Danos a terceiros: proteção para além de seu automóvel

Conheça a importância da cobertura de riscos de danos a terceiros!

Você já parou para pensar que no seguro não é suficiente proteger apenas seu veículo? Se por alguma eventualidade você causar danos materiais ou corporais a terceiros enquanto dirige, você pode se surpreender com custos exorbitantes!

Deus te livre, muquirana, mas já pensou se você bate com tudo na traseira de uma BMW que tem o preço de duas casas da maioria de nós, meros mortais? Fala sério: pagar BMW só se for para usufruto próprio, mas a dos outros? (rs!) Para se proteger desse tipo de risco, e de outros como acidentes de trânsito, conheça a fundo o que é e como funciona a cobertura de danos a terceiros.

Aproveite e peça sua cotação de seguro automóvel total! :)

Cotação Seguro Carro – 2

Se você deseja um seguro somente de terceiros, clique aqui.
Tem bom preço e ainda garante assistência 24h para seu carro!

Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V): o que é?

A cobertura de danos a terceiros tem o nome técnico de “Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos”, que pode aparecer abreviado como “RCF-V”. Existe RCF-V para danos materiais, danos corporais e danos morais a terceiros.

Os vídeos abaixo resumem o que o segurado e as vítimas precisam saber sobre a cobertura de danos a terceiros. Porém, na sequência explicamos os principais pontos no texto.

Danos a terceiros: principais dúvidas dos SEGURADOS

Danos a terceiros: principais dúvidas das VÍTIMAS

Mas afinal…
Quais são danos a terceiros cobertos no seguro?

A cobertura de danos materiais prevê o reembolso de valores reclamados por terceiros devido a danos de ordem material (desculpe a redundância). Por exemplo, se você bater no veículo de outra pessoa e for comprovado que você foi culpado, o seguro pagará (até o valor máximo contratado) os reparos no veículo do terceiro. Também vale para colisões com imóveis, postes etc.

Já a cobertura de danos corporais protege dos riscos de danos físicos/corporais a outras pessoas. No caso de danos corporais, trata-se de morte ou invalidez, além de gastos hospitalares e despesas médicas. Se, por exemplo, você acidentalmente atropelar um pedestre ou ciclista. Ou se acidentalmente derrubar um motoqueiro ao abrir a porta do veículo, ele se ferir e decidir acioná-lo judicialmente, os gastos hospitalares e do processo serão cobertos (até o valor máximo contratado).

No caso de danos corporais, a RCF-V é considerada um “segundo risco”, porque  o DPVAT (aquele que pagamos todo ano no licenciamento do veículo, lembra-se?) cobre esse tipo de dano. A cobertura do seguro, nesse caso, é complementar ao DPVAT: caso a indenização ultrapasse o previsto no DPVAT o seguro arca com a diferença.

O DPVAT cobre um valor bastante baixo frente aos riscos do trânsito: sua indenização máxima é de apenas $ 13.500 reais, valor insuficiente para pagar a perda total de qualquer veículo com menos de três anos de uso. Para complementar esse valor é altamente recomendável contratar as coberturas de danos a terceiros do seguro particular.

Posso escolher o valor da cobertura de danos a terceiros?

A grandíssima maioria das seguradoras impõe à cobertura mínima de R$50.000,00  de danos a terceiros. Você pode contratar valores acima disso, o que é altamente recomendável. No geral, o aumento dessa cobertura para R$100.000,00 gera acréscimos mínimos na parcela do seguro, sendo um ótimo custo-benefício.

O pagamento desta indenização depende de um detalhe bastante importante, apesar de óbvio: A indenização da cobertura de terceiros só pode ser usada quando você é culpado. Se você não é culpado pelo acidente ou se a seguradora analisar e entender que você não foi culpado, o sinistro de terceiros pode ser recusado.

Cobertura de terceiros não tem franquia

Outra dica importante: Não há franquia para a cobertura de terceiros. Essa informação consta nas Condições Gerais, que são as cláusulas contratuais do seu seguro. No geral as seguradoras cobram franquia para sinistros de terceiro somente para veículos segurados utilizados como ambulância, viatura policial e carros-fortes (o que imagino não ser o caso de você que nos lê).

Portanto, se você for culpado pela colisão e decidir que vale a pena acionar o seguro de terceiros não terá nenhum custo adicional, a não ser a perda de uma classe de bônus na renovação do seu seguro.

E atenção: não vá inventar de infringir a lei!

Apesar de essencial, a cobertura de danos a terceiros não faz milagre. Se você causar danos a terceiros dirigindo alcoolizado ou sob efeitos de substâncias ilícitas, não haverá cobertura. Portanto, nada de infringir a lei só porque tem cobertura de terceiros, combinado?

A cobertura só vale dentro dos limites da lei, por isso nada de inventar perseguições automobilísticas por aí! Deixe para Hollywood e seus dublês ;)

Cotação Seguro Carro

Contrate  seguro somente para terceiros. Solicite cotação aqui!

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

508 respostas para Danos a terceiros: proteção para além de seu automóvel

  1. fabiano diz:

    boa noite
    estava em uma moto quando derrepende outro condutor atravessa na minha frente batendo de frente
    a moto minha quebrou e a dela,ela teve a perna quebrada por causa do acidente.
    paguei toda despeça com consulta medica e concerto do veiculo total de 3mil reais ainda falta meu veiculo para arrumar, o dpvt cobre ???

    • Jessica diz:

      Pedimos desculpas pela demora em responder, estou retornando de férias esta semana.

      O DPVAT não cobre danos de ordem material. Para maiores detalhes recomendamos a leitura deste post: “Seguro DPVAT cobre danos ao veículo?”
      Se o senhor foi vítima na colisão, poderá solicitar ao causador o ressarcimento dos custos de reparação do veículo. Se foi causador e não possui seguro com cobertura para colisão, será necessário arcar com esses custos particularmente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  2. Valeria diz:

    Estava em supermercado,qdo fui entrar na vaga, ralei no carro ao lado no farol e no parachoque dianteiro, esperei 40 minutos pelo proprietário q não apareceu,estava em horário de almoço e voltei para o trabalho,o q pode acontecer,estou preocupada.

  3. Helielton s.s diz:

    Boa noite.. Colidir no carro da frente, fui o culpado, mas meu carro nao tem seguro,mas o outro carro tem, eu posso pagar a franquia p consertar apenas o carro da vítima????

    • Jessica diz:

      Helielton, bom dia!

      Se a vítima acionar o seguro dela própria, poderá lhe solicitar o ressarcimento da franquia a ser paga por ela. Posteriormente a seguradora dela poderá lhe cobrar o ressarcimento da diferença acima da franquia que será coberta pelo seguro.

      Como o senhor foi causador, o conserto do seu veículo ficará a encargo do senhor.

      Para o futuro recomendamos a contratação de um seguro de terceiros, pois lhe protegerá deste tipo de risco. O preço é acessível e ainda garante assistência 24h para seu carro. Para solicitar uma cotação clique aqui.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Un981axvGxg

      Atenciosamente,

  4. Allisson nunes diz:

    Boa noite.
    O seguro ta no nome da minha mae , e o carro está em meu nome.. no dia da contratação do seguro no automóvel , minha mar colocou meu nome na apólice como reside comigo.. mas o seguro agora nao quer cobri um sinistro aonde eu mesmo causei e sou o culpado.
    Eles tão alegando que eu passei dos 15%. Oque eu devo fazer nesse caso?
    O seguro e obrigado a indenizar o terceiro no acidente mesmo eles negando a indenização do sinistro?

    • Jessica diz:

      Alisson, bom dia!

      Se sua mãe foi enquadrada como principal condutora (que dirige 85% do tempo, o que equivale a 05 ou mais dias na semana) e o senhor como residente e condutor secundário (que dirige até 15% do tempo, o que equivale a no máximo 02 dias na semana), haverá cobertura desde que o senhor utilize dentro destes limites de 02 vezes na semana. Se ocorrer sinistro com o condutor secundário e for verificado que ele dirigia mais tempo do que especificado no perfil de risco, a seguradora pode considerar que o risco foi agravado e negar cobertura.

      Recomendamos verificar junto ao corretor da apólice como foi respondido o perfil de risco e também solicitar para questionar junto a seguradora o motivo da recusa. Se a recusa for mantida pelos motivos que passamos acima, estarão de acordo com o que é previsto no contrato e para tentar reverter será necessário consultar com um advogado se é possível.

      Para maiores detalhes sobre quem pode dirigir e quantas vezes na semana, recomendamos assistir este vídeo: “Quem pode dirigir no seguro de automóvel?”

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Un981axvGxg

      Atenciosamente,

  5. Mari Sousa diz:

    Boa Noite,

    Bati o carro na traseira de outro, os dois carros estragaram, mas o meu estragou menos. Eu gastaria para consertar o meu menos que o valor da franquia. Posso acionar sem custo o seguro só para o carro de quem bati?

    • Jessica diz:

      Mari, boa tarde!

      O seguro pode ser acionado somente para o terceiro, sem que você precise acionar para seu próprio veículo.
      A franquia será cobrada somente se você acionar seu seguro para seu próprio carro.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  6. William diz:

    Boa tarde minha esposa bateu o carro numa carro de uma mulher e o seguro deu pt nos dois carro gostaria de saber pq agente tinha acabado de compra o carro so o recibo esta no meu nome o que eu tenho que fazer obrigado o carro da mulher que tem seguro

    • Jessica diz:

      William, boa tarde!

      Se o seguro da outra motorista possuir cobertura para danos materiais a terceiros, a cobertura só poderá ser usada para indenizar o seu veículo se a motorista segurada for culpada e assumir a culpa. Pela sua descrição entendemos que foi sua esposa quem acidentalmente causou a colisão, por isso se for este o caso o seguro da outra motorista não poderá ser acionada para seu carro.

      Por outro lado, se a outra motorista for a culpada e assumir a culpa, a indenização integral será paga ao senhor tendo em vista que o documento do veículo está em seu nome.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  7. Daniel diz:

    Boa tarde eu bati no carro da frente e acionei seguro a terceiro o carro dele deu perda total e além de tudo ele so pagou 2 parcelas do carro dele e ainda er financiado faltam 46 parcelas o meu seguro dar outro carro a ele e paga o financiamento ou gostaria de saber o que o terceiro irá ganhar para não ae prejudicar

    • Jessica diz:

      Daniel, bom dia!

      Se o carro do terceiro é alienado a cobertura de terceiros do seu seguro irá quitar o saldo devedor até o limite máximo de indenização (que será o valor médio de mercado do veículo dele). Se ele não desejar quitar a dívida, ele pode tentar negociar com a loja e financeira dele se fazer a substituição da garantia (trocar o carro da dívida) usando a indenização do seguro, põem este caminho depende de autorização da loja e financeira.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  8. Cristiane Padilha diz:

    Olá, um carro estava saindo de sua casa sem cuidar o trânsito, entrou de repente na rua, eu p não bater nele fui tentar desviar e acabei derrapando meu carro e batendo em uma árvore do outro lado da estrada. Ele é culpado e eu posso usar o seguro dele para terceiro?

    • Jessica diz:

      Cristiane, boa tarde!

      Se o outro veículo entrou na pista sem respeitar a preferencial, ele é considerado responsável pelos danos a seu automóvel mesmo sem necessariamente ter colidido com você. Recomendamos conversar com o causador e solicitar para fazer a abertura do sinistro junto à seguradora dele.

      É importante pontuar com clareza que ele invadiu a pista sem respeitar a preferencial, para que não haja recusa do seguro em lhe indenizar por não haver sinais de danos no veículo do segurado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  9. Jorge gomes diz:

    boa noite, jessica.
    Eu colidi como o carro a frente, acionei o seguro a teceiro, então não precisarei pagar a franquia.

    mas se eu tiver que conserta o meu veiculo, precisarei pagar a franquia.

    • Jessica diz:

      Jorge, bom dia!

      Para o consertar o veículo segurado (ou seja, o carro do próprio segurado) por meio do seguro o pagamento da franquia é obrigatório. O senhor pagará a franquia e a seguradora a diferença acima da franquia.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/wxfOmzcBn-g

      Atenciosamente,

  10. Luiz Vieira de Oliveira diz:

    Bom dia Jéssica,

    Como é realizado o cálculo para indenização de invalidez permanente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *