:

      Cintia, boa tarde!

      Trabalhamos com seguro de equipamentos portáteis da Porto Seguro. Infelizmente não é possível fazer o seguro sem a nota fiscal, pois em um eventual sinistro ela será solicitada.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/wxfOmzcBn-g

      Atenciosamente,

  3. Luciano Alves Marfuz diz:

    O seguro cobre defeito na câmera, tipo LCD, placa e outros.

  4. Atiria diz:

    Olá Jéssica,
    acabei de contratar um seguro na Porto Seguros para minha Canon T51.
    Ela foi comprada na Inglaterra no nome da minha irmã.
    Caso eu tenha que acionar o seguro em caso de sinistro, isso poderá ser um problema? Tenho o invoice da compra.

    • Jessica diz:

      Atiria, boa noite!

      Em caso de sinistro a seguradora exige a apresentação da nota fiscal da câmera no nome do segurado. Se estiver no nome de outra pessoa, é necessário apresentar a nota fiscal junto a uma carta (no caso, de sua irmã) informando que a câmera foi transferida a você. Preciso confirmar certinho quais as especificações dessa carta e atualizo aqui amanhã.

      Como o equipamento foi adquirido no exterior, o INVOICE substitui a nota fiscal.

      Vale ressaltar que o valor da indenização será determinado por uma pesquisa de mercado do mesmo equipamento no mercado brasileiro, de modo que não é feita a mera conversão simples de câmbio. Esse valor é limitado pela cobertura contratatada na apólice.

      Atualizamos em breve.

      Abraços!

  5. RODRIGO diz:

    Olá Jessica!

    Há a possibilidade de se fazer seguro de camera, ou equipamentos fotográficos em geral adquiridos no exterior? Os documentos fiscais de outros países são aceitos em caso de sinistro? O que posso fazer no caso desses equipamentos?

    Grato

    Rodrigo

    • Jessica diz:

      Rodrigo, boa tarde!

      É obrigatório ter a nota fiscal de compra, que no caso de equipamentos adquiridos no exterior se trata do “INVOICE”.

      A determinação do valor de cobertura deverá ser feita a partir de uma pesquisa de câmeras equivalentes a sua porém no mercado nacional.
      A simples conversão do dólar para o real não levará em conta impostos e variações cambiais que podem ocorrer, prejudicando a cobertura do seguro.

      Ficamos à disposição!

  6. diogo Leandro Pereira Luiz diz:

    gostaria de fazer o seguro da minha camera, mas nao sei como funciona exatamente um seguro desse tipo. gostaria de mais irformação. minha camera é uma Nikon D5200 adiquirida semana passada 30/08/2015 na importancia de 2552,28

    • Jessica diz:

      Diogo, boa tarde!

      Para fazer o seguro de câmera fotográfica é necessário ter a nota fiscal do bem em nome do segurado. Ou seja, se a nota fiscal está no seu nome, o seguro também deverá ficar no seu nome.

      O valor de cobertura deverá ser o valor de bem na nota. Contudo, caso ocorra um sinistro, o valor a ser indenizado pela seguradora será o valor de mercado, ou seja, ela fará uma pesquisa no mercado nacional de uma máquina igual e lhe pagará o valor médio encontrado.

      Algumas coberturas tem franquia, outras não, sendo necessário verificar quais suas necessidades de cobertura.

      Caso você queira adquirir seu seguro, você pode cotar e contratar diretamente online clicando aqui.

      Atenciosamente,

  7. Gabriela diz:

    Boa noite .

    Eu comprei a minha câmera na Santa Efigenia e la nao tem nota fiscal só comprovante de compra

    Nesse caso oq eu devo fazer pois preciso colocar a câmera no seguro .

    Obrigado.

    • Jessica diz:

      Gabriela, boa tarde!

      Nesses casos infelizmente não é possível contratar o seguro de câmera. Mesmo que o seguro seja feito sem a nota fiscal, se vier a ocorrer um sinistro a seguradora irá exigir apresentação da nota fiscal no nome do segurado e, não havendo apresentação da mesma, o seguro negará indenização.

      Ficamos a disposição!

  8. Danilo Rodrigues diz:

    Boa Noite, estou procurando o seguro, mas estou intrigado com uma coisa, o seguro contra roubo, não está incluso roubo simples, o que então de fato, é indicação de prova para ser segurado? ter um boletim de ocorrência, é alguma prova? ou devo ter sido espancado antes de levarem minha câmera, para que o seguro seja aceito?

    • Jessica diz:

      Danilo, boa tarde!

      Nós não trabalhamos mais com o seguro de equipamentos portáteis. Porém, sabemos informar que no caso do seguro de câmeras da Porto Seguro não há cobertura para furto simples, ou seja, quando o equipamento desaparece misteriosamente.

      Haverá cobertura nos casos de roubo qualificado, quando por exemplo você for abordado mediante ameaça, tendo que entregar o equipamento. Se você for agredido durante o assalto certamente também servirá como prova, porém não é imprescindível que haja agressão.
      Outro exemplo: a câmera está guardada num armário trancado que é arrombado.
      Em todos esses exemplos a descrição no B.O. confirmará o ocorrido e servirá como prova para indenização do equipamento.

      Vale ressaltar que na grande maioria desses seguros não há cobertura quando a câmera é deixada dentro do carro, mesmo se houver sinais de arrombamento e outros tipos de prova. Por isso é importante evitar deixar o equipamento no carro, mesmo quando se tem seguro.

      Ficamos a disposição!

  9. paulo diz:

    quanto cuta um segura de uma nikon d7000 + lente 18-105
    e uma d3200 + 50mm 1.8g?

    • Jessica diz:

      Paulo, boa tarde!

      Para fazer a cotação do seguro de câmeras são necessários alguns dados além das especificações da câmera.

      Atualmente não trabalhamos mais com este tipo de seguro, mas o senhor pode fazer a cotação e contratação através do site da própria Porto Seguro clicando aqui.

      Você faz o seguro da câmera e posteriormente solicita ao corretor para fazer um endosso de inclusão da cláusula de acessórios, para dar cobertura às lentes adicionais.

      Na hora da contratação online, fique atento ao valor das franquias.
      Não se esqueça também que no caso desse seguro da Porto Seguro é obrigatório ter a nota fiscal de todos os equipamentos segurados (câmeras, lentes etc.).

      Ficamos a disposição se precisar de outros tipos de seguros.
      Grande abraço!

  10. André Machado diz:

    Bom dia, gostaria de tirar uma dúvida. Ao fazer o seguro da minha câmera, as lentes que nela estiverem estarão automaticamente seguradas também, já que se tratam de acessórios essenciais para o seu funcionamento?
    Grato,
    André Machado

    • Jessica diz:

      André, bom dia!

      Ao fazer o seguro da câmera, estará coberta a câmera e a lente que veio de fábrica junto com ela, geralmente inclusive especificada na nota fiscal da própria câmera.

      Para segurar lentes adicionais, compradas “avulsas”, é necessário fazer a inclusão de cobertura para acessórios. O mesmo vale para outros itens como pedestais, bags etc. Nesse caso, assim como para a câmera, é imprescindível ter a nota fiscal do equipamentos para ter garantia de cobertura em caso de sinistro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *